Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Desenho de gato: conheça 11 personagens inesquecíveis

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
desenho de gato vendo tv

Todo mundo já foi criança um dia e, com certeza, assistiu muito desenho de gato durante essa fase. Afinal, esse é um bichinho pra lá de popular nas animações, ainda mais para o público infantil. Mas você já parou para pensar que talvez as animações sejam justamente o início da sua paixão por gatos?! É possível!

Quando falamos sobre desenho de gato, um dos primeiros que lembramos é o Tom da dupla Tom & Jerry, um clássico da televisão. Essa animação surgiu em meados da década de 1940, mas os felinos já esbanjavam fofura nas telas muito antes disso. 

Quando surgiu o primeiro desenho de gato?

A primeira aparição de um desenho de gato na televisão foi a do nostálgico Gato Félix, na década de 90, o Gato Félix fez tanto sucesso na época, que saiu da TV diretamente para os quadrinhos, em meados de 1923. 

Contudo, os desenhos de gato não param por aí, depois do Félix e do Tom, também ficamos apaixonados por Garfield. por exemplo. Daí em diante, com a modernidade batendo nas nossas portas, cada vez mais passamos a nos encantar outros gatos do mundo da animação e dos quadrinhos. 

Desenho de gato: 11 animações memoráveis para você assistir

E agora, que tal conhecer um pouco mais sobre os felinos que fazem sucesso no cinema e na televisão? A verdade é que gato em desenho não falta, por isso tem desde obras antigas até as recentes. Olha só:

desenho de gato

Gato Félix

Impossível não começar pelo famoso Félix. Isso porque o gato foi criado na época do cinema mudo e, por isso, ele foi desenhado na cor preta. É um gato alegre, gentil e brincalhão! Possui uma bolsa mágica, cheia de segredos e escapa de todos os perrengues.

A criação de Otto Messmer estreou em um curta de 5 minutos, o “Feline Follies”, e foi o cartoon mais popular até surgir o brilhante Mickey Mouse. Entre os vilões que estavam sempre atrás do felino se destacam o Professor e o Mestre Cilindro.

Tom & Jerry

Vai ano, vem ano, Tom & Jerry seguem no topo entre os gatos e ratos mais queridos da televisão. A série, que conta com 162 episódios, sendo um deles especial, foi criada em 1940.

Porém, o começo dessa dupla não foi nem mesmo com o nome que conhecemos hoje. Isso porque eles nasceram de um curta-metragem, o “Puss Get The Boots”, de Hanna e Barbera, e os personagens não tinham um nome de fato. Apenas seus criadores os chamavam de Jasper & Jinx.

Somente após um concurso para escolher os novos nomes que surgiu Tom e Jerry. E uma curiosidade é que na época, a combinação das palavras era uma expressão para garotos bagunceiros. O desenho deu tão certo que conseguiu garantir 7 Oscars durante sua trajetória.

Garfield

Dos quadrinhos para a TV, Garfield retrata a vida de um gato laranja, gordo, preguiçoso, muito inteligente e que ama lasanha. O personagem ganhou vida em 1978, pelas mãos de Jim Davis, que batizou o felino assim em homenagem ao avô.

Após conquistar as telinhas, em 1982, o desenho de gato foi longe. Isso porque Garfield ganhou 3 Emmys. Entre as histórias engraçadas sobre a sua criação, uma delas é que ele “nasceu” em uma cozinha italiana. Por isso adora uma boa lasanha! Por fim, esse querido personagem já foi ilustrado de diversas formas, sendo que em 2000 aconteceram as últimas mudanças.

Frajola

“Eu acho que eu vi um gatinho”, esta frase icônica de Piu-piu é praticamente um sinônimo de Frajola. E, claro, todo apaixonado por gato conhece o Frajola! Foi em 1930 que este gatinho em desenho surgiu, a animação mostra a difícil saga do animal em tentar capturar um passarinho, no caso, nosso conhecido Piu-Piu.

