Como fazer seu pet comer ração para cachorro novamente?

6 de dezembro de 2019

Cachorros
Cachorro comendo ração para cachorro

Já é comprovado cientificamente que a comida que comemos não faz bem para os animais, principalmente para os cachorros. Por isso, é tão importante fazer com que seu pet coma ração para cachorro.

Assim, apesar deles ficarem olhando para o nosso prato a todo momento e até mesmo pedirem um pedaço, não é legal alimentá-los com refeições elaboradas para humanos.

Logo, a solução é garantir uma ração de qualidade para estes animais. Assim, eles podem se nutrir corretamente e garantir uma boa qualidade de vida.

O problema é quando os animais não comem, de jeito nenhum, a ração para cachorro que foi disponibilizada para eles. Isso é muito comum em animais que recebem petiscos humanos com frequência ou aqueles que têm sua ração misturada à alimentação natural.

Com isso os donos acabam ficando desesperados, sem saber o que fazer para resolver este contratempo. Mas não precisa se preocupar. Para ajudar, elaboramos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que fazer quando seu pet para de comer ração para cachorro?

Atualmente é possível encontrar uma diversidade enorme de tipos e marcas de ração de cachorro disponíveis.

Assim, você pode escolher a que possui as melhores propriedades nutricionais ou até mesmo observar o sabor de cada uma delas.

Conheça as diferenças e os benefícios da ração Super Premium.

Mesmo com uma ração de qualidade, pode acontecer do seu cãozinho não se adaptar ou então se recusar a comer de uma hora para outra. Um dos motivos mais comuns para a recusa da ração para cachorro é um problema com o próprio animal. Quando o cãozinho não se sente bem, ele fica prostrado e evita a alimentação. Verifique sempre se não existe nenhum outro sintoma que pode indicar uma enfermidade. Se tiver uma suspeita, procure um médico veterinário imediatamente.

Se o animal estiver bem e mesmo assim se recusar a comer, existem algumas situações que podem ter desencadeado o problema. Conheças as principais.

Alimentação humana

cachorro recusa racao para cachorro e comer comida

Oferecer alimentação humana, mesmo que um pedacinho, pode desencadear a recusa pela ração para cachorro. Nossos alimentos são repletos de temperos que ressaltam seu sabor. Além de viciarem o paladar do animal, ainda podem fazer muito mal para o cachorro. Evite!

Isso também vale para filhotes que estão em processo de desmame. É fundamental que após desmamar você introduza a ração. Caso contrário, se a primeira comida que ele tiver contato após parar de mamar for uma picanha ou um filé de frango, por exemplo, pode ser que ele fique mal acostumado. Assim, é possível que o pet se negue a comer sua ração e fique esperando outros tipos de alimento.

Lembre-se: cães são condicionáveis

Mesmo que o animal recuse comer ração para cachorro nas primeiras vezes em que você oferecer, o ideal é que você não desista ou o alimente com qualquer outro tipo de alimento. Assim como ocorre no item anterior, isso pode deixá-lo mal acostumado, fazendo com que o cão sempre busque formas alternativas de se alimentar e deixe a ração de lado.

Mas o cãozinho vai passar fome? Se a ração é de qualidade, não existe um motivo para ele não comer. Quando ele sentir fome, comerá. Procure também mudar seu comedouro de lugar, evitando a proximidade com o tapete higiênico.

Ração para cachorro com sabor diferente

cachorro em montanha de ração para cachorro

É muito comum o cachorro estranhar uma nova ração, mesmo que seja apenas o sabor, mantendo a marca. Por isso, é indicado fazer a transição gradual sempre que mudar o tipo de ração oferecido para seu pet.

Faça a substituição gradual iniciando com 4/5 da antiga e apenas 1/5 da nova. No segundo dia, ofereça 3/5 da antiga e 2/5 da nova ração para cachorro. No terceiro dia da transição, reduza o alimento antigo para 2/5 e aumente o novo para 3/5. No quarto dia, o animal já estará mais adaptado e poderá comer 4/5 da ração nova e apenas 1/5 do alimento antigo. No quinto dia, ofereça a porção completa do alimento novo.

Importante! Ofereça sempre uma ração de qualidade para seu pet. As rações Super Premium são mais palatáveis e possuem ingredientes selecionados para cuidar do seu cãozinho.

Falta de fome

Seu cachorro pode recusar a ração por um motivo muito simples: a falta de fome. Por isso, evite exagerar na quantidade de petiscos oferecidos durante o dia.

A utilização desses deliciosos alimentos deve ser evitada principalmente no período de adaptação do animal com algum tipo de ração. Isso pode fazer com que ele evite comer a ração, esperando a hora do petisco.

Procure um médico veterinário

Caso nenhuma das dicas citadas seja suficiente, busque ajuda de um veterinário.

Se o seu cão não estiver se alimentando e você não associar o fenômeno a nenhuma das situações citadas acima, o ideal é que você se informe em uma clínica veterinária.

Afinal, com a saúde de seu companheiro não se brinca, não é mesmo? Portanto, é fundamental consultar um especialista para tratar da saúde e nutrição de seu animalzinho.

Assim uma solução para o problema pode ser identificada e o seu cão pode viver com muito mais qualidade, conforto e saúde.

Quer saber mais sobre alimentação de cães? Separamos alguns conteúdos para você: