Guia básico de como plantar gengibre

Compartilhar:


Como plantar gengibre

Que tal aprender como plantar gengibre? Os últimos anos nos alertaram para a necessidade de cuidarmos da saúde e nada melhor do que ter uma hortinha medicinal em casa para nos ajudar nessa tarefa.

O que é gengibre?

Antes de sabermos como plantar gengibre, precisamos falar sobre essa planta. Esta é uma planta de origem asiática e serve como tempero e medicamento há milênios para os mais diferentes povos. O que nós realmente comemos do gengibre é o seu caule subterrâneo chamado de rizoma.

Esses caules subterrâneos podem ser consumidos crus, macerados, cozidos, secos, liofilizados, não importa. E também podem ser aplicados diretamente na pele em massagens para revigorar o corpo e combater doenças inflamatórias como artrite e celulite, por exemplo.

Um exemplo de uso medicinal do gengibre é o chá, um excelente aliado no combate a gripes, resfriados ou até mesmo para aliviar os efeitos da ressaca. Além disso, o gengibre é antioxidante e, se consumido regularmente, contribui para aumentar a imunidade.

E não é para menos, afinal a planta é fonte de diversos nutrientes fundamentais como vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por fim, há diversos produtos industriais à base de gengibre para o tratamento da pele ou dos cabelos, mas também é possível fazer receitas caseiras para essas aplicações.

Por que plantar gengibre em casa?

Não custa lembrar que a vantagem de cultivar gengibre em casa vai além de suas propriedades terapêuticas, afinal de contas, também estamos falando de um delicioso ingrediente.

Seja no preparo de pratos condimentados como aqueles da culinária do sul asiático, seja em biscoitos ou pães, o gengibre é um ingrediente marcante. Aliás, há até mesmo cervejas e refrigerantes feitos com a planta como o famoso ginger ale.

E não é só isso! Além de ser compor deliciosos pratos e para fortalecer o sistema imunológico, o gengibre ainda deixa o ambiente mais bonito com suas lindas flores. Ou seja, saber como plantar gengibre é um trunfo.

A flor do gengibre

 Como plantar gengibre

O cultivo do gengibre é relativamente simples, especialmente no Brasil, já que esta é uma planta adaptada aos climas tropical e subtropical. O primeiro passo de como plantar gengibre é conseguir uma muda saudável e forte.

Depois, é preciso preparar o solo. O gengibre cresce em substratos férteis, com uma boa mistura de argila e areia. O solo não pode ficar compactado pois isso vai impedir o crescimento da planta. Também garanta um bom condicionador de solo para garantir o escoamento da água.

Isso é importante porque o gengibre ama receber água, mas detesta ficar encharcado. Como é uma planta de clima úmido, as regas devem ser frequentes. Contudo, sem um bom escoamento a planta pode adoecer e morrer.

Por fim, garanta um bom espaço para que os rizomas cresçam e se espalhem. Se for plantar em vasos escolha aqueles com, no mínimo, 15 centímetros de profundidade. O plantio geralmente é feito no início da primavera e a colheita pode ser feita cerca de sete ou dez meses depois.

Gostou de saber como plantar gengibre? Confira mais dicas de jardinagem em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário