Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fauna doméstica: saiba mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato e cachorro brincando
Fauna doméstica são os animais que temos em casa. Ou seja, o seu pet

A definição de fauna é compreendida como um termo para definir o coletivo para a vida animal. Mas você sabe o que é fauna doméstica?

Existem alguns tipos de fauna, por exemplo: fauna silvestre; fauna exótica e fauna doméstica.

Para saber mais detalhes a respeito da definição de fauna doméstica, além dos tipos de fauna, leia o conteúdo a seguir e fique por dentro.

Mais sobre o conceito de fauna

O conceito de fauna tem o objetivo de facilitar a identificação dos animais naturais de uma determinada região do mundo. Dessa forma, isso ajuda a compreender quais são as necessidades fisiológicas de um determinado animal. E, além disso, por que ele tem preferência por uma certa região geográfica do planeta e não por outra.

Assim, é possível assimilar qual o melhor ecossistema para que os animais sobrevivam e procriem sem maiores dificuldades. Por isso, o cerrado, por exemplo, tem espécies animais distintas com relação à fauna marítima ou silvestre.

Fauna doméstica

No contexto já explicado, ficou fácil deduzir o que é fauna doméstica, não é mesmo? Ou seja, os animais que compõem a fauna doméstica são aqueles que através dos tempos foram convivendo naturalmente ou por meio de processos junto ao homem, dentro de casa.

A partir dessa convivência, portanto, alguns animais passaram a depender do homem para sobreviver. Há relatos de parto de vaca, por exemplo, que sem a intervenção humana pode levar ao óbito do mamífero.

Isso porque o conceito de fauna doméstica inclui não somente bichinhos de estimação, mas também animais do convívio do homem em áreas rurais, como a galinha, vaca e porco.

Hoje em dia muitos animais que pertencem a fauna doméstica são chamados de pets. Dentre eles, é possível mencionar:

  • Gato;
  • Cachorro;
  • Coelho;
  • Papagaio;
  • Periquito.

Outros tipos de fauna

A já citada fauna silvestre é composta por animais que vivem em ambientes considerados naturais, tais como florestas, rios e oceanos. Entre os animais da fauna silvestre, pode-se mencionar: jacaré; onça; mico; tamanduá; ema etc.

A fauna silvestre é dividida em algumas categorias, como a fauna da caatinga, que abriga 178 espécies de animais mamíferos, como: capivara; tatu; veado, entre outros.

Outra categoria dos animais silvestres é a fauna do cerrado, com 199 espécies de mamíferos, além de 180 répteis, 864 aves, 210 anfíbios e 1.200 peixes. O símbolo dessa categoria é o lobo-guará.

A fauna do Pantanal também é bastante rica e inclui répteis como a iguana, aves como o tuiuiú, peixes como a piranha e mamíferos como o macaco.

peixe no aquário
Os peixes também são figuras importantes na fauna doméstica

Relação do homem com os animais

Historicamente, o homem sempre conviveu com animais em seu entorno. Inclusive, alguns deles foram sendo consagrados para o seu convívio diário, como o próprio cachorro e o gato.

Embora alguns animais que hoje pertencem à fauna doméstica sejam, na verdade, animais silvestres, foram sendo pouco a pouco domesticados pelo homem e hoje convivem pacificamente com as pessoas. Como é o caso dos papagaios, por exemplo.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é a fauna doméstica, que tal dar uma conferida no site da Cobasi para ver se não está faltando nada para o seu pet? Veja aqui os produtos para seu cachorrinho, gatinho, passarinho, peixinho ou outro tipo de bichinho.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário