Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro Fila brasileiro: saiba tudo sobre essa raça nacional

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro fila brasileiro correndo

A primeira raça canina do país a ser reconhecida internacionalmente pela Federação Cinológica Internacional (FCI) não poderia deixar de levar o Brasil em seu nome. Sim, estamos falando do cachorro Fila brasileiro, que tem um coração gigante, do tamanho de seu porte. Conheça mais sobre esse pet.

Qual é a raça do Fila Brasileiro?

Também conhecido como “Cão boiadeiro”, “cabeçudo onceiro” e “cão veadeiro”, o cachorro fila brasileiro é uma raça, criada nas antigas fazendas de Minas Gerais e recebeu tais designações por conta de seu poderoso olfato e por sua incrível habilidade para a caça de onças, veados e outros animais. Também é reconhecida pelo auxílio aos peões na movimentação da boiada. 

Ficha Técnica – Fila Brasileiro

Altura: machos (65 a 75 cm) e fêmeas (60 a 70 cm)
Peso: 45 a 50 quilos
Expectativa de vida: 9 a 12 anos
Temperamento: amável, protetor, territorial

Fila Brasileiro: alimentação e exercícios

Fila Brasileiro no jardim
O Fila Brasileiro é uma raça que ama os seus tutores e tem um forte instinto de proteção.

Sua robustez, seu tamanho e sua força provocam sustos aos mal-intencionados. Com altura de 65 a 75 cm para machos e 60 a 70 cm para fêmeas, esse grande companheiro pesa cerca de 50 quilos. Por isso, precisa manter a condição física com uma alimentação na medida certa, sempre indicada por um médico-veterinário – tanto para manter as necessidade nutricionais quanto para evitar sobrepeso.

O especialista pode indicar com precisão a quantidade e o tipo de ração mais indicado para o seu Fila Brasileiro. Além, é claro, de exercícios constantes. Adepto a grandes caminhadas, essa espécie deve ser criada, preferencialmente, em lugares espaçosos. Dessa forma, ele poderá se manter ativo.

Comportamento

Cão de guarda por excelência, o Fila brasileiro apresenta uma  personalidade marcante. Dentro de casa, com o tutor e seus familiares, por exemplo, é dócil, amável e obediente, além de ser tolerante com a presença de crianças. Absolutamente fiel, o cão sempre busca a companhia dos humanos da casa e nunca deixa de demonstrar suas características de proteção. 

Por outro lado, com desconhecidos e quando seu instinto aponta para uma possível ameaça, o cachorro deixa o seu temperamento sereno de lado. Nesses momentos, o cão passa a adotar uma postura de coragem, valentia e intimidação a estranhos. Essa variação de temperamento é visível em suas expressões faciais e corporais.

Por ser um cão de temperamento forte e extremamente guardião a seus tutores, a aproximação de pessoas estranhas ativam o instinto protetor do Fila Brasileiro. Portanto, se você tem o hábito de receber visitas, é essencial educar o seu pet desde filhote.

Assim, ele aprenderá a identificar verdadeiras aproximações de perigo, bem como entenderá seu comando para tranquilizá-lo em relação a quem chega.

Principais cuidados

O Fila brasileiro é tão companheiro que não dará quase nenhum trabalho quanto à sua higienização. A começar pela quantidade de banhos: apenas um a cada dois meses durante períodos mais frios e apenas um por mês durante o verão. Opte por um shampoo específico para pelos curtos. 

Banho mesmo, só de sol – principalmente pela manhã ou fim da tarde, quando não está tão forte. Assim, você deixa o pelo do seu amigão mais brilhante, com aspecto saudável e bem nutrido.

Fila Brasileiro (Canis lupus familiaris)

Falando em pelagem, a escovação dos pelos deve ser feita semanalmente. Mas não se preocupe! Será uma tarefa agradável e rápida, como em outros cães de grande porte e pelo curto. Basta uma simples passagem de escova para retirar os fios mortos.

Por último, o cuidado com os dentes não pode ser deixado de lado. Escove os dentes de seu pet com frequência para evitar problemas bucais como o tártaro.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Vera Lucia disse:

    Eu tenho uma Fila Brasileiro tigrado .Ela tem 6 meses .E muito amorosa comigo e meu marido .Obedece os comandos .Estranhos sem a nossa presença, nem pensar em chegar perto .Adoro ela .O nome é Pantera

  2. Rita Budart disse:

    Tenho três, uma fêmea e dois machos são uns amores com a família, mas realmente atacam outros cachorros e pessoas estranhas

Deixe o seu comentário