Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doberman filhote: saiba como cuidar desse baby pet!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doberman filhote

O Doberman filhote não é apaixonante? Difícil resistir a um pet fofo desses!

Uma das raças mais imponentes entre os cachorros, o Doberman se destaca pelo porte físico atlético, pela inteligência e por sua incrível capacidade de vigilância e proteção de seus tutores. Com origem recente, no fim do século XIX, o cão recebeu o sobrenome de seu primeiro criador, Friedrich Louis Dobermann. Sua terra natal é a cidade de Apolda,  localizada no estado da Turíngia, na região central da Alemanha. Destemido e com faro apurado, o Doberman foi selecionado para atuação policial e militar. O cão atuou, inclusive, como um dos cachorros que exerceram a função de guardiões e patrulheiros durante a Primeira Guerra Mundial.

Muito além de sua eficácia como um cão militar, o Doberman também se adaptou como um exímio protetor de lares e companheiro doméstico, mantendo a segurança do local e interagindo bem com as famílias. Tudo isso graças à sua reputação de alta dedicação, lealdade, equilíbrio e instinto rebuscado para se tornar agressivo somente ao reconhecer reais situações de perigo.

São mesmo muitas características positivas naturais à raça. No entanto, você deve estimulá-las desde os primeiros dias de vida do Doberman. Dessa maneira, ele irá se tornar um exemplo de educação e socialização, principalmente com as crianças.

Adestramento de filhotes

Por conta de sua personalidade forte e seu perfil de liderança, o adestramento desde o início da vida de um Doberman não somente garante a sua capacidade de obedecer comandos como também cria laços de afinidade com os tutores. Isso porque a atitude estimula o atributo companheiro da raça e exibe o seu lado obediente, amável, brincalhão e carinhoso. 

Para isso, o tutor deve mostrar liderança sobre o cão, evitando que ele exerça o seu perfil alfa no lugar onde mora. Falando em moradia, caso a residência não conte com um espaço amplo, o ideal é que você leve sempre o Doberman para se exercitar e ser treinado em locais abertos. Seja para correr ou para praticar exercícios físicos e mentais que o mantenham ocupado e satisfeito em gastar toda a sua grande energia e disposição, é importante. Dessa forma, você evita que o cão fique estressado.

A alimentação do Doberman filhote

Para melhor alimentação, considerando o tipo de ração e a quantidade indicada, siga a indicação de um médico-veterinário. No entanto, vale ressaltar que as rações Super Premium contam com os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cães, bem como para a preservação de sua saúde.

Em geral, até os quatro meses de vida o ideal é que você ofereça entre três e quatro refeições diárias para o Doberman. Porém, não esqueça que o mais recomendado é respeitar a quantidade indicada por um profissional, bem como pela embalagem do produto. 

Após os primeiros meses, aumente a dose, mas diminua a oferta para duas a três vezes ao dia. Nesse sentido, especialistas defendem que uma das ideias para adestramento é a retirada do recipiente após 15 minutos da oferta da refeição. Dessa forma, você ensina ao cão que ele deve comer naquele período ou deverá aguardar a próxima oferta.

doberman filhote

Outros cuidados com a raça

Respeite o calendário sugerido pelo veterinário para a vacinação do Doberman. A vacinação anual é de extrema importância, especialmente porque a raça é suscetível a doenças como parvovirose e cinomose, por exemplo. Além disso, semanalmente, você deve escovar os pelos para manter o brilho da pelagem lisa, curta e espessa da raça. Dobermans não exalam forte odor em um curto espaço de tempo, o que não exige banhos com menos de uma quinzena de distância.


Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário