Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como usar a caixa de transporte para gatos? Aprenda!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato filhote laranja dentro da caixa de transporte

Quem tem um gato sabe o quanto esse animal preza por sua autonomia e liberdade. Isso se reflete quando precisamos coloca-los por algum motivo nas caixas de transporte para pets. Caso isso não seja feito da maneira mais adequada, pode gerar muita dor de cabeça para os tutores e até acidentes graves, como fugas.

Pensando nisso, reunimos algumas aqui algumas dicas para você treinar seu gato a usar a caixa de transporte sem estresse e com muita segurança.

O que é caixa de transporte e por que ela é importante?

A caixa de transporte é um dos meios mais seguros para levar gatos em carros, ônibus, aviões e até na rua. Muitos felinos não aceitam espontaneamente mudar do ambiente em que estão habituados para um outro, como fazem os cães com naturalidade. Até sair de casa pode ser um experiência estressante.

Além da segurança por evitar acidentes, a caixa impede possíveis fugas, o que também é importante.

Meu gato não entra sozinho na caixa, como eu faço?

gato no banco do carro
Nunca transporte gatos sem caixa de transporte ou coleira

É raro um gato aceitar, por livre e espontânea vontade, entrar em uma caixa de transporte sem um treinamento. Normalmente eles vão passar longe da portinha. Entretanto, quando adaptados, eles passam a entender a caixa de transporte como uma casa segura e divertida.

Vamos as dicas para transformar o transporte do seu gato em um lugar agradável para ele?

  1. Nunca faça o treinamento em um local público aberto, onde haja algum risco de ele se assustar e fugir. Prepare um lugar fechado, a caixa de transporte, alguns petiscos e é claro, o gato!
  2. Faça a dessensibilização: alguns dias antes do uso, deixe a caixa por perto para que ele vá se acostumando ao objeto, perceba que é algo novo mas seguro, que está ali há algum tempo sem causar nenhum mal.
  3. Deixe petiscos dentro, quem sabe ele até se aventura a entrar para comer?

Com tempo e paciência, a caixinha vai se tornar algo comum e até atrativo para o seu gato.

No dia do transporte, tente a seguinte técnica: pegue o gato com uma mão pelo dorso e, com a outra mão, segure as patas de trás para evitar que ele arranhe ou tente fugir. Coloque, então, primeiro o rosto dele para dentro da caixa e solte as mão apenas quando ele já estiver com quase todo o corpinho lá dentro. Em seguida, rapidamente feche e trave a porta, de modo que até ele girar o corpo para você, a portinha já estará fechada.

Modelos de caixas de transporte

Há diversos modelos de caixas para gatos. Os fatores a serem levados em conta no momento da escolha são principalmente o tamanho do animal e a distância a ser percorrida com ele.

  • Caixas tradicionais: são aquelas de plástico, com estrutura bem firme. Mais indicadas para longas distâncias, podem ser transportadas no bagageiro dos aviões;
  • Mochilas ou bolsas: indicadas para curtas distâncias, como idas à consulta veterinária;
  • Flexíveis, em tecido: indicadas para viagens somente quando o animal vai fazer o trajeto junto com o tutor. São boas para gatos pequenos e podem ser transportadas nas cabines dos aviões;
  • Caixas de transporte com rodinhas: são para os tutores que vão andar longas distâncias com o animal e não conseguem carregar caixas. Alguns modelos têm também a opção de alça.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário