Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber o sexo do porquinho-da-índia? Descubra

Colaboração de Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber o sexo do porquinho da índia

Um dos desafios entre os roedores é como saber o sexo do porquinho-da-índia, isso porque o bichinho não possui atributos físicos tão visíveis. Mas como tirar suas dúvidas sobre o sexo do animal? É sobre isso que vamos falar, e, para esclarecer as perguntas, temos a ajuda da Rayane Henriques, bióloga da Cobasi.

Saiba mais sobre as características do bichinho, como descobrir o sexo do porquinho-da-índia e as diferenças entre a personalidade do macho e da fêmea.

Afinal, como saber o sexo do porquinho-da-índia?

Em primeiro lugar, a bióloga comenta sobre os atributos sexuais de ambos que não são visíveis, até por conta do seu desenvolvimento.

“Os porquinhos-da-índia não apresentam dimorfismo sexual, ou seja, a capacidade de diferenciar machos e fêmeas apenas com características visuais/morfológicas. Para identificar o sexo nessa espécie é necessário observar a região genital do animal”, explica Rayane.

E como saber o sexo do porquinho da Índia filhote?

De acordo com a bióloga da Cobasi, tem como saber o sexo do porquinho-da-índia quando adultos, de forma mais assertiva. Porém, a situação é diferente com os recém-nascidos.

“Nos filhotes, ao observar a região genital, podemos encontrar uma pequena diferença entre machos e fêmeas. Costumamos dizer que os machos possuem o formato da letra ‘i’ na genital, além de ter uma distância maior entre o pênis e o orifício anal; já as fêmeas, possuem a genital com formato ‘y’ e o espaço entre a vulva e o ânus é menor”, explica Rayane.

Entretanto, segundo a profissional, ainda é uma tarefa complexa como ver o sexo do porquinho-da-Índia sem ser um especialista. “Realizar a sexagem em porquinhos filhotes é arriscado, pois a diferença entre os sexos pode ser confundida por quem não tem experiência, muitas vezes fazendo uma identificação equivocada. Isso ocorre porque os filhotes ainda não possuem a região genital totalmente formada”, finaliza.

É melhor ter um porquinho macho ou fêmea?

dica de como saber o sexo do porquinho da índia

Depende. Se você está pensando em ter mais de um porquinho, é melhor que sejam fêmeas, pois são menos territorialistas que os machos. Isto é, vão se entender com certa facilidade. Mas há outras situações que devem ser analisadas.

As pessoas que ficam menos em casa e não conseguem dar tanta atenção devem considerar dois pets para fazerem companhia um para o outro. Neste caso, como falamos, considere as fêmeas. Com relação aos machos, eles precisam crescer juntos para se respeitarem.

Por fim, a recomendação é não misturar machos e fêmeas na mesma gaiola, principalmente se você não quer acabar com uma ninhada em casa.

Você tentou, mas não tem certeza sobre o sexo do pet? A melhor forma de como saber o sexo do porquinho-da-índia é consultando um médico veterinário. Com certeza, ele terá uma resposta clara para esclarecer suas dúvidas.

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Alex Sandro da Silva disse:

    Gostei do comentário

Deixe o seu comentário