Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como tratar a água da piscina: passo a passo simples e completo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como tratar a água da piscina

Ter acesso a uma piscina nos dias de maior calor é um privilégio. Mas isso só vale quando a água da piscina está limpinha e cristalina, daquele jeito que não dá pra resistir. Para isso, é necessário saber como tratar a água da piscina corretamente. Afinal, nada pior do que estar cheio de expectativa para dar um mergulho e encontrar a piscina esverdeada, cheia de impurezas e até com mau cheiro.

Seja você o responsável pela manutenção de uma piscina ou um banhista que quer ter certeza de que está entrando em uma água tratada e segura, acompanhe este artigo e aprenda como tratar a água da piscina. E então, vamos lá?!

Como tratar a água da piscina – passo a passo completo

como tratar a agua da piscina

Seja sua piscina feita de vinil, fibra ou alvenaria, manter a água limpa é essencial. Afinal, garantir que ela esteja adequada para o banho é muito importante para prevenir doenças transmissíveis pela água, manter afastados insetos e animais indesejados, prevenir mau cheiro, e combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.

Então, para manter a saúde e o bem-estar dos banhistas, confira nosso passo a passo de como tratar a água da piscina.

1) Mantenha o entorno da piscina limpo

Manter a área ao redor da piscina limpa, organizada e sem entulhos é um passo importantíssimo nessa manutenção.

Então, para isso, avalie a área onde está a piscina e remova objetos velhos, quebrados e desnecessários, que acumulem água ou possam abrigar insetos. Retire o lixo e, se houver plantas, cuide delas.

2) Limpe o skimmer ou a coadeira

Em seguida, limpe a coadeira da piscina, também conhecida como skimmer, que é o equipamento que impede que sujeiras grandes entrem pela tubulação. Geralmente ali são encontradas folhas e pequenos pedaços de galhos. Retire tudo o que estiver por lá.

3) Utilize a peneira para remover impurezas

A importância da peneira, da limpeza do revestimento e da aspiração do fundo da piscina

Para tratar a água da piscina, a peneira é um acessório que deve estar sempre por perto. Isso porque ela é capaz de remover as impurezas que se depositam na superfície da água. Essa é uma etapa simples que pode e deve ser feita diariamente. Aliás, de preferência antes de liberar a piscina para uso e depois que forem encerrados os mergulhos do dia. Remova folhas, fios de cabelo, insetos, poeira e tudo mais que encontrar.

4) Limpe o revestimento

A limpeza do revestimento, por sua vez, é mais trabalhosa, mas igualmente importante. É preciso escovar toda a superfície da piscina utilizando materiais apropriados para remover os depósitos de impurezas que acontecem ali, incluindo aquele lodo que se forma com o tempo.

Você não precisa escovar a superfície todos os dias, mas não vai adiantar tratar a água se não fizer isso periodicamente. Uma vez por semana é um bom começo, caso a piscina seja de uso particular. No caso de piscinas públicas, com grande rotatividade de banhistas, pode ser preciso fazer isso de duas a três vezes por semana.

4) Limpe o revestimento

Depois da escovação, chegou a hora de aspirar o fundo da piscina para remover as impurezas que ficam por lá. Tudo o que você retirou ao esfregar a superfície da piscina foi depositado no fundo, então esse momento é bem importante.
Para isso, seja cuidadoso e detalhista. Aspire o fundo da piscina por partes, não deixando escapar nem um pedacinho. No fundo da piscina também podem ficar outras impurezas, como areia e terra levadas pelos pés dos banhistas.

Aspirar o fundo da piscina

Trate os aspectos químicos da água

Agora que você já removeu todas as sujeiras e impurezas visíveis da água, chegou a hora de tratar aquilo que os olhos não conseguem ver: o aspecto químico.

Com uma fita para ver o pH da água, você conseguirá saber como está o equilíbrio químico da piscina e que tipo de produto precisa usar para torná-la própria para banho. Essas fitas são muito fáceis de encontrar e simples de usar: basta mergulhá-las na água rapidamente, esperando por cerca de 15 segundos (sem sacudir ou retirar o excesso de água), e comparar o resultado com as informações disponíveis na embalagem.

Com esse diagnóstico, pode ser necessário usar um elevador ou diminuidor de pH, cloro, eliminador de oleosidade, entre outros produtos. Cada um com uma função específica de acordo com o resultado que aparecer na fita.

Siga sempre as orientações do fabricante de cada produto e leve em conta principalmente o revestimento da piscina (para não danificá-lo), além das suas medidas e capacidade de água. Para ajudá-lo, talvez seja necessário contratar um profissional especializado no assunto.

Como tratar água da piscina – passo a passo simples

como tratar a agua da piscina

É impossível evitar a proliferação de micro-organismos na água da piscina. No entanto, manter a higienização correta evita a contaminação completa e sua insalubridade. Por isso, os testes químicos, sobretudo os de pH e alcalinidade, devem ser realizados a cada duas semanas, ou uma vez ao mês, no início e no final do dia.

1) Verifique os parâmetros da água

Para começar, verifique os seguintes parâmetros químicos:

  • alcalinidade (deve estar entre 80 a 120 ppm);
  • pH (7,0 a 7,4);
  • cloro (1 a 3 ppm);
  • ácido cianúrico (abaixo de 80 ppm).

Para realizar os testes, coloque a fita 30 cm abaixo do nível da água. Então, quando removê-la, basta comparar a cor do resultado com as presentes na embalagem.

2) Corrija os parâmetros

como tratar a agua da piscina

Se algo estiver desregulado, siga as instruções do fabricante para fazer a correção química da água.

Quando ela está verde, por exemplo, é porque sofreu com a contaminação de algas. Sendo assim, a melhor maneira para tratar piscina verde é com algicida e decantador. Eles solidificam os organismos mortos que caem e se acumulam no fundo. Assim, é mais fácil aspirá-los e removê-los. 

Ter um redutor ou elevador de alcalinidade também é importante, já que o teor alcalino da água altera o pH para mais ou para menos.

3) Finalize a limpeza com cloro

Ao final do dia, purifique a água com cloro para desinfectar, eliminar bactérias e micro-organismos nocivos. Confira as instruções do fabricante para aplicar a quantidade adequada.

Você também pode manter uma boia plástica para pastilhas de cloro boiando. Para te ajudar, aqui no Blog da Cobasi você pode conferir mais dicas sobre como e quando usar cloro na piscina!

Lembre-se de que os produtos químicos citados mantêm os parâmetros estáveis por mais tempo e não substituem a limpeza completa. Portanto, realize a higienização periodicamente. Além disso, quando não estiver em uso, cubra a piscina com uma lona telada de proteção.

Depois do trabalho duro, agora é hora de aproveitar! Divirta-se!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Mariana Araujo disse:

    Ótimas instruções.

Deixe o seu comentário