Frutas do verão: conheça as principais e como cultivá-las

Compartilhar:


A acerola é uma das principais frutas do verão

Quando o verão chega, é importante que as pessoas se mantenham hidratadas e saudáveis, por isso é comum buscar as frutas do verão. Esse tipo de fruta ajuda na hora de manter sua saúde em dia em dias mais quentes. 

Por isso, separamos uma lista de frutas do verão brasileiro para quem deseja curtir ao máximo essa estação, sem precisar sair da sua casa. Neste artigo, vamos mostrar como conseguir plantá-las em casa e garantir um alimento saudável para sua família.

Por que algumas frutas nascem mais no verão? 

Algumas frutas se adaptam melhor em alguns climas e temperaturas do que outras. A época do ano influencia a qualidade das frutas, por isso, plantá-las e consumi-las no período certo, além de saboroso, ainda garante a segurança de que você está consumindo um alimento com uma menor quantidade de agrotóxicos.

Para assegurar que as frutas que você está consumindo são orgânicas, você pode fazer o plantio em casa. Por isso, nós vamos te mostrar algumas das frutas do verão populares no Brasil. Confira a seguir:

Uma das principais frutas do verão é a acerola

Essa fruta tem um dos maiores teores de vitamina C, e apesar de ser pequena, a acerola tem um valor nutricional altíssimo. Para cultivar a aceroleira em casa, é necessário ter em mente que a temperatura média ideal deve estar na casa dos 26ºC. 

A muda da árvore deve ser plantada em um solo areno-argiloso, que seja drenado e tenha uma leve umidade constante. Além disso, é importante ter em mente que ela pode ser plantada em vaso, contanto que seja fundo. É comum que em oito meses os frutos já comecem a aparecer. Com isso em mente, você pode plantar sua aceroleira antes do verão.

A melancia é uma das frutas do verão mais consumidas

Melão e melancia também são comuns no verão 

Essas frutas são muito populares no Brasil. O método de cultivo de ambas é bem parecido. É importante saber que cada planta de melancia precisa ter em média 3 m² de área disponível, mas é importante fazer isso em uma terra arenosa, profunda e adubada. Já se você for plantar melão, a área pode ser menor, com cerca de 1 m², mas também é possível plantar em um vaso com apoio na vertical para que as gavinhas do meloeiro consigam se apoiar.

É essencial plantar essas duas plantas em um local de temperatura elevada, entre 21ºC e 35ºC, e manter a terra úmida. Também é importante citar que as frutas são ótimas fontes de potássio, ajudam no controle de pressão arterial e asseguram sua saúde cardíaca.

Você deve regar suas plantas com um borrifador todos os dias, garantindo que o solo esteja sempre úmido. No caso da melancia, é fundamental parar a irrigação duas semanas antes da colheita. Isso garante que os açúcares das frutas fiquem mais concentrados. 

Agora que já conhece essas frutas do verão, você poderá aproveitar a estação e ficar com a saúde em dia.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário