Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que fazer com gato comendo terra?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato comendo terra é normal?

A gente sabe que tem bichinho que gosta de variar no cardápio, mas ver um gato comendo terra já é um pouco demais, não é mesmo? Bom, esse comportamento não é tão incomum assim, embora ainda não se tenha certeza do porque os animais fazem isso.

Na verdade esse comportamento tem um nome. Ao chegar no veterinário, o gato comendo terra geralmente é diagnosticado como tendo a síndrome de pica. Essa síndrome também acontece entre humanos e é caracterizada pela ingestão compulsiva de substâncias que não são alimentos.

Motivos de um gato comendo terra

Embora ainda não haja consenso sobre os motivos dessa síndrome, os médicos e veterinários atribuem esse comportamento a alguns fatores como falta de nutrientes ou anemia.

Comer terra ou até mesmo tijolos seria um modo instintivo de repor esses nutrientes pois são elementos que contém bastante ferro.

Mas nem só o desequilíbrio químico está por trás da síndrome de pica, outro motivo possível é comportamental. Um gato comendo terra pode estar simplesmente entediado ou, o que é pior, deprimido e angustiado

Meu gato está assim, o que fazer?

Se perceber seu gato comendo terra não se desespere. Apesar de estranho, esse comportamento não é nocivo. O que importa é entender por qual motivo ele resolveu trocar a ração por terra.

Para descobrir o porquê agende assim que possível uma consulta com o veterinário. Provavelmente o animal precisará fazer alguns exames para conseguir identificar a raiz do problema. Depois da identificação, o profissional vai indicar o melhor tratamento.

Se for deficiência nutricional uma boa forma de ajudar seu bichinho é apostando em uma alimentação de alta qualidade, como as rações super premium. Dessa maneira você vai garantir uma nutrição balanceada e com ingredientes de qualidade superior.

Além disso, as rações super premium ainda serão um incentivo para o seu bichinho largar a terra e provar algo muito mais gostoso. Especialmente se o problema for comportamental, apostar no sabor vai ser de grande ajuda para recuperar o animal.

Atenção à saúde mental do pet

Além de alimentos saborosos e nutritivos, dê atenção à parte emocional do seu pet mesmo antes de levá-lo ao veterinário. Ele tem uma vida feliz e saudável? Tem espaço e brincadeiras para gastar energia e se divertir?

Um gato comendo terra porque está entediado é um pouco mais fácil de recuperar do que um gato comendo terra porque está deprimido. De qualquer forma, tenha sempre brinquedos à mão e, de preferência, com um pouco de catnip para agradar o bichano.

E o contrário também vale. Confira se esse comportamento começou graças a um ambiente com excesso de estímulos ou muito caótico. Gatos são animais sensíveis e que se assustam facilmente.

Em resumo, um gato comendo terra não é motivo de desespero, mas deve passar por uma avaliação com o veterinário. E se você oferecer alimentos de qualidade e uma vida rica ao seu bichinho, ele não vai ter muito motivo para comer terra.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Adilson Neres disse:

    O meu Bichano estava comendo terra então
    Poderá ser estresse ? Ele terá que fazer uma avaliação de veterinário ?

    • Cobasi disse:

      Oi Adilson, como vai? Pode ocorrer por vários motivos, falta de nutrientes ou emocional. Indicamos uma vista ao medico veterinário para melhor análise!

Deixe o seu comentário