Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dar remédio para cachorro dormir faz mal? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
remedio para cachorro dormir

Perder noites do sono com o seu pet agitado não é fácil, por isso muitos tutores recorrem a remédio para o cachorro dormir. No entanto, assim como qualquer medicação, o seu uso indiscriminado pode fazer mal à saúde do animal.

Aprenda mais sobre os remédios para cachorro dormir e alternativas para melhorar a qualidade de vida do seu companheiro.

Pode dar remédio para cachorro dormir?

O remédio para cachorro dormir só é indicado quando prescrito por um médico-veterinário. Isso porque, geralmente, a situação pode ser contornada sem o uso de medicação.

Segundo a médica-veterinária Joyce Lima, “é importante que o tutor compreenda que filhotes e animais agitados demandam maior atenção, exigem mais tempo de interação e brincadeiras para gastar a energia que têm acumulada”.

Para dissipar toda essa energia sem precisar dar remédio para cachorro dormir você pode fazer o enriquecimento ambiental.

O enriquecimento ambiental consiste em otimizar o espaço para os cães de forma que eles o assimilem ao seu ambiente natural. Além disso, estimula o animal a usar os cinco sentidos. Uma maneira de fazer isso é usando brinquedos com dispenser para ração ou petisco.

Dessa forma, além de os cachorros gastarem bastante energia, também se evita que eles se sintam ansiosos e estressados quando estão sozinhos, o que pode prejudicar a rotina do sono. Também evite alimentá-lo pouco antes da hora de dormir, pois isso pode fazer com que ele fique agitado.

Outra alternativa para melhorar a qualidade do sono do seu pet é o uso de florais.

Os florais são um tratamento natural para o emocional dos pets. Eles contribuem para a diminuição do estresse e da ansiedade, o que consequentemente melhora o sono do animal.

Mas é importante frisar que, mesmo não sendo um remédio para o cachorro dormir, o uso do floral deve ser acompanhado por um médico-veterinário.

Posso dar remédios para cachorro dormir em viagens?

remédio para cachorro dormir

Segundo a médica-veterinária Joyce Lima, dar remédio para o cachorro dormir em viagens “é extremamente contraindicado e inclusive proibido pelas empresas aéreas e de transporte terrestre que os animais viajem sedados ou sob o efeito de medicamentos calmantes”.

Então, quando for viajar com o seu pet, as preparações devem começar bem antes. Em primeiro lugar, acostumando o animal com a caixa de transporte.

Para isso, você deixa a caixa confortável com uma almofada ou manta em um local de livre acesso para o cachorro. Quando ele entrar na caixa, o recompense com um petisco. Dessa maneira ele irá associar a caixa a algo positivo.

Além disso, ao entrar no carro brinque com o seu cachorro e lhe dê guloseimas, para que ele também faça uma boa relação desse ambiente.

Agora, já na viagem, o ideal é fazer paradas a cada duas horas para o cão tomar água e se movimentar, pois assim você diminui as chances de o seu pet ficar irritado durante a viagem.

Quais são os remédios para o cachorro dormir?

A acepromazina é um fármaco com propriedades sedativas que inibem o sistema nervoso provocando o sono. Essa medicação pode ser ministrada em gotas ou em comprimido, mas o seu uso só é recomendado com prescrição de um médico-veterinário. Isso porque a dose inadequada pode causar taquicardia reflexa, hipotensão, hipotermia e diminuição na frequência respiratória.

Outro ponto importante é que, embora alguns medicamentos humanos possam ser usados em animais, eles também devem administrados somente com a orientação de um médico-veterinário.

*Este texto contou com as orientações da médica-veterinária Joyce Aparecida Santos Lima – CRMV-SP 39824.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Dorinha Bueno disse:

    Tenho uma pastora Alemão
    Ela vai fazer um ano e desde que entrou no primeiro cio ela mudou de comportamento
    Ficou mais agitada, brinco com ela faço o que posso
    Estou esgotada
    Preciso dormir e minha mãe já é de idade

    E ela dormir comigo no meu quarto pois se ficar lá fora late muito
    Estou dias sem sono e ando nervosa e estressada
    Preciso de ajuda

  2. Maria Regina Gevaerd disse:

    Boa tarde dia. Gostaria de saber qual floral é mais indicado para minha Nina. Ela é SRD , porte pequeno está com 16 anos e tem Mal de Alzheimer.
    Trocou o dia pela noite, fica a noite inteira andando e girando em torno dela mesma. Depende do lugar que entra, não consegue sair. Está magrinha(7 kilos) mas se alimenta muito bem e faz as necessidades em qualquer lugar (isso não me incomoda). Agradeço, se puder me responder. Regina

  3. José Oliveira disse:

    Tenho um galgo-braco, 31 kg, muito esperto, que não deixa mesmo, com todos truques tocar lhe nas patas e cortar as unhas em segurança. Qual o melhor medicamento para o adormecer ou sedar sem perigo. Fico muito agradecido.

  4. Letícia disse:

    Bom dia tenho uma yorkshire de 3k vou viajar e vou levar a viagem e de 5 horas preciso de um remédio que de deixe ela sonolenta pq ela não gosta de ficar nas caixas e nem no sinto qual vc indica

    • Cobasi disse:

      Olá, Leticia! Como vai?

      Recomendamos que consulte um médico-veterinário para que ele possa avaliar todas as condições do seu pet e indicar o calmante e a dosagem correta!

  5. Andréa Onofri disse:

    Preciso saber de algum tipo de sedação para meu cachorro pois ele não deixa de jeito nenhum fazer a tosa higiênica,fica querendo morder os tosadores

    • Cobasi disse:

      Olá, Andréa! Tudo bem?
      Converse com o um médico-veterinário, pois estamos falando de um medicamento, que não pode ser usado sem consultar um profissional. Além disso, é necessário entender por que o pet tem esse comportamento qual a melhor maneira de acalma-lo.

  6. Lucas Silva disse:

    Minha cadela já está bem velhinha, ela fazia tudo normalmente, mas, de uns dias para cá, a velhice começou a dar sinais no comportamento dela, como por exemplo, a falta de sono. Ela não dorme mais em momento algum, fica andando sem parar, não ouve, não enxerga, não faz outra coisa a não ser andar sem parar. Preciso de um remédio que faça ela dormir pelo menos à noite.

    • Cobasi disse:

      Olá, Lucas! Como vai?
      Não podemos receitar remédios, mas recomendamos você a marcar uma consulta com um veterinário o mais breve possível. A saúde da sua cadela é fundamental e buscar ajuda do profissional é o melhor recurso para cuidar dela da melhor forma.

  7. Kathleen disse:

    boa tarde, eu tenho um salsicha e ele não é acostumado com viagens e fica chorando na caixa transporte, queria saber qual é a melhor indicação de remédio leve pra ele ir numa boa

  8. Barbara disse:

    eu tenho um cachorro vira lata mesmo tem apenas 8 meses antes ele era calmo dormia a noite toda e de uns dias pra cá está difícil pq a noite ele não quer dormir fica latindo e agente faz de tudo estou perdendo noite de sono e minha mãe já é de idade o que eu faço posso dá algum remédio pra ele pra dormir a noite toda e acorda só no outro dia como antes

    • Cobasi disse:

      Olá, Barbara! É importante entender a causa da mudança de comportamento do seu cachorro antes de considerar medicamentos. Mudanças bruscas podem ser devido a desconforto, ansiedade ou excesso de energia. Primeiro, tente estabelecer uma rotina diária de exercícios e brincadeiras para gastar a energia dele. Também, crie um ambiente tranquilo na hora de dormir. Evite dar remédios sem consultar um veterinário, pois ele poderá avaliar a situação e sugerir a melhor abordagem. Espero que seu cachorrinho volte a ter noites tranquilas em breve!

Deixe o seu comentário