Alcalinidade da piscina: descubra a importância do parâmetro

Compartilhar:


teste de alcalinidade da piscina

Nos dias mais quentes, não tem nada mais gostoso do que dar aquele mergulho refrescante na piscina de casa. Mas isso só acontece quando a água está limpinha e cristalina! Para assegurar a qualidade da água, é importante manter os parâmetros equilibrados, cuidar do pH e da alcalinidade da piscina.

A alcalinidade é responsável pela manutenção e qualidade da água, sabia? Apesar de muitos darem destaque ao pH, é ela que garante o equilíbrio químico e, consequentemente, conforto e segurança aos banhistas. Por isso, é preciso dar atenção redobrada a esse fator.

Para entender melhor, confira o que é alcalinidade da piscina, a importância deste parâmetro, como medir e corrigir desequilíbrios.

O que é alcalinidade?

A alcalinidade nada mais é do que a capacidade de neutralizar ácidos na água e manter o pH sempre equilibrado. Ela é a principal responsável por evitar variações bruscas e, dessa forma, garantir aquela água cristalina que todo banhista gosta.

Logo, se a alcalinidade está desequilibrada, o pH também está. Ele, por sua vez, é responsável por manter a água saudável e conservá-la, bem como os equipamentos da piscina. A instabilidade desse parâmetro causa a formação de algas, proliferação de bactérias e fungos e a corrosão dos equipamentos.

Além disso, se o pH estiver desequilibrado ele pode causar irritações na pele e nos olhos, fazer olhos e nariz queimarem e deixar a pele seca. Portanto, é fundamental manter o pH entre 7,2 a 7,6 e a alcalinidade da piscina entre 80 a 120 ppm (partes por milhão).

O que acontece se a alcalinidade da piscina estiver alta ou baixa?

Se a alcalinidade estiver alta (acima de 120 ppm), a água fica turva e sem brilho, com incrustações nas tubulações da piscina, capazes de danificar e corroer materiais e equipamentos. Além disso, também acontece a proliferação de algas.

Agora, se a alcalinidade está baixa, a água perde seu brilho, fica turva e esverdeada, o que impossibilita aquele banho refrescante. Isso sem contar que a limpeza fica mais trabalhosa e difícil

Importância do parâmetro

mulher relaxando em boia na piscina

Sendo a alcalinidade a principal responsável pelo equilíbrio químico da piscina, é de extrema importância que este parâmetro esteja sempre estável. Dessa forma, não será necessário realizar correções frequentes, um ótimo benefício para o seu bolso!

Como analisar a alcalinidade da piscina?

Para analisar a alcalinidade é necessário utilizar um kit ou uma fita específica para esta medição. O teste de alcalinidade deve ser feito seguindo o passo a passo:

  1. Coloque a fita dentro da água.
  2. Espere alguns segundos, de acordo com as instruções do fabricante.
  3. Passado o tempo, remova o produto sem balançar e aguarde a coloração aparecer.
  4. Em seguida, é só comparar as cores do resultado com as indicadas no rótulo para entender qual correção deve ser feita.

Como corrigir a alcalinidade da água?

A correção acontece a partir de dois cenários possíveis. Confira!

produtos para limpeza da piscina

1. A alcalinidade está baixa

Se o parâmetro baixou, utilize o elevador de alcalinidade. Também conhecido como estabilizador de pH, ele é responsável por elevar ambos os parâmetros e deixar a água equilibrada outra vez.

2. A alcalinidade aumentou

Acima de 120 ppm, e com pH também elevado (acima de 7,6), use o redutor de alcalinidade/pH.

Em alguns casos, a correção só deve ser feita quando o valor ultrapassar 200 ppm. Isso porque alguns fatores auxiliam a redução espontânea da alcalinidade e do pH da piscina.

Com a alcalinidade e o pH certos, seus banhos de piscina serão muito mais agradáveis e seguros. Portanto, fique atento aos parâmetros químicos da água e realize medições com frequência. Além disso, a limpeza da piscina também é indispensável e deve ser feita todos os dias, para evitar proliferação de micro-organismos e outras impurezas.

Dessa maneira, sua piscina sempre estará limpinha, pronta para mergulhos refrescantes! Continue no Blog da Cobasi e confira mais dicas sobre piscinas e manutenção!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário