Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

8 frutas do verão e seus benefícios nutricionais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
A acerola é uma das principais frutas do verão

Com a chegada da estação mais quente do ano, as tendências começam a aparecer, como as frutas de verão. Opções suculentas e nutritivas para hidratar e refrescar nos dias de muito calor. 

Seja para comer naturalmente, fazer sucos ou drinks, preparamos uma seleção que destaca os nutrientes e benefícios das frutas típicas do verão. Saiba mais!

Quais os benefícios das frutas no verão?

Do dia 21 de dezembro até 21 de março é o verão, época do ano onde as temperaturas são mais altas, que demandam certos cuidados com a pele e a alimentação, por exemplo.

Então, com a chegada do verão, é importante que as pessoas se mantenham hidratadas e saudáveis. Por isso, é comum buscar por frutas. Esse tipo de alimento ajuda é altamente benéfico à saúde. 

Por exemplo, o consumo diário de frutas é responsável por: 

  • melhorar a imunidade;
  • regular o funcionamento intestinal;
  • hidratar;
  • prevenir doenças crônicas;
  • reduzir o colesterol;
  • auxiliar na saúde da pele.

Além disso, precisamos falar do valor nutricional. As frutas de verão, em geral, levando em conta a sazonalidade, estão no auge do seu sabor e textura. Ou seja, mais benefícios e mais nutrientes.

Assim, adicionar esse tipo de alimento à rotina só potencializa os ganhos positivos para o organismo. Além de garantir o aporte de antioxidantes e outros nutrientes importantes. 

Por exemplo, muitas das frutas são ricas em vitamina C e compostos bioativos – como os polifenóis e os carotenóides – essenciais contra os efeitos dos radicais livres.

Agora que conhecemos os principais benefícios, chegou a hora de fazer a lista de feira com sabor de verão.

8 frutas de verão e seus benefícios nutricionais

Para ter uma alimentação mais saudável durante a estação, faça a escolha certa. De abacaxi ao melão, confira as melhores opções para esta época do ano. 

1. Abacaxi

abacaxi cortado em pedaços
O abacaxi é fruta cítrica tropical, rico em ferro, magnésio e outros nutrientes importantes e benefícos à saúde humana

A primeira indicação de frutas típicas do verão é o abacaxi, uma importante fonte de vitamina A, C e do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, e B9). Sem esquecer dos minerais essenciais para a saúde: manganês, magnésio e potássio.

Não à toa, uma fatia grande de abacaxi fornece cerca de 50% das necessidades diárias do organismo. Vale ressaltar que a fruta possui uma enzima chamada bromelina, que é responsável por ajudar na digestão, pois faz a quebra de proteínas dos alimentos. 

2. Ameixa

nêspera ameixa amarela
A ameixa é uma fruta carnosa e suculenta, que pode ser encontrada nas cores vermelha, amarela ou roxa escura.

Do azedinho da casca até o sabor doce da polpa, a ameixa é composta por nutrientes poderosos e aliados à boa digestão. 

Dentre os seus atributos nutricionais, essa fruta de várias cores e formatos, é também uma fonte rica de vitaminas e minerais. Nutrientes que beneficiam o sistema imunológico e o fortalecimento ósseo. 

3. Coco

frutas inverno coco
A polpa do coco é rica em fonte de fibras e gordura saturada.

Essa é uma fruta que tanto a água quanto a polpa são apreciadas e benéficas para a saúde e, claro, para refrescar nesta época do ano.

Além de garantir hidratação, a fruta ajuda a repor eletrólitos com seu líquido. Já a sua polpa – rica em vitamina C e várias vitaminas do complexo B – apresenta baixo índice glicêmico, que auxilia na diminuição da velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos. Sendo bastante indicada para pessoas com diabetes.

4. Goiaba

posso dar goiaba para cachorro
Rica em antioxidantes e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C, a goiba é saborosa e boa para a saúde gastrointestinal.

Abundante no Brasil, a goiaba é uma fruta originária da América tropical com sabor inigualável e um grande leque de nutrientes. 

Por exemplo, é uma opção rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda no combate de doenças.

Quer mais motivos para consumir goiaba? Seu alto nível de fibras ajuda a melhorar a saúde digestiva e no combate da constipação, o que é benéfico para a regularidade intestinal.

5. Maracujá

frutas de verão maracujá
O maracujá é uma fruta indicada para controlar os níveis de colesterol e glicose, como também regular a pressão sanguínea.

Para os fãs de suco de maracujá, vocês ficarão felizes em saber que além de saborosa, a fruta contém vitaminas A e C, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Além disso, é fonte rica de flavonoides e um potencial antioxidante.

Os principais benefícios da fruta estão nas propriedades terapêuticas, que ajudam a combater o estresse, ansiedade e insônia. Porém, os seus nutrientes também são bons para o controle dos níveis de colesterol e glicose, além de regular a pressão sanguínea. 

Frutas de verão: dicas para cultivar em casa

A seguir, preparamos mais três dicas, mas com um adendo: detalhamos também como cultivá-las em casa. 

Então, para os interessados em plantar sua própria fruta, aqui vão algumas informações que você precisa saber. 

Acerola

mulher segurando acerolas
A acerola é uma fruta tropical pequena com sabor levemente ácida, rica em vitamina C.

Essa fruta tem um dos maiores teores de vitamina C e, apesar de ser pequena, a acerola tem um valor nutricional altíssimo. 

Para cultivar a aceroleira em casa, é necessário ter em mente que a temperatura média ideal deve estar na casa dos 26ºC. 

A muda da árvore deve ser plantada em um solo areno-argiloso que seja drenado e tenha uma leve umidade constante. 

Além disso, a acerola pode ser plantada em vaso, contanto que seja fundo. É comum que em oito meses os frutos já comecem a aparecer.

Melancia e Melão

Essas frutas são muito populares no Brasil, principalmente no verão. Também é importante citar que são ótimas fontes de potássio, que ajudam no controle de pressão arterial e asseguram sua saúde cardíaca.

Em relação ao cultivo, o método é bem parecido, mas com algumas especificações. Por exemplo, é importante saber que cada planta de melancia precisa ter em média 3 m² de área disponível, que precisam ser cultivadas em uma terra arenosa, profunda e adubada. 

Já se você for plantar melão, a área pode ser menor, com cerca de 1 m². Também é possível plantar em um vaso, com apoio na vertical para que as gavinhas do meloeiro consigam se apoiar.

É essencial cultivar essas duas plantas em um local de temperatura elevada, entre 21ºC e 35ºC e manter a terra úmida. 

Você deve regar suas plantas com um borrifador todos os dias, garantindo que o solo esteja sempre úmido. 

A melancia é uma das frutas do verão mais consumidas

No caso da melancia, é fundamental parar a irrigação duas semanas antes da colheita. Isso garante que os açúcares das frutas fiquem mais concentrados. 

Gostou de conhecer algumas opções de frutas de verão e seus benefícios? No Brasil, estima-se que existem cerca de 312 espécies nativas, se estiver pensando em cultivar alguma, consulte o Blog da Cobasi para dicas e informações. 

Já no site da Cobasi, no setor de jardinagem, você encontra tudo o que é essencial para o cultivo de plantas, como: terra, adubo, acessórios, regadores e muito mais. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário