Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Corrente para cachorro: há riscos?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
corrente para cachorro

A corrente para cachorro pode ser uma ótima opção para deixar o seu pet estiloso. No entanto, se usada de maneira incorreta ela pode ferir o seu animal de estimação. Continue com a gente neste texto e aprenda a evitar que isso aconteça!

Corrente para cachorro

As correntes para cachorro são um acessório diferente e elegante para colocar no seu pet. Nelas, você pode colocar um pingente com o nome do pet, seu nome e o telefone para contato, caso o pet se perca.

Mas para garantir a segurança do seu animal de estimação, recomenda-se o uso das correntes de aço inoxidável com maior durabilidade. Além disso, se você quiser dar um charme a mais você pode escolher uma corrente banhada a ouro.

Esse modelo costuma ser feito para cachorros de grande porte, mas você também encontra opções para cachorros pequenos.

Coleira ou corrente para cachorro, qual a diferença?

Alguns tutores podem se confundir com a nomenclatura, por isso, confira uma explicação das diferenças entre coleira e corrente.

As coleiras servem para ajudar na identificação dos pets, nos passeios, no adestramento ou servindo como suporte para as guias.

Os tipos mais comuns de coleiras são:

  • de pescoço: que fica em volta do pescoço;
  • peitoral: usadas durante passeios;
  • cabresto: usada também no adestramento.

A escolha da coleira vai depender do porte e da personalidade do cão. A coleira cabresto, por exemplo, é indicada para cães mais agitados e que costumam puxar muito durante os passeios.

Também existem coleiras que usam correntes, mas o ideal é que a corrente não fique muito tempo no pescoço do animal, pois assim há grandes chances de o pet se machucar. Por essa razão as correntes são mais usadas como acessório.

Por que evitar o uso de corrente para prender o cachorro?

corrente para cachorro

Acorrentar o cachorro pode trazer problemas físicos e psicológicos para o animal de estimação.

Isso porque o cachorro pode tentar soltar a corrente e acabar ferindo o pescoço. Além disso, se o cão ficar acorrentado em um espaço fechado por muito tempo, ele pode desenvolver atrofia nas patas.

Por isso, ao prender o cachorro é importante usar uma corrente que permita que o cão se movimente tranquilamente. Dessa forma, você pode reduzir o estresse do pet.

Além disso, cães que ficam acorrentados por longos períodos desenvolvem comportamentos agressivos, afinal, eles são seres de matilha. Por isso, precisam do contato com outros animais para se sentirem seguros e confiantes. Deixar o cão isolado só vai contribuir para que ele se torne mais hostil.

Os cachorros foram feitos para se movimentar, e mantê-los acorrentados vai tirar a alegria do seu pet.

Ainda há quem use correntes para adestrar os animais, os chamados enforcadores.

Os enforcadores são instrumentos que causam alguma dor ou desconforto nos cachorros para que eles obedeçam a comandos, como não atacar outro animal.

Embora existam enforcadores que não machucam os pets, há aqueles que causam feridas nos animais. Estes devem ser evitados a todo custo, pois, além de serem uma prática criminosa, eles não funcionam, já que o cachorro não compreende por que está sendo punido.

Além disso, atualmente existem outras técnicas para ensinar os pets a receber comandos. São exemplos as recompensas como petiscos e carinhos, assim você não estimula a agressividade do pet e ele aprende facilmente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário