Como armazenar ração para cachorro?

Compartilhar:


como armazenar ração de cachorro

É fundamental saber como armazenar ração para cachorro da forma adequada, afinal, alguns erros ao guardar a ração podem acabar comprometendo a qualidade nutricional do alimento. 

Além do mal armazenamento causar a perda de qualidade nutricional, a ração pode ficar murcha, fazendo com que o cachorro recuse-a. Além disso, preservar de forma errada pode resultar na contaminação por bactérias causando doenças ao pet.

É importante armazenar a ração adequadamente, de preferência, em um local fresco, com pouca luz, bem fechado e, claro, fora do alcance dos pets comilões.

Qual a melhor forma de armazenar a ração?

A melhor forma de armazenar a ração de cachorro é dentro dos potes chamados porta-ração. Eles possuem ótimo suporte para fechar e auxilia na manutenção do sabor e frescor do alimento dentro do acessório.

No entanto, não basta abrir o pacote de ração e despejar no porta-ração. É importante manter o alimento dentro da sua embalagem original.

Dessa forma, abra o pacote de ração e coloque-o dentro do porta-ração. Fala a limpeza periódica do pote para evitar o aparecimento de insetos e outros bichos.

Outra forma de armazenar a ração sem perder o frescor e o sabor é utilizando um fecho plástico. Eles funcionam vedando a embalagem de forma que o alimento fique bem armazenado.

Principais erros de armazenamento

ração de cachorro

Os cuidados na hora de armazenar a ração do cachorro garantem uma alimentação mais balanceada e sem a perda dos nutrientes importantes para o pet. Além disso, evita que a ração fique úmida, murcha ou contaminada com bactérias e parasitas, que podem comprometer a saúde do cachorro. 

A ração armazenada em ambiente úmido pode amolecer, sem contar que os odores naturais podem ser comprometidos, o que já faz com que o alimento se torne enjoativo e menos atrativo para o animal.

Além disso, a ração armazenada em um local com umidade fica mais suscetível a criar mofo e ácaros, que podem ser tóxicos para os animais. Quando ingeridas, essas bactérias podem causar diarreia, alergias ou desenvolver para problemas mais sérios.

É importante manter a ração longe do alcance do animal, especialmente se ele for um cachorro muito hiperativo e que adora aprontar. Muitas vezes os animais podem se sentir atraídos pelo cheiro e acabam “assaltando” o pacote de ração. 

As rações são desenvolvidas para oferecer nutrição completa em quantidades controladas. Por isso, colocar comida em excesso pode causar dores estomacais e sobrepeso.

Como armazenar ração úmida para cachorro

As rações úmidas também precisam de cuidados especiais no seu armazenamento. Muitos tutores optam pelo mix feeding, ou seja, a mistura da ração úmida com a seca, e isso faz com que um sachê ou lata de comida dure mais do que uma refeição.

Você sabe como armazenar ração úmida? Você está certo se respondeu “na geladeira”, mas existem outros cuidados importantes.

O primeiro passo é nunca guardar o alimento se você já colocou no comedouro do animal. O contato com a saliva contamina a ração úmida com bactérias que estragam o alimento e ainda podem causar doenças. Por isso, se o animal não comer todo o conteúdo do comedouro, jogue fora!

Caso você tenha usado apenas um pouco do alimento e sobrou na lata ou sachê, transfira a ração úmida para um recipiente de plástico ou vidro com tampa. Guarde na geladeira por no máximo dois dias. Verifique sempre a data de validade e o estado da ração antes de oferecer para o seu cachorro.

Gostou das dicas sobre a forma de armazenar a ração do seu pet? Deixe sua opinião nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário