Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de coleira para cachorro: saiba como escolher a ideal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coleira para cachorro

Usada para diversas modalidades, as coleiras para cachorro são soluções que promovem cuidados muito importantes, que vão desde ajudar na identificação do animal até auxiliar na hora do passeio. Se você preza pela segurança e conforto do seu pet, então precisa conhecer quais são os tipos de coleiras para cachorro.

Por não conhecerem todos os tipos de coleiras para cães, algumas pessoas ainda acreditam que o acessório esteja associado aos maus tratos, e por incrível que pareça essa é uma confusão comum. Afinal, os tutores querem oferecer sempre o que há de melhor para o seu amigo, não é mesmo?

Mas, para desmistificar essa visão, vamos ajudar você a entender a importância de usar coleiras de cachorro, apresentando benefícios e ajudando a escolher as melhores opções com base nas características do seu animal de estimação. Confira!

Principais tipos de coleiras para cachorro

Você sabe quais são os tipos de coleira para cachorro? Atualmente, o que não faltam são opções, cada uma com uma finalidade diferente, pensada no porte e outros atributos físicos e comportamentais dos cães. Essa ampla variedade tem uma justificativa: buscar atender às necessidades do animal, para que ele fique corretamente seguro e confortável usando o acessório. 

Por exemplo, os passeios com cães devem ser um momento de interação e diversão, então não queremos que o acessório, que é indispensável para a atividade, cause algum desconforto ou machuque o seu amigo. 

Pensando nisso, vamos explicar em detalhes cada modelo de coleira e para que serve. Lembrando que aqui na Cobasi você encontra uma enorme variedade de tipos, tamanhos, cores e materiais. Confira!

5 Tipos de coleiras para cachorro

1- Coleira Peitoral para cachorro

Coleira Peitoral para cachorro
Coleira Peitoral para cachorro

O peitoral para cachorro é um dos tipos de coleiras para cães mais confortáveis para caminhadas e atividades de lazer.

Recomendado para animais de pequeno e médio porte, esse modelo de coleira para cachorro não machuca e ajuda a preservar a região do pescoço dos pets, por contar com um conector que fica na parte costal do animal. O acessório é mais indicado para cães tranquilos ou que já foram adestrados.

Como o próprio nome indica, o acessório é utilizado na região peitoral do animal. O seu formato dá mais tração ao pet, mas no caso dos cães de grande porte ou que puxam muito, o tutor pode ter dificuldades em passear. Para esses casos, existem soluções mais adequadas, como o peitoral anti-puxão.

2 – Coleira anti-puxão para cachorro

peitoral anti-puxão
Peitoral Anti-Puxão

O peitoral anti-puxão, também conhecido como coleira peitoral easy walk, é muito parecido com a coleira peitoral tradicional. A grande diferença é no engate da guia, que neste modelo é colocado na parte frontal ou ao lado.

Essa pequena diferença muda tudo! Quando o cachorro puxa no passeio, ao invés de fazer pressão no tutor, seu corpo é direcionado para outro lado. Ou seja, se durante a caminhada o cachorro tentar puxar, consequentemente vai acabar girando para dentro (em sua direção). Portanto, o peitoral anti-puxão é uma solução eficaz para reduzir o hábito de puxar, principalmente em cães fortes ou agitados.

Vale ressaltar que essa correção não irá causar nenhum tipo de desconforto ou dor ao animal, inclusive para os cães que são mais persistentes. O modelo da coleira anti-puxão é bastante utilizado para adestramento e pode ser encontrado para os animais de porte médio, grande e gigante.

3 – Coleira de pescoço para cachorro

tipos de coleiras para cachorro Coleira de pescoço para cachorro
Coleira de pescoço para cachorro

Esta é, sem dúvidas, a coleira para cachorro mais famosa que existe. Ela envolve o pescoço do animal e é indicada para o uso diário e intermitente. Inclusive, o acessório contém o adicional de ser usado para colocar plaquinha de identificação com informações sobre o tutor e o animal.

O modelo é ideal para a característica física das diversas raças de cães, como os Whippets e Greyhounds, que têm pescoços mais longos. Porém, na questão comportamental, a solução é confortável para animais mais calmos e que já estão acostumados a sair na rua sem puxar. Em outras palavras, pode ser utilizada apenas para passeio de cães bem comportados e que não apresente nenhum tipo de problema de obediência.

Essas coleiras para cachorro, quando usadas, não devem ficar apertadas nem folgadas, precisam apenas ficar ajustadas corretamente ao pescoço do animal. Vale o alerta para evitar que o pet se machuque com puxões bruscos ou que fuja durante um passeio.

4 – Coleira enforcadora ou enforcador para cachorro

tipos de coleiras para cachorro coleira enforcadora para cachorro
Coleira enforcadora para cachorro ou enforcador para cachorro

O enforcador para cachorro é um tipo de coleira de cachorro recomendada para o processo de adestramento do cão ou em passeios de cães agitados. Seu funcionamento é simples: quando o pet puxa, o colar faz uma pressão no pescoço do cachorro desestimulando o comportamento.

Apesar de ser muito indicada como coleira para cachorro grande, por evitar puxões na rua, o acessório não pode ficar apertado e deve ser usado com a orientação de um adestrador ou veterinário. Se manuseada de forma errada pode machucar o animal, prejudicando a traqueia do pet.

