Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como medir o pH da piscina: passo a passo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Maão segura fita de como medir o ph da água e piscina ao fundo

Se você não sabe como medir o pH da piscina, então você precisa aprender já! Esse cuidado é a forma de assegurar a qualidade da água e garantir uma diversão segura e confortável para toda a família. 

Você tem dúvidas sobre como medir o pH da água da piscina? Não se preocupe, neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber para manter a qualidade da água e limpar a sua piscina.

O que é pH?

Você se lembra do pH das aulas de química na escola? Essa sigla – também conhecida para quem cuida e trata de piscinas – representa o potencial hidrogeniônico de uma solução ou mistura.

Ele é definido pela concentração de íons de hidrogênio (H+ ou H3O+). Um pouco confuso, né? 

Mas, em resumo, o pH serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução aquosa, ou seja, com água. 

Na química, a escala numérica do pH varia entre 0 e 14. Cada número determina o grau de e acidez ou alcalinidade de uma solução, sendo possível classificá-la como:

  • neutra (pH = 7) representa uma solução neutra.
  • básica (pH > 7)  após o 7 são as soluções básicas – pH alcalino.
  • ácida (pH < 7) são consideradas soluções ácidas – pH ácido.

Qual o nível certo do pH da piscina?

Quando o assunto é piscina, é essencial manter o pH dentro dos parâmetros. Para ser considerada uma água saudável e própria para o banho, o nível adequado de pH é entre 7,1 e 7,4.

O que acontece se o pH da piscina estiver muito baixo?

como medir ph da piscina
Se o teste apresentar um valor acima ou abaixo do ideal, será preciso realizar a correção do pH para deixá-lo no nível adequado.

Se o pH estiver ácido (abaixo de 7,1), isso significa que há uma instabilidade no parâmetro da água. Ou seja, não é indicado o uso da piscina. 

Isso porque o baixo pH pode causar diversas complicações, como irritação nos olhos e na pele. Além disso, a água ácida também pode causar:

  • problemas nas vias nasais dos banhistas;
  • tira os óleos naturais do corpo;
  • deixa a pele seca e com coceira;
  • cabelos quebradiços. 

Curiosamente, esses malefícios também podem surgir se o pH ficar muito alto. A alcalinidade apresenta outros agravantes, como:

  • causar corrosão nos equipamentos utilizados na piscina;
  • proliferação de algas;
  • água verde (com aspecto turvo).

Portanto, para aproveitar a piscina com tranquilidade, você sabe que é preciso manter o pH da água equilibrado, não é mesmo?

Muita gente que possui piscina, ou faz uso regular de uma, não faz ideia do que são alcalinidade e pH, fita teste de alcalinidade, entre outros termos.

Qual a importância de se controlar o pH?

A importância de manter a água da piscina limpa e bem tratada está diretamente ligada à saúde.

Pois, esse cuidado além de garantir uma piscina convidativa, limpa, com água pura e cristalina, também é essencial para prevenir doenças.

O desequilíbrio da água contribui para o surgimento de microorganismos, que em contato com a pele, podem ocasionar doenças e contágios. Além de aumentar a chance de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Se o pH da água apresentar desequilibrio pode causar uma série de problemas a saúde aos banhistas, como irritações nos olhos e peles.

Então, quando pensamos que a piscina é o lazer dos nossos amigos e familiares, a manutenção se torna ainda mais importante. Por isso, não deixe de manter um cronograma de cuidados.

Vale ressaltar que uma piscina bem tratada também pode significar economia, pois impacta diretamente na redução da quantidade dos produtos químicos.

Melhor prevenir essas situações do que remediar, não é mesmo? Desse modo, chegou a hora de aprender como medir o pH da água.

Como medir o pH de água da piscina?

Com uma utilização simples e rápida, aprenda como verificar as condições da água com a Fita Teste.

Fitas de Teste: passo a passo de como medir o pH da água da piscina

  • Mergulhe uma fita na água da piscina e retire em seguida.
  • Espere cerca de 15 segundos, sem sacudir ou retirar o excesso de água da fita, e depois compare os resultados com as orientações impressas na embalagem do produto.

Pronto! Em poucos passos você já avaliou a água da sua piscina. Mas, agora queremos saber: qual foi o resultado?

Se a sua piscina está precisando de ajuda com os cuidados com a água, continue a leitura! Separamos dicas importantes sobre como corrigir o pH da sua piscina

Como corrigir o pH da água?

Após medir a água da sua piscina, você verificou que o pH está desajustado? Para realizar o ajuste, é necessário ter em mãos alguns itens e produtos que vão facilitar esse processo.

O que fazer quando o pH da água está baixo?

Se o resultado for pH ácido (abaixo de 7,1), será necessário utilizar um elevador de pH, que eleva a alcalinidade, estabilizando o pH.

O que fazer quando o pH da água está alto?

Já se o pH estiver acima de 7,4, ou seja, muito alcalina, é necessário um redutor de pH, como o ácido muriático. Porém, como mencionamos, em casos de pH alto, a piscina pode apresentar outros problemas.

Para isso, o tratamento é mais específico, Provavelmente, será necessário algicida (para combater a proliferação de algas) e produtos de limpeza (para higienizar e retirar as manchas na piscina).

Para realizar esses ajustes e manter o pH da água da piscina, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial: 

  • Fita Teste ou Kit;
  • Redutor ou elevador de pH;
  • Algicida;
  • Produtos de limpeza para piscina;
  • e muito mais. 

Dessa forma, sua piscina estará totalmente segura e pronta para lhe trazer belos momentos de diversão e relaxamento. 

mulher relaxando em boia na piscina

Curtiu as dicas? Dê uma passadinha no site ou app da Cobasi para escolher itens que vão ajudar na manutenção da sua piscina.

Com a Compra Programada você não deixa faltar nada para cuidar da sua piscina. Agende agora mesmo a entrega dos seus produtos, aproveite nossas ofertas e muitas outras vantagens.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário