Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo

Se o seu cachorro tem o hábito de fazer xixi no lugar errado, hoje vamos te explicar como ensinar um cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo!

Muita gente acredita que os filhotes têm mais facilidade em aprender, por isso, na hora de adotar um pet, a maioria das pessoas acaba preferindo um animal mais jovem.

Além disso, as pessoas acham que os cães idosos são mais trabalhosos de ensinar em relação aos mais novos, sendo mais fácil ensinar o cachorro desde cedo do que mudar velhos hábitos. 

Cão idoso consegue aprender novos hábitos?

Antes de ensinar um cachorro idoso, precisamos levar em consideração as condições em que ele se encontra. Cachorros mais velhos tendem a ter problemas de locomoção ou neurológicos que podem sim acabar afetando o aprendizado do pet. 

Além disso, eles podem realmente ser um pouco mais difíceis de ensinar do que os cães mais novos, especialmente porque já possuem uma memória armazenada de onde fazer xixi e ela precisa ser refeita. 

No entanto, com calma, paciência e dedicação, é possível ensinar cachorro idoso a fazer o xixi ou cocô no lugar correto. Pensando nisso, preparamos um passo a passo da melhor forma de ensinar seu cão idoso a fazer as necessidades no local escolhido pelo tutor.

Não force o cachorro a aprender!

É preciso compreender que nem sempre os cachorros conseguem assimilar o que é certo e o que é errado, especialmente quando o cachorro não está habituado com a casa. 

Isso acontece porque se um cão não receber treinamento, ele nunca saberá o melhor lugar para fazer xixi. Portanto, é necessário que ele vá se habituando com o local antes de conseguir compreender o que está errado ou certo.

Além disso, lembre-se que os cães aprendem de maneira gradual. Sendo assim, não adianta forçar para que ele faça as necessidades no lugar certo a hora que você quiser. 

Tente não brigar com ele ou pressioná-lo a fazer as necessidades no lugar certo imediatamente. 

Como ensinar um cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo?

A primeira coisa a fazer é escolher o melhor lugar para ele fazer suas necessidades. A área de serviços ou o quintal costumam ser fáceis de limpar e ficam afastados dos outros cômodos. 

Seja firme e, se for preciso, ensine desde o primeiro dia!

Se você acabou de adotar um pet idoso, comece ensinando o cachorro a partir do momento em que ele chegar em casa. Seja firme com ele, mas sem brigar com o cachorro.

Se o cachorro já for de casa e você estiver tentando mudar os hábitos dele, o ideal, é limpar bem o local onde ele estava acostumado a se aliviar. Nesse caso, é fundamental utilizar um eliminador de odores.

Crie uma rotina com o pet

Criar uma rotina junto com o pet é fundamental na hora de ensiná-lo a fazer suas necessidades no lugar correto. 

Determine um horário para acordar, passear com ele, para se alimentar e para brincar. Após cada atividade, leve-o para fazer suas necessidades no local escolhido. 

Normalmente os cachorros costumam fazer xixi ao acordar, depois de comer ou beber água e após passeios. Portanto, esses são os melhores momentos para você levar o cachorro para fazer xixi ou cocô. 

Uma das formas de acostumar o cachorro com o local correto é levá-lo ao local escolhido sempre que perceber que ele quer se aliviar. Mas é claro, nem sempre isso é possível. Nesses casos, use tapetes higiênicos para ajudar o pet a identificar o “banheiro”.

Xixi no lugar certo!

Para facilitar o incentivo do cão a fazer suas necessidades no lugar, você pode investir em tapetes higiênicos e sanitários para cachorro. Além desses acessórios ajudarem o cão a identificar o local correto, eles evitam odor e sujeira. 

cachorro velho

Use um educador sanitário

O educador sanitário é um produto utilizado para ajudar o pet a se atrair pelo lugar correto, reforçando onde ele deve se aliviar. 

Também existe o repelente sanitário, que, ao contrário do educador, incentiva o cão a se afastar do local onde ele está acostumado a fazer suas necessidades. 

Os produtos funcionam através do odor, mas não se preocupe, para os humanos o cheiro é imperceptível!

Use a recompensa como incentivo

Sempre que o cachorro fizer suas necessidades no lugar correto, mostre que ele fez a coisa certa oferecendo um petisco, carinho, brinquedos, elogios ou algo que ele goste muito.  Assim ele vai assimilar que sempre que fizer aquilo ele vai ganhar algum agrado e irá repetir.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário