Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar gengibre: tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar gengibre

O gengibre é uma planta extremamente aromática, muito utilizada para temperar alimentos e fazer chás. Além, é claro, de contar com propriedades riquíssimas para a nossa saúde e bem-estar. Mas você sabia que existem várias maneiras de cultivá-lo? Neste texto, você vai aprender como plantar gengibre corretamente e outras curiosidades. Continue lendo!

O que é gengibre?

Antes de ensinar como se planta gengibre, precisamos falar sobre essa planta. Usada de diversas formas, esse é um alimento de origem asiática, utilizado como tempero e medicamento há milênios pelos mais diferentes povos. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o que nós comemos é o caule subterrâneo chamado de rizoma.

Por ser uma planta tropical, o gengibre gosta muito de locais quentes. Assim, mantenha seu pé de gengibre em locais que receba sol, podendo até ter contato direto com a luz solar. Em casa, deixar o vaso perto de janelas é uma excelente ideia.

Outra informação relevante é regar o gengibre com muita frequência. Coloque uma boa quantidade de água no local de plantio quando os primeiros brotinhos começarem a aparecer. O momento ideal para ser colhido é quando suas hastes atingirem uma coloração amarela. O tempo pode variar entre 7 e 12 meses.

Ao ingerir o gengibre, você poderá ter muitos benefícios, tais como:

  • Controle de doenças como diabetes;
  • Redução de cólicas menstruais;
  • Auxílio no emagrecimento;
  • Prevenção do câncer;
  • Melhoria da memória e digestão;
  • Alívio de sintomas de problemas respiratórios;
  • Melhoria dos sintomas de osteoartrite;
  • Combate às náuseas;
  • Excelente no combate às infecções e muito mais.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre a planta, que tal aprender como cultivar gengibre? Confira a seguir mais informações sobre como plantar e os cuidados necessários. Confira!

Como plantar gengibre na terra?

como plantar gengibre

Assim como plantar gengibre em vaso, escolha um espaço onde tenha sombra parcial ou com luz solar direta. Após isso, escolha um vaso grande, adicione algumas pedras no fundo e coloque o adubo, seguido pelos rizomas de gengibre com os botões para cima.

O recomendado é colocar os rizomas com 5 cm de profundidade, para garantir o melhor crescimento do gengibre. Viu como é fácil ter a sua própria plantinha em casa? Lembre-se de acompanhar rotineiramente o crescimento.

Gengibre na garrafa pet?

Uma simples garrafa pet pode ser reaproveitada para plantar gengibre. Assim, você usa a embalagem de forma sustentável. Faça alguns furos no fundo e coloque pedrinhas para fazer a água escorrer melhor. Depois, coloque terra e um pouco de adubo. Em seguida, os rizomas da planta, também em formato vertical. 

Como plantar gengibre em brotos?

Se você quiser saber como fazer uma muda de gengibre, é super simples: a partir de brotos. Basta escolher uma muda que já possui pequenos brotinhos. Se eles ainda não estiverem ali, não tem problema. É só colocar os pedacinhos da planta aromática na água morna que eles irão aparecer.

Dessa maneira, ponha os brotos em um vaso e adube bem. Após alguns dias, já será possível ver o resultado.

Como plantar gengibre na água?

Você sabia que essa planta também cresce na água? Sim, é possível. A primeira dica é semear a planta na terra. Assim, quando já estiver com caule e folhas, será possível retirar e transportar para o sistema hidropônico (técnica de cultivar plantas sem solo).

O gengibre também pode ser colocado no meio do vaso com água para espalhar as raízes por ele. É indispensável manter o pH do líquido entre 5,5 e 8,0, para que cresça e se desenvolva de modo saudável. O lugar escolhido precisa receber luz solar para a planta crescer e se desenvolver. Dessa maneira, além de aprender sobre como plantar gengibre em casa, você colabora com o meio ambiente.

como plantar gengibre

E então, gostou de conhecer mais sobre como plantar gengibre? Publicamos frequentemente diversos conteúdos exclusivos sobre jardinagem, com dicas e informações sobre plantas, flores e muito mais. Além disso, tudo o que você precisa para jardinagem você encontra aqui, na Cobasi. Tudo o que é essencial para você ter as suas próprias plantas em casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Gidalva Benta de Oliveira Santos disse:

    Gostei muito suas explicações. Gosto muito de gengibre. Agora vou planta-la em casa. Muito obrigada!

Deixe o seu comentário