Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como limpar piscina: passo a passo completo e prático

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como limpar piscina

Ter uma piscina em casa é uma verdadeira solução para os dias mais quentes. É um lazer que envolve toda a família, mas para a diversão ser completa, você precisa saber tudo sobre como limpar piscina. Afinal, uma manutenção adequada é a garantia de segurança e conforto, para desfrutar de momentos de relaxamento. 

Quer deixar a sua piscina pronta para o verão? Para garantir que a água permaneça limpa, segura e convidativa, preparamos um guia completo sobre como limpar uma piscina e quais produtos são ideais para essa tarefa. Confira!

Por que é importante limpar a piscina?

Antes de iniciarmos com o passo a passo da limpeza da piscina, é essencial entendermos o porquê a manutenção é tão vital. Uma piscina mal conservada é um terreno fértil para bactérias, algas e microrganismos.

Quando não tratada de maneira adequada, a diversão pode se tornar um sério problema à saúde e à segurança. Além de não ser convidativa, nada em uma piscina que não é cuidada pode causar diversas doenças, como otite, conjuntivite, dermatites e infecções gastrointestinais.

Então, muita atenção! Uma piscina suja compromete a qualidade da água, deixando-a turva, com mau odor e desagradável. Em consequência, o que era para ser um momento de lazer em família, vai ter também a presença de folhas, insetos e até mesmo pelos e cabelos dos banhistas. 

A dica é manter uma manutenção regular da limpeza da piscina, que passe por todos os cuidados, que vão desde a remoção de detritos até a aplicação de produtos químicos adequados. Assim, você vai prolongar a vida útil da piscina e evitar problemas mais graves no futuro.

Agora, você já sabe qual a importância de cuidar da piscina. Então, vamos falar sobre os cuidados, afinal a limpeza é a chave para se divertir muito e com tranquilidade. 

Kit de produtos para limpeza da piscina

como clarear a água da piscina rápido
Na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para os cuidados com a piscina, são soluções de alta performance e qualidade.

A dúvida mais comum para iniciantes é: qual o primeiro passo para limpar a piscina? Na fase inicial, nosso desafio é reunir todos os produtos para limpeza de piscina necessários, a saber:

  • Peneira de Superfície: ideal para remover folhas, insetos e outros detritos.
  • Escova de Piscina: auxilia na escovação das paredes e no fundo da piscina.
  • Aspirador de Piscina: equipamento para limpar o fundo da piscina.
  • Medidor de pH: essencial para monitorar o equilíbrio químico da água.
  • Cloro e Outros Produtos Químicos: mantém o equilíbrio químico da água.
  • Filtro da Piscina: para que a água seja adequadamente purificada.

Vale ressaltar que os produtos químicos para piscina, demandam uma ordem de aplicação dos produtos. Para te ajudar, detalhamos quais as soluções que você vai precisar, suas funções e quando utilizar.

Clarificante

Nunca mais tenha problemas com água suja e algas na sua piscina. O clarificante é a solução ideal perfeita para proteger a cristalinidade da água das piscinas, o produto conta com micropartículas que fazem a decantação da sujeira presente na água e que nem sempre são vistas a olho nu.

Cloro

O cloro é um desinfetante muito utilizado para o tratamento da água da piscina. A função do produto é promover a oxidação da matéria orgânica que está presente na água, no combate a fungos, bactérias, microrganismos e até mesmo sobre a urina. Além disso, quando a água fica muito tempo parada, é comum o surgimento de odores, e o cloro também age removendo esses odores.

Algicida

Os algicidas ajudam a eliminar as algas da piscina e evitam o seu crescimento. A aplicação do produto é especialmente útil em climas quentes e úmidos, sendo frequentemente indicada de forma semanal, de acordo com o tipo de piscina.

Estabilizador de Cloro

O estabilizador de cloro é uma solução que ajuda a manter os níveis de cloro na água, evitando que ele seja rapidamente dissipado pelos raios UV do sol.