Aliás, sabia que o nome desse desenho de gato na verdade é “Sylvester & Tweety” fora do Brasil? Pois é! Eles fazem parte da série de animação Looney Tunes, criada pela Warner Bros.

De pelo preto e detalhes em branco, o Frajola é o gato da vovó, que além dele, também tem Piu-Piu. E o resto você já sabe, por mais que consiga pegar o passarinho, nunca pode comê-lo.

Mandachuva

Dos mesmos criadores do Garfield, surgiu o Mandachuva. O personagem teve origem na década de 60, no entanto, sua produção foi curta, contendo apenas 30 episódios. Mandachuva liderava uma gangue de gatos de rua que tentava ganhar a vida de um jeito, digamos, mais fácil. A turma estava sempre fugindo do Guarda Belo.

Cheshire

Cheshire é um gato um pouco diferente, pois ganhou fama a partir da história de Alice no País das Maravilhas. O felino, que fica especialmente no imaginário das pessoas, quase como se fosse uma alucinação, é um dos personagens da animação que até ganhou filme com atores reais.

De acordo com análises, o gato é pra lá de interessante dentro da história. Isso porque tenta guiar Alice dentro do País das Maravilhas, compartilhando as loucuras do espaço e que por ali não há sanidade. 

Mingau

Em meio a tantos gatos de diversas origens, não podemos esquecer de exaltar um gato de origem brasileira. Mingau é o gato da Magali, da Turma da Mônica, história criada por Maurício de Souza. O gato também ficou famoso nos quadrinhos e nos desenhos.

O desenho de gato só aparece na narrativa em 1989, porém sem muito destaque. Ali ele era chamado de Miau, mas após um concurso para decidir seu verdadeiro nome, foi batizado de Mingau.

Gato de Botas

Quem gosta de fábulas ou conto de fadas com certeza já conhecia o Gato de Botas, isso porque ele foi criado pelo francês Charles Perrault. Após sua aparição em seis dos sete filmes do Shrek, o Gato de Botas ganhou ainda mais fama e até uma animação própria, lançada em 2011. 

De personalidade marcante, com certeza esse gato desenho ganhou o coração de quem assistiu aos filmes. Ao longo da história, o felino se mostra um belo combatente, durão e destemido. Entretanto, quando precisa se livrar de um problema ou enrascada, adota uma feição de dó, irresistível.

Hello Kitty

Conhecida por ser a gata mais famosa do mundo, Hello Kitty foi criada por uma designer japonesa para estampar roupas. No entanto, a gatinha já apareceu em desenhos animados, quadrinhos e até já passou por algumas polêmicas, como a de se ela é ou não um gato de verdade.

Outra curiosidade é sobre por que a Hello Kitty não tem boca. De acordo com a empresa Sanrio, sua criadora, eles não queriam caracterizar a personagem como triste ou feliz. Segundo eles, ela não deveria estar presa em nenhuma emoção.

Snowbell

Quer ver só um gatinho em desenho que fez sucesso na vida real? Snowbell, o pet da família Little que se vê obrigado a conviver com um rato após seus donos adotá-lo. De raça persa, com longos pelos brancos e olhos claros, Snowbell leva uma vida tentando se convencer que, por incrível que pareça, não pode comer seu irmãozinho Stuart, um rato.

Qual o nome do desenho da gata Marie?

O filme Aristogatas nasceu em 1097 e deu origem à gatinha Marie, uma das personagens mais famosas da história. De criação da Walt Disney, a obra mostra a vida de uma turma de gatos de classe alta que ajudam um grupo de felinos da rua a encontrar o caminho de casa após um sequestro.

Se inspire e aprenda como desenhar gato com esses personagens

Ideias para desenhar felinos não faltam! Afinal, tem gatinho em desenho para todos os gostos. Você inclusive pode começar por um gato desenho animado fácil, como o Garfield e o Félix, para depois passar para outros mais difíceis. 

E então, você lembra de mais algum desenho de gato? Conta pra gente nos comentários! E se quiser ler mais sobre felinos, temos outros conteúdos para você no blog Cobasi:


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário