Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dicas de como educar um cachorro em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Mulher aprende como educar um cachorro Husky

Aprender como educar um cachorro em casa é muito importante para que o animal se adeque às regras do lar e a família tenha uma rotina mais tranquila e feliz. Ensinar como fazer xixi no lugar certo, a não roer os móveis e qual a hora certa de brincar e de comer, são alguns dos aprendizados que tornam a convivência mais harmoniosa.

Contudo, muitos tutores ficam cheios de dúvidas de qual a melhor forma de educar o cachorro. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para ajudar nesse momento. Confira!

Porque é importante adestrar o seu cachorro?

É comum que os tutores fiquem assustados e até em dúvida de como educar um cão ou porque isso é importante. Porém, adestrar o animal vai muito além do que simplesmente ensinar truques a ele.

Aprender como educar um cachorro é muito importante para garantir que seus tutores tenham o controle da situação seja dentro de casa ou na rua. O adestramento é uma ferramenta muito importante para que o cachorro não se torne um bagunceiro que faz arte o tempo todo ou então que tem comportamentos inadequados, como morder, latir excessivamente ou atacar outros animais.

Com o adestramento, os cães tendem a ficar mais calmos e comportados, aprendem o momento certo da brincadeira e como elas devem ser realizadas. Educar um cachorro também é eficaz para ensinar a usar o tapete higiênico, qual o lugar correto de dormir e como respeitar e obedecer seus tutores.

Como educar um cachorro?

Chegou a hora de aprender como educar um cachorro. Para isso, é importante compreender que o adestramento não é apenas uma hora do dia reservada para ensinar o pet, e sim um conjunto de atitudes que colaboram para os bons hábitos do animal. Por isso, é necessário ter paciência e investir na repetição.

É possível educar um cachorro através de brincadeiras e recompensas. Técnicas positivas costumam ser mais efetivas, pois bonificam atitudes e criam um ambiente divertido e estimulante.

Outro fator importante no adestramento é a repetição. Fazer apenas uma vez não adianta muita coisa. É importante repetir exaustivamente até o pet entender e, quando o comando já estiver assimilado, treiná-lo periodicamente.

O aprendizado dos cães ocorre de maneira gradual, ou seja, quanto mais ele repetir, mais ele vai compreender que aquilo está correto.

No adestramento positivo, se utilizam brinquedos, carinho e muitos petiscos para recompensar atividades certas e estimular a repetição. A lógica é a seguinte: se o animal faz algo corretamente, ele ganha um item que gosta muito, por isso, fará mais vezes. Caso o animal não siga o comando ou faça alguma arte, como xixi fora do lugar, nunca brigue, simplesmente ignore. A briga pode ser entendida como atenção e, consequentemente, uma recompensa, reforçando o comportamento.

Como educar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Se a sua dúvida sobre como educar um cachorro é relacionada ao local para fazer as necessidades, temos algumas dicas especiais.

Além de usar o reforço positivo, sempre recompensando o animal quando ele fizer o xixi e o coco local adequado, é importante fazer a limpeza da forma correta e utilizar alguns artifícios.

Os cães são orientados pelos odores e nós nos aproveitamos disso! Mesmo se não sentirmos cheiro em um local onde o animal faz as necessidades, não quer dizer que o seu pet não sinta. O olfato deles é muito mais potente e para remover odores de urina, por exemplo, os desinfetantes de casa não funcionam.

Utilize desinfetantes de uso veterinário com amônia quaternária nos locais em que o cãozinho já fez xixi e você não quer que ele faça novamente. Você pode complementar o estímulo sensorial com os repelentes para cachorro, que ajudam a afastar o animal daquele local.

Para aprender como educar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, você ainda precisa de mais um passo. O animal agora precisa saber onde deve fazer as necessidades. Também existem artifícios para isso!

O próprio tapete higiênico possui uma superfície absorvente que atrai o pet. Para complementar, aposte em atrativos caninos, que também usam odores, mas desta vez para mostrar onde o xixi deve ser feito.

Como adestrar cachorro filhote?

Você já sabe que para aprender como educar um cachorro, é necessário ter paciência e fazer muitas repetições. Com os filhotes não é diferente!

Tanto os adultos, quanto os cães filhotes tem a forma de aprendizado muito parecida, por isso, as dicas que demos de como educar um cachorro adulto, também podem ser usadas para os filhotes.

O que muda é que quanto mais jovem, mais energia o cãozinho tem. Por isso, pode ser um pouco mais difícil conseguir direcionar a atenção. Por outro lado, o filhote ainda não tem manias, então fica mais fácil estabelecer comportamentos.

Como educar cachorro teimoso?

Será que as dicas também valem para cachorros teimosos? É claro que sim! Algumas raças são mais difíceis de adestrar do que as outras, à exemplo do Beagle, o Bulldogue Inglês e até o Dachshund.

Não que elas sejam menos inteligentes, mas são um tanto quanto mais teimosas. Porém, isso não significa que o tutor não conseguirá educar o cachorro. O segredo é tornar o treino mais estimulante.

Para adestrar um cachorro teimoso, reserve o petisco favorito dele apenas para o momento do treino. Em alguns casos, você pode até aproveitar o horário das refeições e dar a ração como recompensa pelo cumprimento dos comandos.

Agora você já conhece os princípios de como educar um cachorro em casa. Vamos revisar tudo o que aprendemos hoje?

  • Recompense atitudes positivas com carinho, petiscos e brinquedos;
  • Não repreenda o cachorro. Apenas ignore para ele não entender como atenção;
  • A repetição é fundamental para a aprendizagem do cachorro;
  • Se divirtam muito! Esse é um momento de carinho entre tutor e pet.

Você já treinou seu pet ou ensinou algum truque em casa? Conte como foi nos comentários!

Leia mais dicas sobre comportamento animal em nosso blog:


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Francisco de Carvalho Pôssas jr disse:

    Boa noite !!! Gostaria de receber mais informações!!!

  2. Andreson disse:

    O meu cachorro é mestiço, pit bull com labrador, ele tem um ano e as vezes qdo vms dar comida pra ele ele fica bravo, isso acontece qdo ele esta mau da barriga, e nao consegue comer.

  3. Fabiana disse:

    Ganhei um cachorro shitus ele tem 5 meses mas ele que avança na gente nao gosta de coleira pra mim leva ele na rua

  4. maria disse:

    boa noite, a minha cadela fica louca quando vê um cão. Pode ajudar me

  5. Bom dia ! Tenho um pet de 4 meses ele faz cocô , na casa inteira ! Até que o xixi ele faz qualse sempre no tapete dele! Mas o cocô ele nao faz lá! Já até fez na cama ! Me ajuda por favor! disse:

    Bom dia ! Tenho um poodo de 4 meses ele faz cocô em todo lugar ! Já fez até na cama ! O xixi ele até faz quase sempre no tapete dele de higiene! Mas o cocô não!

    • Cobasi disse:

      Martins, é importante educar o seu pet de forma consistente. No caso do seu cachorro, pode ser útil reforçar a ideia de fazer cocô no local correto com recompensas positivas. Se a situação persistir, um treinamento mais abrangente pode ser necessário.

  6. Guiomar aparecida neto disse:

    Deixaram um filhote na minha porta ,parece poodle com vira lata, em fim e uma graça, mais não tenho ideia como educa-lo, o que fazer ?

  7. Brenda disse:

    Meu cachorro é adulto, mas ele é muito agitado e bruto, eu não consigo controla-lo. Preciso de ajuda.

Deixe o seu comentário