Ácido Muriático

O ácido muriático é usado para reduzir o pH da água quando está muito alcalino. É importante ter cuidado ao manusear esse produto, seguindo as orientações do fabricante.

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cuidar da sua piscina. As melhores marcas e produtos com preços imbatíveis. Conheça a nossa coleção completa de produtos de limpeza, tratamento de água e muito mais. 

Como limpar piscina: passo a passo completo

A limpeza regular da piscina é uma ação fundamental para garantir a diversão e segurança da sua família. A seguir, confira as melhores práticas para manter a sua piscina sempre pronta para uso

Passo 1º: Limpe a Superfície

Na primeira fase da limpeza da piscina, vamos remover as sujeiras da superfície da água. Para isso, vamos precisar da peneira de superfície. Utilize o acessório para retirar folhas, insetos e outros detritos flutuantes. Atenção para não deixar detritos afundarem!

Aproveite, para limpar a parte externa, que fica ao redor da piscina. Dependendo de onde está localizada, pode acontecer de acumular folhas e pequenos galhos, que podem eventualmente cair dentro. Varra essa parte lateral, para tirar a sujeira de perto da água.

Passo 2º: Escove as paredes e o fundo da piscina

Para evitar o crescimento de algas e outros resíduos que podem acumular, utilize a escova de piscina para esfregar as paredes e o fundo da piscina. É sempre muito importante deixar os revestimentos sempre limpos, principalmente para retirar o acúmulo de resíduos e gordura.

Passo 3º: Limpe o cesto do skimmer 

O skimmer é um componente importante do sistema de filtração da piscina, que deve ser limpo semanalmente. Remova o cesto do skimmer e limpe qualquer sujeira ou detritos que possam estar obstruindo o fluxo de água. Essa ação é fundamental para garantir que a água circule adequadamente e opere com a máxima eficiência para capturar os detritos que caem e ficam boiando na água.

Passo 4º: Faça a higienização dos filtros manualmente

Você já sabe que o papel do filtro da piscina é remover impurezas da água, mas para que funcione corretamente é importante verificar regularmente o acessório e limpá-lo conforme necessário. Assim, a água da sua piscina será filtrada e circulada adequadamente.

Passo 5º: Aspire o fundo da piscina

Utilizando o aspirador para piscina é hora de tirar os resíduos de sujeira que ficam no fundo. Passe o acessório pela superfície, seguindo as instruções do fabricante. Certifique-se de cobrir toda a área para uma limpeza completa.

Passo 6º: Tratamento da água

Após realizar a limpeza nas superfícies e áreas da piscina, vamos iniciar o tratamento da água.

Verifique o nível da água da piscina

É importante que a água esteja no nível adequado. Geralmente, o ideal é estar acima da metade do skimmer. Se estiver muito baixa, será necessário adicionar água, caso esteja muito alta, use uma bomba de drenagem para remover o excesso.

Teste e ajuste o pH

Para garantir a qualidade da água da piscina, use fitas de teste de pH. A solução tem a função de verificar o equilíbrio químico da água. De modo geral, o pH ideal deve estar na faixa de 7,2 a 7,6. Caso não esteja atendendo a essa quantidade, será necessário ajustar com produtos químicos apropriados. Posteriormente, para combater os microorganismos nocivos, a aplicação do cloro de piscina vai ajudar.

Após realizar todas as etapas, verifique os níveis de cloro e pH novamente, combinado? Essa análise final é importante para fazer os ajustes necessários, com o objetivo de garantir que a água esteja dentro dos parâmetros adequados.

como limpar piscina verde

Pronto, agora você já sabe como manter sua piscina limpa e bem cuidada. Ideal para garantir um ambiente seguro e agradável para você, sua família e seus convidados. 

Lembre-se de que a manutenção é uma tarefa com compromisso contínuo, conte sempre com produtos específicos para piscina. Se ficou com alguma dúvida, no Blog da Cobasi você encontra mais dicas sobre piscinas e manutenção. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário