Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro bravo: saiba o que fazer para acalmar o seu pet

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro bravo: como lidar com a situação

Cachorro bravo nem sempre é sinônimo de proteção para a família. As mudanças de humor que provocam a agressividade em um pet são ruins para ele e podem se tornar uma ameaça às pessoas e outros animais também.

Um cachorro equilibrado vai saber distinguir momentos em que uma ameaça real está presente de outros tantos em que pode relaxar. Nesse artigo, vamos conversar mais sobre cão bravo e o que é possível fazer para acalmá-lo. Saiba mais! 

O que deixa um cachorro bravo?

Existem inúmeros fatores que podem deixar o animal bravo: o ambiente, outros animais, pessoas, que fazem com que eles fiquem mais “agressivos” e defendam o seu território.

Mas, no geral, os principais motivos para deixar um cachorro bravo são seus próprios instintos de preservação. Essas intuições podem fazer com que o cachorro se sinta compelido a agredir ou a demonstrar sua capacidade de atacar, com latidos e rosnados. Tudo para afastar uma ameaça potencial e proteger a si mesmo, ao seu território ou aos seus tutores.

Um animal com medo, que se sinta acuado, também pode atacar. Muitas vezes o cachorro feroz se sente em risco, mesmo que não esteja, e pode atacar primeiro para deixar claro que não irá se submeter a ameaças.

O que fazer quando o cachorro é bravo?

Você já viu algum programa na televisão sobre resgates de animais? Muitas vezes um cachorro que foi vítima de maus tratos ou não recebeu qualquer tipo de interação positiva com seres humanos, pode ser mais agressivo.

O que deixa um cachorro bravo
É muito importante que os tutores tenham calma para lidar com cachorro bravo.

Nesses casos, pode levar bastante tempo até que esse cachorro confie em alguém de novo. Coloque-se no lugar dele e pense se não faria o mesmo. Porém, se esse não é o caso do seu animal de estimação, ele pode ser bravo por achar que toda e qualquer presença na sua casa ou mesmo na rua representa uma ameaça a vocês.

O melhor a fazer é contar com a ajuda de um profissional, que possa auxiliar no processo de socialização do seu cachorro. Adestrar o pet pode ajudar para que ele se sinta mais seguro e confiante em relação a outras pessoas e animais.

Com esse tipo de acompanhamento e, principalmente, com dedicação da sua parte, seu amigo vai começar a compreender que não precisa ficar em estado de alerta o tempo todo.

Cachorro bravo: é preciso ser paciente para educar o pet 

Violência gera mais violência. Então, se você tem um cachorro bravo e quer mudar seu comportamento, saiba que a pior maneira de fazer isso é punindo o animal com agressões e violências físicas ou verbais.

Em vez disso, procure investir em técnicas de reforço positivo, que consistem em recompensar o cachorro, com carinho, afeto e até petiscos, sempre que ele demonstrar um comportamento que você acha adequado diante de alguma situação.

Seja constante nas suas orientações e dê tempo ao animal para entender o que você espera dele. Ter paciência é fundamental.

Cuidados com brincadeiras que podem deixar o seu cachorro bravo

Implicar com o cachorro, “brincando” de pegar sua comida, brinquedos e cobertores, por exemplo, só para irritá-lo, pode dar a ele a impressão errada de que você gosta de vê-lo zangado. Não faça isso!

Mostre para o seu cão que você é o líder e que ele deve respeitá-lo, com firmeza nos comandos e nas orientações que der a ele, mas jamais seja violento ou invasivo. Respeite os limites e o espaço do seu cachorro para que ele também respeite os seus e os de outras pessoas.

Cachorro bravo: especialista responde

pet deitado
A médica-veterinário Lysandra Jacobsen responde as principais questões sobre cachorro bravo.

Esse é um tema bastante pesquisado por tutores e para responder algumas dúvidas frequentes, convidamos a médica-veterinária Lysandra Jacobsen, do time de Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

Hipotireoidismo é uma condição que pode deixar cachorro bravo?

Antes de mais nada, hipotireoidismo é uma doença endócrina. Essa condição está relacionada com a desregulação na quantidade de hormônios, que regula o funcionamento do organismo. Ou seja, pode limitar a energia do pet, deixando-o desanimado e cansado.

De acordo com a especialista Lysandra: “Diretamente a doença não pode deixar o cão bravo, porém, o hipotireoidismo causa uma cascata de alterações que podem influenciar em diversos sistemas corporais, causando diferentes sinais clínicos.” 

O adestramento tem relação com cães com comportamento bravo?

“Sim, mas depende da causa da agressividade do cão. Se for algo comportamental, é possível que o adestramento consiga influenciar. Mas, caso seja algo neurológico, como uma doença, por exemplo, apenas o adestramento pode não ser suficiente,” respondeu. 

É possível notar que o cachorro está ficando bravo ou agressivo?

cachorro bravo mordendo
Geralmente, os cães sinalizam com rosnados e latidos altos que estão bravos.

Sim, em alguns animais é possível. Eles se manifestam com rosnados, olhar fixo, dentes à mostra e até pelos arrepiados.

Como reagir quando o cachorro avança em você?

“Pode parecer brincadeira, mas o ideal é ficar calmo, sem movimentos bruscos, pois qualquer movimento feito pode ser interpretado pelo animal como ameaça, e isso fará com que ele avance ainda mais. Evite também contato visual e tente mudar o foco do animal para outra coisa e, se possível, tente proteger o seu rosto, tórax e garganta.”

Nem todo cachorro bravo é assim por causa da raça

A especialista Lysandra comenta que: os cães são descendentes de lobos, que em sua essência vivem em matilha, são caçadores e agressivos territorialmente. Muitas dessas características foram herdadas e fazem parte do instinto dos cães, então, alguns animais ainda mantêm esse instinto.”

Nem sempre alguma raça em específico é mais agressiva do que outra, isso pode variar muito de acordo com o ambiente, estímulos e manejo do cão. Então, o ideal é estar sempre atento aos sinais que o animal demonstra.

cão mordendo

Além disso, existem fatores genéticos que tornam algumas características mais presentes em algumas raças do que em outras. Isso vale tanto para aspectos físicos, como porte, cor do pelo e formato do focinho, quanto para aspectos comportamentais.

Algumas raças podem ser mais predispostas a formar um cachorro bravo, mas saiba que isso é apenas um dos fatores envolvidos na sua criação. O ambiente, os estímulos que o cão recebe e uma socialização feita corretamente desde filhotinho, por exemplo, são determinantes no comportamento do cachorro.

Mesmo assim, é muito importante que você pesquise e estude bastante sobre qualquer raça de cachorro que pretenda adotar. Mesmo que seja um animal sem raça definida, saiba que, independentemente de porte ou idade, ele vai demandar comprometimento e dedicação da sua parte para se tornar um cão educado e obediente.

Apenas deixá-lo largado no quintal e esperar que aprenda por conta própria, tem grandes chances de produzir um cachorro bravo que, em momentos de estresse e ansiedade, pode se voltar até contra você.

como criar um cachorro

Viu como os tutores têm um papel importante na educação do pet? Exerça a posse responsável e adote um cachorro apenas se puder dar a ele tudo o que precisa para ser um animal feliz e saudável, como deve ser.

Aproveite as promoções da Cobasi para comprar tudo o que é essencial para vida dos cachorros: ração, brinquedos, medicamentos, caminhas e muito mais. Confira!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário