Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o coletivo de cavalo? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coletivo de cavalo

Os cavalos são animais fascinantes, que são companheiros do homem há séculos e imprescindíveis para as mais diversas atividades, como no agronegócio, por exemplo. São espécies que gostam de viver em grupo, e pensando nisso, você sabe qual o coletivo de cavalo?

Neste artigo, vamos explorar essa e outras informações sobre esse animal que marcou presença em diversos pontos históricos da humanidade. Então, se você também é um apaixonado por cavalos, vai amar as curiosidades incríveis que separamos. Confira!

8 curiosidades sobre cavalo

Qual o coletivo de cavalos? 

Para referir-se a um grupo de dois ou mais cavalos o termo correto é “manada”. Além disso, a palavra também engloba e pode ser usada para outras espécies de animais, como: búfalos, bois, burros e elefantes.

Em alguns lugares do mundo, um termo muito usado para falar sobre conjunto de cavalos é a palavra “cavalaria”. A definição é associada ao contexto militar, pois descreve um agrupamento de soldados que andam a cavalo e são componentes do Exército. 

Pouco menos conhecida, mas também usada, quando o assunto são coletivo de cavalo é a palavra “tropa”. A definição do termo está relacionada ao grupo de animais de carga, como bois, búfalos, burros e cavalos.

Algumas pessoas utilizam a expressão “rebanho de cavalos”. Na ponta do lápis, a definição está incorreta, pois, “rebanho” significa – no português, a grupos de bois, vacas, ovelhas, carneiros e/ou cabras. 

Forte como um cavalo

Falando em expressões, você já ouviu a frase “forte como um cavalo”? Essa anedota tem um tom de verdade por trás, isso porque depois do elefante, os cavalos são considerados uma das espécies terrestres mais fortes do reino animal.

Isso se torna ainda mais verídico por conta dos serviços prestados pelos cavalos. Vale ressaltar que eles podem exercer uma força proporcional ao seu peso. Por exemplo, se um animal pesa 500 quilos, ele também é capaz de arrastar um peso semelhante. 

3. Qual a diferença entre burro, mula, bardoto e cavalo? 

Muitas pessoas pensam que – por conta da semelhança – cavalos, mula, bardoto e burro são a mesma coisa. Porém, não é bem assim. A égua, por exemplo, é a fêmea do cavalo. São da mesma família, mas não são a mesma coisa. E cada animal tem seu próprio conceito. Conheça!

Burro: animal do gênero macho que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua.
Mula: nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. A mula é uma espécie fêmea.
Bardoto: resultado do cruzamento entre o cavalo e a jumenta.

4. Cavalos precisam de interação e convívio 

qual o coletivo de cavalo
Qual é o coletivo de cavalos? A palavra correta para se referir a um grupo de dois ou mais cavalos é “manada”.

Se ficarem confinados por muito tempo em estábulos, os cavalos podem desenvolver distúrbios emocionais e comportamentais. Como são animais que gostam de viver em grupo e em grandes áreas de pastagens, os equinos que sofrem de tédio, solidão, entre outros  manejos inadequados, podem apresentar diversos sinais de estresse e deficiência no modo de agir.

5. Cavalo consegue sorrir? 

Provavelmente você já deve ter visto imagens de cavalos “sorrindo” ou que tal um coletivo de cavalo sorrindo, seria demais, né? Mas, na verdade, a expressão facial mostrando os dentes, mesmo parecendo com um sorriso, é apenas uma técnica que facilita o animal a sentir cheiros com mais facilidade. Esse movimento auxilia o cavalo a direcionar os cheiros para as suas glândulas olfatórias, que ficam localizadas no final da passagem nasal. 

6. Cavalos não precisam de óculos

A brincadeira tem uma  boa explicação: o campo de visão dos cavalos é excelente e eles conseguem enxergar muito bem. Comparado a outros mamíferos terrestres, os olhos de um cavalo são maiores em volume, inclusive aos olhos de um ser humano.

Como ficam localizados ao lado da cabeça do animal, os equinos têm maior facilidade para ter uma visão lateral. Um ponto que não é tão bom assim, é a visão frontal que é limitada, sendo eficiente apenas para enxergar objetos em curto ou longo alcance. Para cavalos selvagens, sua visão aprimorada garante perceberem com mais facilidade o perigo e anteciparem a fuga.

