Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coridora: saiba tudo sobre esse peixe

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Saiba mais sobre a Coridora Pimenta

Se você é um aquarista mais experiente, certamente já ouviu falar, mas caso não seja, deixe-me apresentar o peixe Coridora. Também conhecidos como “limpa-fundo” ou “limpa-vidro”, esse peixinho – que faz parte de um grupo com cerca de 180 espécies do gênero Corydoras – é extremamente popular no hobby do aquarismo.

Exóticos, resistentes e fáceis de cuidar, o peixe coridora é uma das espécies favoritas, e talvez, as mais indicadas para os iniciantes de aquarismo. Quer tê-lo em sua casa? A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a espécie: características, dicas essenciais de cuidados e muito mais. Confira!

Coridora: conheça as características da espécie

A Coridora (Corydoras) são peixes resistentes, pequenos e resilientes a diferentes condições de água. De aparência e comportamento peculiares, esses animais marinhos são originários das águas amazônicas, sendo amplamente distribuídas na bacia do baixo rio Paraná, região sul do Brasil e Argentina, e rios costeiros do Uruguai.

Vale explicar que o termo Corydora é a designação do grupo de peixes siluriformes, pertencente à família Callichthyidae. Os peixes deste gênero na fase adulta podem chegar a medir até 8 centímetros de comprimento. O menor da espécie é o Coridoras Hastatus que mede cerca de 1 ou 2 centímetros.

As cores do Coridora são um destaque à parte. Esses animais marinhos podem ser encontrados em diversas tonalidades, como: malhados, azulados, levemente rosados, entre outros. Alguns exemplares podem apresentar bolinhas pelo corpo, no formato de listras ou até com faixas em cima dos olhos.

Descrição física dos peixes Corydoras

Saiba mais sobre a Coridora Pimenta

Em relação à anatomia do peixe Coridora, eles possuem dois espinhos em suas nadadeiras peitorais, que funcionam como defesa contra predadores. Então, quando se sentem ameaçados, os espinhos são projetados ferindo o predador. Mesmo com o tamanho pequeno do peixe, os espinhos são capazes de perfurar a pele humana, inclusive sendo uma ‘picada’ muito dolorosa.

Outra característica que chama muita atenção é a capacidade olfativa das Corydoras, sendo bastante evoluída, sem um importante aliado da espécie para encontrar alimentos enterrados.

Como não possuem escamas ou mucos protetores no corpo, a estrutura corporal da espécie são placas ósseas sobrepostas. São duas fileiras de placas ósseas em cada lateral de seu corpo cobrindo a região da cabeça.

Ficha Técnica – Coridora

Nome científico: Corydoras
Ordem: Siluriformes
Família: Callichthyidae (Calictídeos)
Nomes Populares: Coridora, Limpa-Fundo, Limpa-Vidro
Distribuição: América do Sul
Tamanho Adulto: até 8cm (média comum: 4cm)
Expectativa de Vida: 10 anos
Comportamento: pacífico, gregário

5 tipos de Corydoras

Confira 5 lindas espécies de Coridora para você colocar no seu aquário:

Paleatus

corydora pimenta
Corydora pimenta (Corydora Paleatus)

O corydora paleatus, também chamado de corydora pimenta tem o corpo cinza escuro, com manchas irregulares em tons metálicos ou verdes.

Albina

Coridora albina
Coridora albina (corydora albina)

A corydora albina é uma das espécies mais procuradas por aquaristas. Suas barbatanas dorsais alongadas é uma das suas principais características.  

Bronze

coridora limpa fundo
Coridora Bronze (corydora aeneus)

Popularmente conhecido como o “limpa-planta”, o corydora aeneus é um peixe que apresenta a tonalidade castanha com tons que vão desde o amarelo ao vermelho.

Leopardo

Coridora Leopardo
Coridora Leopardo (corydora julii)

A corydora julii, também chamada de coridora leopardo, chama atenção, pois a sua cabeça é maior que o resto do corpo, que fica estreitando-se até chegar à cauda.

Sterbai

coridora sterbai
Coridora Sterbai

A coridora sterbai é um dos peixes famosos do grupo, muito por conta do seu padrão listrado de bolinhas e nadadeiras alaranjadas.

Corydora: os peixes com fama de limpadores de aquários

Quando mencionamos que esses peixes são conhecidos como limpa-fundo e limpa-vidro, não foi à toa. Os animais dessa espécie são realmente famosos por “limparem aquários”, mas, essa fama é um mito e não se aplica.

Na verdade, o que acontece é que o Corydora são peixes que têm o costume de procurar alimentos no fundo do aquário, que na visão de fora, parece que estão fazendo tarefas domésticas. Mas, não é nada disso. A função de limpar o aquário é exclusivamente dos tutores.

Criação de Coridora em aquário: tudo o que você precisa saber

O que a Coridora come?

É um peixe de dieta onívora por natureza, que irá aceitar muito bem comidas com certa variedade. Ele gosta de alimentos vivos, rações granuladas e até mesmo rações flocadas. Além disso, existem rações especializadas que afundam quando colocadas na água. Essa é ideal, pois esta espécie vai vasculhar no fundo, em busca de comida.

Além disso, lembre-se de que é essencial que a alimentação do seu peixinho consista, principalmente, na ração própria para sua espécie.

Como deve ser o aquário da Coridora?

Para escolher o melhor aquário para Coridora é preciso validar o tamanho, parâmetros e pH da água. Mesmo não sendo peixes que demandam muito espaço, a ideia é contar no mínimo com um habitat com 70 litros e com dimensões 60cm x 30cm x 40cm. Levando sempre em consideração a espécie e a quantidade de peixes. Além disso, existem outros cuidados que você precisa saber:

Limpeza do aquário

peixe coloridos
A Coridora é um dos peixes mais procurados para aquários, devido a sua beleza, pequeno tamanho e natureza pacífica.

É importante que o aquário esteja sempre limpo. A Coridora gosta de viver junto ao substrato, comendo o que encontra no fundo. Justamente por causa disso, a manutenção e higiene deve estar sempre em dia. Caso contrário, o seu peixinho pode ter sérias infecções.

Para auxiliar nessa higienização, a utilização de um filtro no aquário é uma ótima solução. O acessório será extremamente necessário para livrar o aquário de partículas indesejáveis, resíduos tóxicos, componentes químicos ou materiais em decomposição. Sendo um importante aliado para deixar o seu peixe longe de bactérias danosas. Além disso, vai ajudar a manter a qualidade do habitat ideal para o pet.

Temperatura da água.

A temperatura ideal da água para o peixe Coridora deve estar entre 22°C e 28°C, mas o mais adequado seria manter em 25°C. Com o auxílio de um termômetro e um termostato, será muito mais fácil ter esse controle da temperatura recomendada.

pH da água

Para garantir que o peixe tenha uma maior expectativa de vida, o pH precisa ser neutro mas ácido ao mesmo tempo, entre 6,5 e 7,5, parecido com as bacias sul-americanas.

Quais peixes pode colocar com Corydoras em aquários?

Estamos falando de uma espécie de peixe amigável, que precisa viver em aquários comunitários, com pelo menos mais seis peixes para se sentir segura. É importante saber que os peixes não precisam ser da mesma espécie da Coridora, mas devem ser pacíficos e sociáveis.

peixe no aquario

Pronto, agora você está pronto para ter seu Corydora! No setor de aquarismo da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para cuidar do seu peixinho. Faça uma visita!


Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário