Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra com quantos meses o cachorro pode comer ração

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
com quantos meses o cachorro pode comer ração

Na hora de nos prepararmos para receber um filhote em casa, é comum já corrermos para abastecer a despensa de comida, mas antes é importante saber com quantos meses o cachorro pode comer ração.

A fase da amamentação entre os cães

Essa importância se deve ao fato de que, antes de comer a ração para filhotes, os cachorros precisam mamar. Como, aliás, todo e qualquer mamífero. Idealmente, a alimentação dos cachorros nas primeiras semanas de vida deve ser feita exclusivamente com leite materno.

Infelizmente isso nem sempre é possível. Nesses casos, os tutores deverão dar uma fórmula de leite especial para os filhotes em mamadeiras. E não pense que essa é uma tarefa fácil. Na verdade, é preciso cuidado redobrado ao amamentar um filhote na mamadeira, já que eles podem acabar aspirando o leite para os pulmões e podem se afogar.

Do desmame às primeiras rações

A fase da amamentação entre os cachorros, porém, não dura muito tempo. De fato, os cães entram na fase de desmame já na quarta semana de vida. É nesse período que os primeiros dentinhos começam a surgir e o filhote já está esperto o bastante para começar a explorar o ambiente.

Filhotes que crescem ao lado da mãe passam pelo desmame de forma natural e tranquila, pois podem escolher entre mamar ou experimentar a ração amolecida que os tutores oferecem. No caso de filhotes que estão sendo alimentados por mamadeiras, porém, os tutores devem dar mais atenção ao desmame.

De modo geral, esse período vai da quarta semana até a oitava semana de vida do animal. A partir da quinta semana de vida do animal, tente incluir algumas unidades de ração para filhotes amolecida em água para que ele vá se acostumando. 

com quantos meses o cachorro pode comer ração

Afinal, com quantos meses o cachorro pode comer ração?

Agora ficou mais fácil saber com quantos meses o cachorro pode comer ração. No período de desmame, ele deve ser apresentado à ração de forma gradual. Já a partir do segundo mês de vida, os tutores podem basear a dieta do animal somente em ração.

Mas atenção: não dê qualquer ração ao seu filhote! Não só porque as rações para cães adultos são duras demais para os pequeninos, mas também porque cada período da vida do pet vai demandar uma nutrição específica para o melhor desenvolvimento. Aliás, outro fator na hora de escolher a ração é observar a raça e o porte do animal.

De olho na frequência

Os tutores que precisaram dar mamadeiras aos filhotes já sabem da importância de estabelecer horários de alimentação para os pets. Dessa maneira é mais fácil acertar a quantidade de comida. Saiba, porém, que quanto mais novo, mais refeições. A regra geral é:

  • entre o 2º ao 4º mês de vida do cachorro, ofereça quatro refeições diárias;
  • do 4º ao 8º, três refeições por dia;
  • depois do 8º mês, duas refeições.

Agora resta saber com quantos meses o cachorro pode comer ração de adulto. Sabendo que os cães atingem a maturidade física entre o primeiro e o segundo ano de vida, programe-se para comprar ração de adulto durante essa fase.

Para ter certeza da quantidade, nutrição adequada e momento exato para incluir a ração na alimentação do seu pet, consulte um veterinário. Cada cãozinho é único e podem entrar na fase adulta mais cedo ou mais tarde do que a média.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário