Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doxiciclina para cães: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Doxiciclina: o que é, para que serve e como utilizar

A doxiciclina para cães é um antibiótico de largo espectro, ou seja, pode ser utilizada no combate a vários tipos diferentes de bactérias e alguns parasitas também. É muito comum que seu uso seja prescrito para combater doenças do trato respiratório e urinário, gastrointestinal e também oftálmico.

A doxiciclina, ou doxi, como muitas vezes é chamada, está presente tanto em antibióticos de uso humano quanto em medicamentos de uso animal. Por isso, para tratar o seu pet, é muito importante que você utilize somente as versões indicadas pelo médico veterinário. Essa é a melhor maneira de garantir que as doses utilizadas sejam adequadas, e que seu pet não fique exposto a nenhum risco desnecessário.

Uso da Doxiciclina para cães

Uso da Doxiciclina na medicina veterinária

A doxiciclina para cães pode ser encontrada no mercado em forma de comprimidos ou solução injetável. Ela é considerada um medicamento de ação prolongada, então comumente seu uso prescrito indica apenas uma dose por dia.

A eficácia da doxi é comprovada em casos muito diversos de infecção por bactérias e parasitas. Alguns deles são:

  • pneumonias e broncopneumonias;
  • faringite, otite e bronquite;
  • leptospirose;
  • tétano e brucelose;
  • infecções intestinais;
  • infecções cutâneas;
  • artrite e outras infecções das articulações;
  • gengivite;
  • em feridas infectadas;
  • no pós-operatório etc.

Como você pode ver, o uso é muito amplo, mas é fundamental que você só ofereça esse medicamento ao seu pet, assim como qualquer outro, mediante prescrição do médico veterinário. Entre os principais tipos de doxiclina para cães estão: Doxitrat, Doxitec, Doxifin, Doxivet e Doxy.

Os riscos de oferecer Doxiciclina para o seu pet por conta própria

Por mais que você seja a pessoa que conhece melhor o seu animal de estimação, e ainda que conviva com ele desde que era um filhotinho bem pequeno, não é seguro oferecer doxi, nem nenhum outro tipo de remédio por conta própria, para nenhum tipo de condição de saúde.

No caso do uso da doxiciclina para cães, você pode cometer erros no que diz respeito à dosagem adequada para o pet, ao número de vezes que o remédio será oferecido diariamente e por quanto tempo deve ser mantido o tratamento. Isso sem falar nas interações medicamentosas, que ocorrem quando o animal toma mais de um remédio ao mesmo tempo, e nos efeitos colaterais adversos, que podem acontecer com qualquer pet.

Já nos casos em que é feito o uso de medicamentos para humanos em animais, esse risco se torna ainda maior. É verdade que alguns medicamentos humanos são seguros para serem usados em pets, mas esses casos são poucos! E, mesmo assim, é preciso fazer um cálculo muito acertado para não errar na dose, nem para menos, nem para mais.

A importância de oferecer a dose certa de Doxiciclina e qualquer outro medicamento

A importância de oferecer a dose certa de Doxiciclina e qualquer outro medicamento

Ao oferecer para o seu animal de estimação uma dose de doxiciclina menor do que a que ele efetivamente precisa, você pode ficar com a falsa impressão de que o tratamento está funcionando quando, na verdade, apenas as bactérias e parasitas mais fracos estão morrendo.

Uma dose maior de doxiciclina para cachorro do que o necessário pode representar um alto risco de intoxicação para o animal. Isso pode acontecer com todos os pets, mas nos casos em que o bichinho é mais frágil, seja pela idade, porte ou fase da vida, pode ser até fatal.

Por isso, nunca medique o seu pet sem o conhecimento e a orientação do médico veterinário que faz o acompanhamento regular dele. Até mesmo um suplemento alimentar pode oferecer riscos quando mal utilizado. Seja cuidadoso, seu pet agradece!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Joilma da costa Nascimento disse:

    Meu pet está doente. Com a doença de carrapato
    Qual o remédio ideal pra ele.

  2. Catarina Bernadete disse:

    Meu cachorro está desanimado, só dorme e não como. Vivo numa cidade onde não tem veterinário o que posso fazer. Me ajudem por favor

    • Cobasi disse:

      Olá, Catarina! Como vai?
      A consulta com o médico-veterinário é de suma importância, pois somente o profissional conseguirá diagnosticar o seu pet e receitar o tratamento adequado.

  3. Brenda disse:

    Meu cachorro está com diarreia tem 4 dias hoje, pode ministrar doxiciclina?

    • Cobasi disse:

      Brenda, medicamentos só devem ser administrados com a orientação do médico-veterinário. Recomendamos que leve o seu pet para uma consulta com o profissional.

  4. Maria disse:

    Minha cadela tá fazendo xixi com odor estranho e coágulos de sangue! É um pug de 9 anos, castrada! Posso dar doxiclina ?
    Grata,

    • Cobasi disse:

      Maria, entendemos que você deseja uma solução rápida, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos a sua cadela.

  5. Amanda disse:

    Meu cão está tomando remédio recomendaram 28 dias, só que como ele é bravo é uma luta pra ir pro veterinário, será que eu posso compra mais cartela de remédio e continuar por alguns dias ?

Deixe o seu comentário