7. Afinal, cavalo dorme em pé ou deitado? 

Uma dúvida comum é qual a posição que os cavalos dormem? De modo geral, eles passam a maior parte do sono dormindo em pé. A mecânica é a seguinte: apoiar a maior parte do peso nas pernas da frente, e o restante alternam entre as pernas traseiras. Esse mecanismo é diferente para os cavalos atletas, que preferem dormir deitados, pois se sentem mais seguros e relaxados nessa posição.

8. Os cavalos são bons de memória

Você sabia que os cavalos são capazes de se lembrar de pessoas, lugares e até situações? Sim, esses animais são capazes de armazenar informações na memória, com momentos que presenciaram. Inclusive, conseguem se lembrar de pessoas que se ausentaram por um longo período. 

manada conjunto de cavalos

Realmente os cavalos são muito fascinantes, não é mesmo? E essas são apenas algumas curiosidades sobre esses animais, que têm uma história longa, já que são descendentes de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos.

Agora você sabe qual o coletivo de cavalo, como dorme, que tem uma visão apurada e muito mais. Quer saber mais sobre o mundo dos animais, continue a visita ao Blog da Cobasi. O que não faltam são conteúdos exclusivos sobre cães, gatos, aves, mamíferos e muito mais.

Se estiver procurando por produtos para animais de grande porte, como cavalos. Aqui, na Cobasi contamos com algumas soluções que vão ajudar na rotina de cuidados do seu animal. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. Geneci Barbosa Almeida disse:

    Eu amo os animais

  2. Carlos roberto fonseca alves disse:

    Gostei..muito interessante

  3. Osvaldo Ribeiro Filho disse:

    Adorei a materia. Parabéns

  4. Eduardo disse:

    Ótimo o assunto

  5. Flavio Jose Ferreira disse:

    Interessante a reportagem sobre cavalos.

  6. Eu, adoro cavalos! Q animal inteligente dentro do seu universo: tarbalhador, forte, esbelto , lindo e muito elegante! Amém de interagir bem c/ seres humanos!😍🤩👏👏👋 disse:

    Eu adoro cavalos! Q animal inteligente, trabalhador, forte, esbelto, lindo e elegante!🤩😍👏👋👏 Além de conviver harmonia com os seres humanos!

  7. XYKO disse:

    Gostei muuuuuito. Parabéns aos idealizadores. Admiro, respeito e amo esses nossos irmãos. Assim como os humanos, também são filhos da CRIAÇÃO.

  8. Daniel crevelario disse:

    Matéria maravilhosa o mais interessante do texto
    é achar a frase correta pra definir um o presidente..Bordoto vou usar porque é o português correto parabéns quem fez essa linda matéria sobre os cavalos

  9. Cecília Tavares disse:

    Excelente material.
    Muito interessante e educativo.
    Isso em uma época que ninguém quer saber de mais nada instrutivo é uma ótima maneira de trazer o verdadeiro conhecimento a todos.
    Obrigada por compartilhar!

  10. Iza disse:

    Excelente informações, gostei.🐈‍⬛🐈‍⬛🐂

  11. Maria Luiza disse:

    Vcs vendem pedras p aquários? Quais?

  12. Maria Luiza disse:

    Amo cavalos e resgato os abandonados e maltemratados.. Amo- os

  13. Evalda Vieira da Silva Lemos disse:

    Maravilha, se eu tivesse a chance de escolher ser um animal eu gostaria ser um cavalo.

  14. Fátima Andréa pinto de Almeida disse:

    Bom dia!
    Fiquei 🫢 nao sabia que o cavalo
    Tivesse um memória tal facinante assim!
    Lembra de tudo,facilita a relação do carinho entre o dono e animal ,podem ser grande
    Amigo…

  15. Alexandro Bartolomeu disse:

    Maravilha! Excelente imforçoes,
    Gostei muito. Parabéns pela iniciativa!

  16. João disse:

    Eu amo esses animais, eles nunca deveriam ser montados, ou feitos de cargas de tração, para alimentar o ego do homem. O cavalo é majestoso, e um poste incrível, eles ser admirados, e não usados como escravo, para saciar a babaquice do homem.

  17. Delci dos prazeres amaral disse:

    Sempre amei os incríveis cavalos,parabens por lembrar dos animais.

  18. Silvio SCHWAB disse:

    Espetacular a matéria. Parabéns pelo conteúdo

  19. Maria da Gracia Fabbri disse:

    Quero saber qual é o coletivo de cobra.

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! como vai?
      Não existência de um substantivo coletivo específico para as cobras, pois se trata de um animal que não vive em grupo. As cobras vivem sozinhas e encontram-se com outras cobras apenas nas épocas de acasalamento.

Deixe o seu comentário