Dicas de como educar um cachorro em casa

14 de janeiro de 2021

Adestramento de Animais, Cachorros
treinar cachorro


Aprender como educar um cachorro em casa é muito importante para que o pet se habitue com algumas regras do lar, como por exemplo a fazer xixi no lugar certo, a não roer os móveis e qual a hora certa de brincar e de comer. 

Contudo, muitos tutores ficam cheios de dúvidas de qual a melhor forma de educar o cachorro. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para ajudar nesse momento. Confira!

Porque é importante educar um cachorro?

É comum que os tutores fiquem assustados e até em dúvida de como adestrar um cachorro ou porque isso é importante. Porém, adestrar o animal vai mais além do que simplesmente ensinar truques a ele.

Educar o cachorro é muito importante para garantir que se comporte com seus tutores, dentro de casa e na rua. O adestramento é uma ferramenta muito importante para que o cachorro não se torne um bagunceiro que faz arte o tempo todo.

Com o adestramento, os cães tendem a ficar mais calmos e comportados, aprendem o momento certo da brincadeira e como elas devem ser realizadas. Educar um cachorro também é eficaz para ensinar a usar o tapete higiênico, qual o lugar correto de dormir e como respeitar e obedecer seus tutores. 

Como adestrar um cachorro?

treinar cachorro em casa


Na hora de ensinar o cachorro é importante compreender que o adestramento não é apenas uma hora do dia reservada para ensinar o pet, e sim um conjunto de atitudes que colaboram para os bons hábitos do animal. Por isso, é necessário paciência e muita repetição.

É possível educar um cachorro através de brincadeiras e recompensas. Técnicas positivas costumam ser mais efetivas, pois bonificam atitudes e criam um ambiente divertido e estimulante.

Outro fator importante no adestramento é a repetição. Fazer apenas uma vez não adianta muita coisa. É importante repetir exaustivamente até o pet entender e, quando o comando já estiver assimilado, treiná-lo periodicamente.

O aprendizado dos cães ocorre de maneira gradual, ou seja, quanto mais ele repetir, mais ele vai compreender que aquilo está correto. 

No adestramento positivo, se utilizam brinquedos, carinho e muitos petiscos para recompensar atividades certas e estimular a repetição. A lógica é a seguinte: se o animal faz algo corretamente, ele ganha algo que gosta muito, por isso, fará mais vezes. No caso o animal não seguir o comando ou fazer alguma arte, como xixi fora do lugar, nunca brigue, simplesmente ignore. A briga pode ser entendida como atenção e, consequentemente, uma recompensa, reforçando o comportamento.

Agora você já conhece os princípios para educar um cachorro em casa. vamos revisar tudo o que aprendemos hoje?

  • Recompense atitudes positivas com carinho, petiscos e brinquedos;
  • Não repreenda o cachorro. Apenas ignore para ele não entender como atenção;
  • A repetição é fundamental para a aprendizagem do cachorro;
  • Se divirtam muito! Esse é um momento de carinho entre tutor e pet.

Você já treinou seu pet ou ensinou algum truque em casa? Conte como foi nos comentários!

Leia mais dicas sobre comportamento animal em nosso blog: