Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer muda de jabuticaba? Entenda

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer muda de jabuticaba

A jabuticabeira é brasileira, nativa da mata atlântica, responsável por fornecer pequenos frutos doces, com polpa branca e super suculenta, além de sua casca arroxeada e brilhante. Além dos frutos, a jabuticabeira ainda se destaca no paisagismo, uma vez que a árvore é muito ornamental e possui uma floração anual de encher os olhos. Mas como fazer muda de jabuticaba? Descubra neste artigo!

Como fazer muda de jabuticabeira corretamente?

Para fazer uma muda de jabuticabeira, escolha um galho onde já exista a madeira – um centímetro é o ideal. Com o suporte de uma ferramenta cortante, faça um anel na planta. Depois, é preciso fazer um curativo na árvore.

Também será necessário um produto que retenha a umidade da planta. A fibra de coco é uma excelente opção, mas pode ser pó de xaxim, musgo ou outro substrato comercial.

Como uma espécie de curativo, o produto precisa ser inserido por cima de um saco plástico e amarrado no galho da árvore. Apenas após dois meses você poderá retirá-lo e cortar a muda.

Conheça a árvore da jabuticaba

Seu nome científico é Myrciaria cauliflora, porém a jabuticabeira não é uma espécie única, se subdividindo em diferentes variedades. A mais popular é a sabará, muito indicada para plantio em locais pequenos, como vasos. Os outros tipos de jabuticabeira são a paulista, a branca, a rajada e a ponhema.

A característica principal é a forma como os frutos nascem: agarrados no tronco da árvore. Por isso, a jabuticabeira é uma espécie cauliflora. Seu tronco claro e bem lisinho também é outra característica marcante dela.

Detalhes de como fazer muda de jabuticaba

As mudas de jabuticaba podem ser feitas por sementes e estaquia. Optando por sementes, o procedimento é super simples e depende mais da natureza do que de quem está plantando. Para dar certo, pegue sementes do fruto da jabuticaba e coloque em um solo fértil. Não é necessário cobrir com a terra, basta deixar como se estivesse repousando.

como fazer muda de jabuticaba

É de suma importância que o local onde a semente está tenha acesso ao sol e sombra de forma equilibrada. Lembrando sempre de regar com frequência para a semente germinar. A outra maneira de fazer mudas de jabuticaba é pelo processo de estaquia, ou seja, a partir de um galho da árvore.

A versatilidade presente na jabuticabeira

A jabuticabeira é muito versátil, pois pode ser plantada em jardins, pomares e vasos. Mas para que ela se desenvolver corretamente, é necessário cuidar do solo antes de qualquer coisa.

Essa árvore necessita de solo adubado para crescer saudavelmente, por isso, é recomendado usar duas partes de adubo para cada três partes de terra. Outro ponto importante na hora de plantar a jabuticabeira é molhar o solo, porque ela gosta de muita água, e o solo úmido é a melhor maneira de plantá-la.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rudi Engroff disse:

    Gosto de plantar árvores e ervas…

Deixe o seu comentário