A forma correta de utilização é deixar essa coleira para cachorro próxima a cabeça do animal, nunca na base do pescoço. Outro cuidado é com o material. Normalmente elas são de metal ou tecido resistente, cães de pelo longo devem evitar as coleiras de metal. Além disso, o enforcador só deve ser usado durante o passeio e o cão nunca deve ser preso por ela ou ficar sozinho.

Na dúvida, consulte um profissional de adestramento pra o uso correto deste modelo.

5 – Coleira cabresto para cachorro

Tipos de coleiras para cachorro: Coleira cabresto para cachorro
Coleira cabresto para cachorro

Também conhecida como coleira gentle leader, o acessório é ideal para educar cães, sendo usado por adestradores para treiná-los durante o passeio.

Como a indicação é para cães de porte médio, grande e gigante, a coleira cabresto mantém o controle sobre o focinho do animal, facilitando o direcionamento do pet durante o passeio. Então, quando o cão puxa, sua cabeça é direcionada para outro lado, interrompendo o comportamento do pet.

A coleira de cabresto é segura, confortável e não machuca o cão, mas é necessária a orientação de um adestrador ou veterinário antes da sua utilização. Vale ressaltar, que o acessório permite que o pet se alimente e hidrate durante o uso. Além disso, a solução não funciona como uma focinheira, ou seja, não impede que o cachorro morda.

Além dos cinco modelos que apresentamos acima, temos mais uma dica especial para o seu cachorro. Conheça!

Coleira Antipulgas para cachorro

tipos de coleiras para cachorro Coleira Antipulgas para cachorro
Coleira Antipulgas para cachorro

Mesmo não sendo um modelo para passeio, a coleira antipulgas para cachorro é extremamente eficaz para combater pulgas e carrapatos, assim o cão pode frequentar lugares ao ar livre com outros animais com mais proteção. O seu uso deve ser combinado junto à coleira tradicional e própria para caminhadas.

Portanto, esse tipo de coleira é a proteção que o seu pet precisa contra a ação de parasitas, que são agentes de diversas doenças caninas. Promovendo um cuidado integral e prático, a solução contém substâncias que são liberadas de forma progressiva na pele e na pelagem do animal, responsável por afastar os parasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos.

Assim, seu pet pode ir em parques e se divertir bastante, com uma proteção redobrada. 

Provavelmente, após conhecer as opções, você deve estar se perguntando qual a diferença entre peitoral e coleira para cachorro? Para essa resposta preparamos em um vídeo exclusivo na TV Cobasi, dê o play e saiba mais: 

Como escolher a coleira para cachorro?

Deu para notar que existem diversas opções de coleiras para cachorro, né? A solução facilita e muito o passeio com seu pet, tornando-se seguro e confortável para animais e tutores. O modelo ideal é definido pelo tamanho adequado, mas também depende do comportamento do pet. A seguir, separamos algumas dicas para escolher a coleira ideal. 

Como encontrar a melhor coleira para cachorro?

Essa fase de escolha demanda análise, porém não se assuste, não é algo muito complexo.

A escolha da coleira para cachorro ideal vai além de decidir qual a cor ou estampa. Primeiramente, o acessório deve ser resistente e confortável para o pet. Os fechos, ou engates, também merecem uma atenção. Além disso, outras questões que precisam ser vistas são: 

  • a coleira tem que ser fácil de colocar; 
  • que não corra o risco de soltar com facilidade;
  • atenção aos mosquetões da guia, que devem ser de boa qualidade e resistentes.
  • observar o peso e o tipo de atividade praticada. 

Quer uma ajudinha extra para escolher a coleira de cachorro? Confira a imagem a seguir onde compartilhamos tudo o que você precisa saber para fazer uma escolha certeira: 

Como iniciar o uso da coleira para cachorro?

Seu cachorro também fica animado quando ouve a palavra “passeio” e suas derivações?  Porém, não são todos os pets que gostam de coleira, e isso pode ser um desafio, já que o uso do acessório é indispensável.

Por isso, é fundamental acostumar o cachorro com a coleira desde cedo e sempre buscar associar o seu uso a alguma atividade divertida. Nesse caso, desde filhote, invista na sua utilização, seja brincando ou até com reforço positivo, oferecendo petiscos toda vez que usar o acessório. O treinamento também funciona com cães adultos!

Qual a importância das coleiras para cães?

Seja um cachorro grande ou pequeno, em casa, apartamento ou fazenda, o sucesso de um  relacionamento de longo prazo entre tutor e pet depende da construção de muito amor, dedicação e cuidados.

Essa conexão profunda é uma via de mão dupla, onde os tutores desempenham um papel fundamental na vida dos seus amigos, e para ajudar nessas ações de zelo, alguns acessórios e soluções são indispensáveis, como as coleiras para cachorro.

Tipos de coleiras para cachorro

Algumas pessoas ainda acreditam que os animais não se sentem à vontade usando o acessório, mas saiba que basta escolher dentre a variedade de tipos de coleiras para cachorro, o modelo certo para que tudo fique bem, com tutores e pets aproveitando todos os benefícios da solução, que são:

  • Ajudar na identificação do cachorro;
  • Auxiliar para ter passeios seguros;
  • Controlar a agitação;
  • Educar o animal;
  • Prevenir fugas;
  • Evitar acidentes.

Já sabe quais os melhores tipos de coleiras para cachorro? Então, corre aqui na Cobasi para comprar a coleira do seu cachorro com os melhores preços. Aproveite nossa promoção para garantir essa solução fundamental para o dia a dia de tutores e cães. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário