Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra porque os cachorros lambem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
porque os cachorros lambem pessoas e outros animais

Aposto que todo mundo já teve a curiosidade de saber porque os cachorros lambem. A resposta não é tão simples. Os cachorros são animais muito expressivos e eles adoram demonstrar suas emoções através de movimentos, cheiradas, lambidas e abanando a cauda. 

Sendo assim, as lambidas podem significar muitas coisas, desde demonstrações de afeto aos seus tutores quanto servir de indicativo para algum problema de saúde do pet. Por isso é muito importante conhecer o comportamento e ficar atento!

Conheça cada tipo de lambida e seu significado

Acredite, o porque os cachorros lambem varia de acordo com os tipos de lambidas. Vamos estudar esse hábito tão divertido?

  • Afeto: Quem tem um cachorro certamente já levou uma lambida em alguma parte do corpo. Por meio dos famosos “lambeijos”, os cachorros demonstram afeto por seus tutores. Fofo, né?!
  • Submissão: Caso o cachorro dê uma lambida próximo no seu tutor, isso pode significar submissão. Isso acontece porque os cachorros têm muitos hábitos ancestrais, um deles é o de lamber os cães dominantes de uma grande matilha. Isso significa respeito!
  • Curiosidade: Quando estão conhecendo objetos ou locais, os cães costumam passar a língua nas coisas, dessa forma ele consegue identificar as substâncias que compõe essa “novidade”.
  • Fome: Quando os filhotes sentem fome, é muito comum que eles comecem a lamber suas mães, especialmente na região da boca. Em alguns casos, o animal pode tentar chamar a atenção de seus tutores da mesma forma para ter seu comedouro cheio de comida.
  • Higiene: Assim como os gatos e outros animais, os cães também usam a saliva para se limparem. As cachorras por exemplo, costumam limpar seus filhotes recém-nascidos desta maneira. 

Agora que você já sabe porque os cachorros lambem, lembrou de situações com o seu pet?

Porque os cachorros lambem em excesso

Embora na maioria das vezes as lambidas indiquem afeto ou alguma necessidade do pet, as lambidas em excesso em determinada região pode indicar algum problema com o animal. 

Algumas doenças de pele como dermatites, sarnas e até mesmo berne, podem provocar coceiras e isso faz com que o cão, muitas vezes passe a lamber o local. Por isso, é fundamental ficar atento a esses sintomas e caso seu cãozinho esteja lambendo muito um local, talvez seja interessante fazer uma visita ao veterinário e aplicar medicamentos indicados pelo profissional.

Além disso, pulgas, feridas e estresse também podem colaborar para que o cãozinho lamba muito determinado local e até tenha ferimentos decorrentes da prática.

Por que os cachorros lambem o focinho de outros animais?

três imagens de uma cachorro lambendo


Os cães têm muitos hábitos ancestrais, sem contar que eles são animais muito inteligentes, então tudo que eles fazem tem algum significado. Além disso, eles costumam ser animais muito sociáveis, por isso, não estranhe caso veja ele lambendo outro cão ou algum outro animal.

Muitas vezes essas lambidas significam apenas afeto ou reconhecimento dos outros animais. No entanto, essa atitude também pode ser como o beijo na bochecha que damos em outros humanos, ou seja, a lambida é na realidade, um cumprimento.  

Contudo vale ficar atento, caso os cães convivem no mesmo espaço há anos e um esteja lambendo demais o outro, pode ser um sinal de alerta indicando algum problema, como um tumor, ferida ou sangramento. Portanto, esteja sempre atento aos sinais que seu pet está te dando!

E ai, já recebeu um “lambeijo” do seu cachorro hoje?

Gostou desse texto? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário