Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de piscina: conheça 9 modelos para escolher

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de piscina

As piscinas são ótimas opções para se refrescar em casa, principalmente em dias mais quentes. Por isso, já existem modelos que atendem a diversas necessidades. Mas você sabe quais são os principais tipos de piscina?

Há piscinas que precisam ser construídas e necessitam de materiais, muito espaço, profissionais e outros recursos. Porém, também existem tipos de piscina menores adaptadas a diversos ambientes. Confira abaixo os principais tipos de piscina para os momentos de lazer. 

9 tipos de piscina

tipos de piscina para casa

1) Piscina infantil

piscina infantil com boia de flamingo

Um dos tipos de piscina mais populares, é ideal para a diversão das crianças. Por não serem muito grandes, elas podem ficar em diversos locais. A montagem é fácil, com peças plásticas e estrutura feita de aço.

Essa piscina é constituída com lona em PVC e as estampas aquáticas costumam chamar atenção das crianças que passam horas se divertindo. Vale lembrar que, mesmo sendo rasa, a supervisão de adultos é superimportante. A capacidade costuma ser de 400 a 1.500 litros.

2) Piscina de PVC para adultos

tipos de piscina piscina de PVC para adultos

Há piscinas maiores de PVC e elas são ótimas para os adultos que querem se divertir com as crianças. Possuem válvula para encaixe de filtro e deságue de água.

Além disso, são resistentes e boas opções para quem é adepto da praticidade e não quer lidar com a manutenção de uma piscina tradicional, já que podem ser desmontadas em épocas mais frias. Esse modelo está disponível em diversas capacidades, que variam de 2.000 litros até 14.000 litros.

3) Piscina inflável de plástico ou lona

piscina de plástico grande inflável

Este é outro tipo de piscina recomendável para quem busca praticidade, já que pode ser desmontada de maneira simples. Ideal para quem quer se refrescar gastando pouco, ou tem pouco espaço no jardim de casa, essa piscina pode ser encontrada em formatos arredondados e retangulares. Possui borda inflável e é constituída por materiais resistentes.

Ela expõe a forma definitiva quando recebe água até o limite. A montagem é simples e há diversas cores e modelos disponíveis, que podem chegar à capacidade de 10.000 litros.

4) Piscina de fibra de vidro

tipos de piscina piscina de fibra de vidro

Essa opção é para quem quer de fato construir uma piscina fixa em casa, o que exige um quintal espaçoso e tratamento constante.

O ponto positivo é que esse tipo de piscina é muito resistente, tem preço acessível e instalação rápida. É possível encontrá-la com recursos de hidromassagem, no entanto, a única desvantagem é a falta de variação de formatos. As piscinas de fibra de vidro podem ser quadradas, retangulares, ovais ou redondas, o que limita a personalização no jardim de casa.

5) Piscina de vinil

tipos de piscina piscina de vinil

Construída em alvenaria e coberta pelo vinil, esse tipo de piscina também exigirá mais paciência e local amplo para a instalação. Por outro lado, também tem boa durabilidade e não é necessário o uso de impermeabilizante. Há uma diversidade de estampas para esse tipo de revestimento. A customização na hora de decorar é um ponto positivo.

Com a instalação correta, a piscina de vinil pode durar por cerca de 10 anos – sobretudo quando alinhada a uma boa rotina de cuidados. A única desvantagem é que, para enchê-la, é necessário o auxílio de um caminhão-pipa.

6) Piscina de alvenaria ou concreto armado

tipos de piscina piscina de alvenaria

Quem quer ousar e investir num projeto inovador e diferente deve apostar na piscina de alvenaria ou concreto armado. Isso porque esses materiais permitem que você desenvolva o modelo de piscina que mais combina com o seu lar.

Em contrapartida, a construção demora mais em comparação a outros tipos de piscina (podendo durar até 50 dias). Além disso, é muito importante fazer a impermeabilização para evitar vazamentos. Já o acabamento fica a seu critério: porcelanato, azulejo ou pastilhas são algumas das opções!

7) Piscina de placa pré-moldada

tipos de piscina piscina de placa pre moldada

Como o nome sugere, esse tipo de piscina já possui sua estrutura previamente pronta. Feita sob medida, ela é ótima para quem quer economizar tempo e mão de obra.  Apesar de pré-moldada, a parte hidráulica deve ser projetada com antecedência.

A montagem é feita da mesma maneira que a piscina de alvenaria e, nesse caso, também é necessário realizar a impermeabilização antes de enchê-la. Além disso, dê preferência ao rejunte de epóxi para o revestimento, pois ele é mais impermeabilizante que outros.

8) Piscina de vidro

tipos de piscina piscina de vidro

A piscina de vidro é uma das mais caras, por isso comumente usada em projetos de luxo. Esse material é flexível para suportar a pressão da água, por isso esse modelo é um dos mais seguros. Contudo, para assegurar sua durabilidade e resistência é necessário contar com um projeto bem feito e profissionais capacitados.

9) Piscina contêiner

piscina de conteiner

Já a piscina contêiner é moderna. Prática de instalar, possui baixo custo e é considerada sustentável, pois é feita com contêineres marítimos descartados. O legal é que o modelo possui equipamentos acoplados.

A única ressalva é que esse tipo de piscina não é tão funda quanto as outras opções – o que a torna ideal para quem tem crianças em casa. Além disso, ela precisa de uma superfície plana para a instalação, de modo a evitar a corrosão da peça.

Atenção à capacidade!

tipos de piscina

A capacidade é uma informação muito importante quando você for escolher o tipo de piscina ideal. Com essa informação, é possível verificar a quantidade de pessoas que poderão permanecer no local.

Piscinas de 500 litros suportam de duas a três crianças, enquanto as de 1.000 litros podem receber em média quatro crianças e um adulto. Já as piscinas de 2.000 litros comportam dois adultos e duas crianças.

As piscinas com 3.000 litros podem ser utilizadas por cerca de cinco pessoas, ao passo que as de 5.000 litros são indicadas para seis pessoas. Por fim, as piscinas de 10.000 litros são recomendadas para sete pessoas.

Antes de escolher a piscina ideal, considere as suas necessidades e da família, tá? Tenha paciência e não deixe de pesquisar para garantir a melhor opção disponível no mercado!

Gostou do artigo? Veja outros temas semelhantes no Blog da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário