Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como evitar formigas na ração? Saiba mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Todo mundo tem nojo de baratas, mas a maioria não se importa muito com formigas, a menos que venham em bando. O que muitos não sabem é que esses pequenos insetos também carregam bactérias, fungos e vírus por onde passam. Você sabe como evitar formigas na ração?

É impressionante o quanto elas são rápidas e organizadas. Você vê uma inocente formiga se aproximando da comida, acaba com ela, mas, logo depois, aparecem dezenas delas. Isso porque as formigas têm um sistema de rastreamento muito eficaz. Assim que encontram uma fonte de delícias, elas criam um rastro de feromônios e, num piscar de olhos, lá vem outras formigas seguindo o mesmo caminho.

E o pior é que isso pode acontecer com a ração do seu gato ou cão. Rapidamente, uma formiga informa a outra e, juntas, encontram o pote de comida. Aí, já era. Vai demorar um pouco para devorarem tudo, mas nem precisa. Só de chegarem ao pote, elas já contaminam o alimento e ainda podem picar o animal.

Como evitar formigas na ração?

A união de ações como eliminar o rastro das formigas, manter os potes de comida vedados e lavar os comedouros todos os dias vão fazer uma grande diferença.

Procure a origem das formigas

  • Identifique de onde as formigas estão vindo e use um produto adequado para acabar com o formigueiro;
  • Armazene a ração em um recipiente vedado. Além de conservar o alimento, isso vai impedir a infestação de formigas.

Lave diariamente o comedouro

  • Mantenha o pote de comida sempre limpo. Lave diariamente com água e um detergente apropriado que não prejudique a saúde do seu pet. O mesmo cuidado vale para a água, que deve estar sempre fresca e limpa.
  • O local onde fica o recipiente também deve ser limpo diariamente. Desse jeito, você retira qualquer resíduo de comida e também mantém afastado um possível rastro de feromônio. Lembre-se que as formigas seguem a trilha deixada pelas outras formigas que caminharam em direção à fonte de comida. Dessa maneira, sem rastro, sem chance de elas chegarem.
  • Experimente mudar o pote de ração de lugar. Dependendo de onde ele fica, pode facilitar ou dificultar o acesso das formigas.

Use água para afastar formigas

  • Evite deixar a ração disponível o tempo todo. Assim, você evita a aproximação de insetos, além de manter o alimento fresco e o interesse do animal em comê-lo.
  • Você também pode colocar o pote de ração dentro de uma tigela maior com água, assim como se faz para proteger um açucareiro. Coloque água no pote maior e, depois, posicione o menor com ração por cima, criando uma barreira para protegê-la da invasão de formigas. Porém, o seu pet pode querer mexer na água e molhar toda a ração. Mesmo assim, vale a tentativa.
  • Outra forma de proteger o alimento é optar pelos comedouros feitos especialmente para manter esses insetos bem longe. Eles possuem pequenas áreas para serem preenchidas com água ao redor da parte destinada para a ração. Hoje em dia, já existem várias opções de potes contra formiga no mercado. Escolha a melhor opção para o seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sônia Maria Garcia da Silva disse:

    Tem formigas muito grandes perto do pote de comida dos meus gatinhos o que fazer

    • Cobasi disse:

      Olá! Formigas podem ser um incômodo realmente. Uma dica eficaz é colocar o pote de comida dos seus gatinhos dentro de um prato maior com água, criando uma barreira que as formigas não conseguem atravessar. Isso deve ajudar a manter as formigas longe da ração. Além disso, manter a área de alimentação limpa e armazenar a ração em recipientes fechados pode prevenir formigas e outros insetos. Espero que isso resolva o problema!

Deixe o seu comentário