Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como dar comprimido para cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tutora dando comprimido para cachorro

O ato de dar um comprimido para cachorro é o pesadelo de alguns tutores. Isso porque nem todos os pets engolem o medicamento de primeira. Entretanto, não há motivo para desespero, visto que a medicina canina evoluiu bastante e já existem diversas formas de dar remédio para cachorro.

Aprenda como você pode dar um comprimido para o seu cão e dicas para acostumá-lo. Assim você evita chateações nas próximas doses do tratamento.

Pode dissolver comprimido para cachorro?

Uma das ideias que passa pela cabeça dos tutores é fracionar o remédio, porém para isso é necessário a aprovação de um veterinário pois pode ocorrer de perder a eficácia do mesmo. Além disso, fica mais difícil saber se o cão realmente engoliu.

Hoje já existem diversos comprimidos palatáveis, ou seja, com gosto de petisco, que facilitam a ingestão e que os pets se sentem mais confortáveis para mastigar.

Como dar um comprimido para o cachorro?

Porém, se o tratamento envolve algum remédio não saborizado, existem técnicas para dar um comprimido para cachorro

A primeira dica é abrir a boca do animal pelas laterais. Para isso, você deve forçar as bochechas do pet com o dedão e indicador. Após aberta, coloque o medicamento na parte central da língua, mais para o fundo, e evite as laterais, pois ele pode cuspir.

Feito isso, feche a boca do animal com a mão e massageie sua garganta para garantir a ingestão.

Uma segunda tentativa que inclusive é menos estressante, é a de esconder o comprimido em um petisco. Todavia, verifique se o bichinho realmente engoliu a comida e o remédio junto.

Como dar comprimido para cachorro passo a passo

pessoa acariciando cachorro para dar comprimido

O passo a passo a seguir é recomendado para cães tranquilos e de pequeno porte.

  1. Pressione a bochecha do pet (logo atrás dos caninos) com uma mão, para abrir a boca do cão;
  2. Com a outra mão, pressione o polegar no maxilar inferior para baixo, com cuidado;
  3. Aqui, é importante pedir a ajudar de outra pessoa. Quando conseguir abrir a boca do animal, peça para alguém colocar a medicação no fundo da boca dele;
  4. Em seguida, feche a boca do cachorro por alguns segundos e massageie o pescoço durante o período para auxiliar a deglutição.

Para finalizar, ofereça água ou petiscos que facilitem a ingestão. Se o animal regurgitar a medicação, vá imediatamente ao veterinário para saber o que fazer.

Como dar remédio para cachorro que morde?

como dar comprimido para cachorro. pet com a boca aberta

No caso de cães mais agressivos, é muito importante ter cuidado para não se machucar durante o manuseio da medicação. Por isso, o mais indicado é oferecer comprimidos palatáveis. Esse tipo de remédio possui aromatizantes atrativos aos cães, o que faz com que eles comam sem estresse.Outra opção, citada anteriormente, é colocar o comprimido na ração úmida, antes ou enquanto o animal está comendo. Se ele adora comer, nem vai notar a presença do remédio no alimento.

Como abrir a boca de um cachorro?

dicas para dar comprimido para cachorro

Uma das melhores formas de acostumar o pet com o contato na área da boca é estimular o tato desde os primeiros meses do bichinho. Para isso, coloque seus dedos na boca dele com frequência, nas laterais dos dentes, e após o manejo, recompense o cachorro com um petisco e carinho.

Um erro comum que os tutores cometem é perder a paciência, só que é preciso entender que a boca é uma região sensível para o animal. Caso a drágea se dissolva, o ideal é pegar outra para não comprometer a eficiência do tratamento.

Se o bichinho tem muita dificuldade, você pode usar o recheio de um petisco para dar remédio para cachorro. Na Cobasi estão disponíveis ossinhos e bifinhos recheados que possibilitam a inserção do remédio no meio. Também vale tentar a ração úmida.

Aplicador de comprimido para cachorro

No mais, quando o medicamento é líquido, uma seringa para dar remédio para cachorro resolve em poucos instantes o problema. E lembre-se que não é recomendado inserir o objeto tão fundo na garganta.

No caso de animais bravos, o ideal é procurar orientação veterinária para dar comprimido para cachorro, visto que existem chances do pet se estressar e acabar atacando por instinto. Um cão necessita de paciência, ainda mais se está doente, momento que se sentem frágeis e precisam de carinho em dobro.

Petisco MedSnack: menos estresse na hora de dar comprimidos aos cães!

cachorro com a lingua de fora

Se mesmo com as dicas anteriores você não conseguiu dar comprimido para o seu animal de estimação, conte com o MedSnack, o facilitador de medicações! O petisco foi desenvolvido para transformar momentos de tensão, numa experiência prazerosa para tutores e pets.

O MedSnack é um petisco moldável que esconde cápsulas e comprimidos. Para usar, é só seguir o passo a passo:

  1. Encaixe o medicamento na abertura central;
  2. Em seguida, aperte a extremidade superior para esconder o remédio;
  3. Ofereça ao cão!

Muitos tutores têm o costume de misturar comprimidos com alimentos humanos, como salsichas, pão e outras guloseimas. No entanto, alimentos processados não são recomendados para cães. Isso porque eles contêm muita gordura e conservantes, e podem fazer mal ao animal. O MedSnack foi desenvolvido especialmente para cães, por isso é seguro e a melhor opção na hora de dar remédio para cachorro.

O nosso blog está cheio de conteúdos novos! Qual você gostaria de ler agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Gileide Holder disse:

    Gostei do conteudo. Falem tambem da alimentação natural e fornecam informações sobre marmitas prontas para pets

Deixe o seu comentário