Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ganhar a confiança de um gato? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ganhar a confiança de um gato

Os gatos são bichinhos naturalmente ariscos e desconfiados, principalmente quando não têm boas lembranças e experiências com humanos desde as primeiras semanas de vida. Apesar disso, esses felinos podem ser extremamente carinhosos e amorosos, caso se sintam seguros e tenham o seu espaço respeitado. Por isso, aqui vamos te ensinar como ganhar a confiança de um gato! 

Você precisará de muita paciência, amor, e antes de qualquer coisa, determinação. Se o gatinho não parece se acostumar com a sua presença de jeito nenhum, calma! Aos poucos o seu pet vai se sentindo mais seguro e perdendo o medo. Mas nada de desistir, ok? 

Como ganhar a confiança de um gato filhote?

Por instinto, os gatos filhotes são normalmente mais desconfiados e cautelosos mesmo. Isso porque tudo é novidade para eles, então é natural que não saibam logo de cara em quem devem confiar.

Primeiramente, sempre respeite o espaço dele. Caso ele não confie em você, não o pressione. Deixe que ele ande livremente pela casa, para que ele encontre um local onde se sinta confortável. Assim, você pode interagir aos poucos com ele, de meia em meia hora ao longo do dia. Interações leves, ok? Nada de pegar ele no colo se ele não quiser. Apenas sente-se próximo a ele, converse, dê petiscos e faça carinho na cabeça se ele permitir. 

Outra dica bem bacana está relacionada aos petiscos. De longe, sente-se no chão e ofereça um alimento ao seu gatinho enquanto conversa com ele. Aos poucos, ele provavelmente irá se aproximar para comer. Na próxima vez, faça exatamente a mesma coisa, porém sente-se um pouquinho mais perto dele. E repita o ato até que o gatinho já esteja confiando em você a ponto de te deixar alimentá-lo pertinho dele.

Quando o filhote já estiver acostumado com a sua presença, você pode tentar acariciar o corpinho dele e até pegá-lo no colo, sempre respeitando o espaço dele. E lembre-se: ao conversar com o gatinho, sempre use um tom bem calmo e amável. Falar muito alto ou gritar não é nem um pouco recomendado. 

E como posso ganhar a confiança de um gato de rua?

Infelizmente, quando um felino passa por uma situação de maus tratos – o que é comum para gatos de rua – , ele passa a ter bastante medo da aproximação de humanos, independente de quem seja.

Então, para conseguir ganhar confiança desse gato, a dica “dê espaço a ele” também é extremamente valiosa! Esse felino, por causa de possíveis traumas anteriores, vai precisar de bastante tempo, paciência e delicadeza nas interações. É de suma importância não tentar pegá-lo ou agarrá-lo à força, para que ele não fique ainda mais assustado com a proximidade humana.

A dica dos petiscos também é válida aqui! Bem devagar, vá conquistando o seu pet com muita conversa, petiscos e carícias. Sempre começando com uma grande distância entre vocês, e aos poucos chegando mais perto. Também é importante reduzir ao máximo coisas que possam estressar o gato, como barulhos muito altos ou gritar. 

Existem produtos para ajudar a conquistar o gato?

como ganhar a confiança de um gato

Sim! Tanto para gatos filhotes quanto de rua, você pode fazer o uso de Feliway, que nada mais é do que um produto não medicamentoso, análogo sintético do odor facial felino, que serve para auxiliar na adaptação dos gatos em situações adversas do dia a dia, como a mudança de ambiente.

Além disso, o enriquecimento ambiental é importantíssimo! Dê ao seu gato alguns pontos da casa onde ele possa se sentir seguro. Quando os felinos estão com medo, eles têm a tendência a tentar se esconder atrás de móveis pesados ou cantos inalcançáveis. Sendo assim, ofereça ao seu gato um local onde ele possa se sentir confortável, tal como uma caixa de papelão, uma toca, ou uma caminha em algum lugar mais silencioso. 

E calma! Aos poucos, com muita paciência, amor e dedicação, você com certeza irá conquistar o seu bichinho e ele será uma excelente companhia para você!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário