Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer teste de amônia em aquários?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como montar um aquário

Para assegurar a saúde dos seus peixes e o equilíbrio do ambiente, um bom aquarista deve estar sempre atento às condições da água. Uma das ações mais importantes é a realização do teste de amônia. Continue a leitura e saiba tudo sobre testes de medição de amônia (NH3) e amônio (NH4).

Por que fazer o teste de amônia no aquário?

O NH3 e o NH4 são resultantes da decomposição da matéria orgânica que ocorre naturalmente nos aquários. Principalmente a amônia, é muito prejudicial à saúde dos peixes, podendo levá-los a óbito se não for retirada da água.

Isso faz dos testes de medição de amônia (NH3) e amônio (NH4) muito importantes para verificar se a água do aquário está em boas condições para os peixes. Hoje também daremos dicas de como tratar a água, caso o teste acuse níveis perigosos.

De onde vem a amônia (NH3) e o amônio (NH4) no aquário?

Segundo a bióloga Rayane Henriques, da Educação Corporativa da Cobasi, a presença da amônia e do amônio nos aquários faz parte do ciclo natural de decomposição da matéria orgânica.

“Por meio das fezes dos peixes, excesso de ração e até mesmo das plantas, é gerada a matéria orgânica no aquário. Ela, em poucos dias, começa a se decompor através de bactérias aeróbias que liberam na água a amônia e o amônio”, diz a especialista.

Na natureza, os níveis de amônia são equilibrados, mas em um ambiente controlado como um aquário, o aquarista precisa agir!

Riscos da amônia para os peixes

Ainda segundo a bióloga, as principais diferenças entre os dois elementos é que, enquanto a amônia (NH3) presente na água se torna um gás tóxico para os peixes, o amônio (NH4) é um íon bem menos tóxico e cuja presença ocorre mais em águas com pH ácido.

Por isso , se a amônia acumular no aquário, os peixes que ali vivem começarão a sentir os efeitos do gás em seus organismos. Assim, ficam estressados, com baixa resistência imunológica e outros sintomas.

“Através das trocas gasosas, a amônia entra na circulação sanguínea dos peixes, alterando o pH do sangue e todo o seu metabolismo, podendo causar hiperventilação, convulsões, perda de equilíbrio através da bexiga natatória e até mesmo a morte”, explica a bióloga Rayane Henriques.

Como fazer teste de amônia em aquários?

Para evitar danos à saúde dos peixes devido à presença de substâncias tóxicas no aquário, é necessário saber como estão os níveis de amônia e amônio na água. Para isso, existem os testes de medição.

No nosso site e nas lojas, você encontra diversas marcas e tipos de teste de amônia e cada um deles tem as suas próprias instruções de uso. É importante ler o passo a passo e seguir. Fique tranquilo porque são procedimentos muito simples!

A nossa dica é ter atenção a dois fatores antes de comprar o produto. Em primeiro lugar, verifique se ele é indicado para o tipo de água do seu aquário (doce ou salgada). Em segundo, considere a observação da especialista Rayane Henriques: “É importante ficar atento aos testes de amônia comercializados, pois existem testes para amônia (NH3), amônio (NH4) ou com os dois tipos de parâmetros presentes em um único teste”.

A amônia está alta. O que fazer?

Se o teste de medição indicar alta concentração de amônia, é recomendável trocar parcialmente a água do aquário. E, para evitar que isso aconteça com frequência, verifique o funcionamento das placas de filtragem do aquário e utilize os aceleradores biológicos quando necessário.

Já que os aceleradores biológicos possuem bactérias benéficas em sua composição que ajudam a maximizar o processo de degradação da amônia em compostos menos tóxicos.

“Essas bactérias são chamadas de nitrossomonas e nitrobactérias, pois degradam a amônia em nitrito e, posteriormente, em nitrato, que é menos prejudicial e pode ser reaproveitado por plantas ou outras bactérias anaeróbias, fazendo com que o aquário se mantenha em equilíbrio por mais tempo”, finaliza a bióloga Rayane Henriques.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário