Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato escaminha: o que é e principais características

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato escaminha

Também conhecido como “Tartaruga”, o gato escaminha causa estranheza e confusão. Isso porque muita gente não está acostumada com a coloração mesclada desses felinos.

Além disso, muita gente confunde a coloração com a raça do gato. Por isso estamos aqui para te explicar mais sobre o gato escaminha!

O que define um gato escaminha?

gato escaminha

Existem diversas cores e raças de gato, por isso é muito comum associar o gato escaminha a uma raça. No entanto, essa é apenas uma nomenclatura que se deve ao padrão de cores do animal.

O gato escaminha possui a pelagem em tons de preto e laranja, por isso é comum ver alguém chamá-los de gato-tartaruga ou gato-escama-de-tartaruga. 

Uma curiosidade sobre esses gatos é que, na maioria dos casos, eles são fêmeas. O que determina essa coloração são os genes do pet. Por isso, embora existam machos escaminha, eles são mais raros. 

Para entender melhor como isso funciona, temos que lembrar das aulas de genética: os machos possuem cromossomos XY e as fêmeas XX. As cores da pelagem são ligadas aos cromossomos e, nesse caso, as cores preta e laranja são ligadas ao X. 

Como os gatos machos possuem apenas um cromossomo X, é mais difícil que eles recebam as cores preta e laranja ao mesmo tempo. Já as fêmeas conseguem facilmente obter essa coloração, afinal, elas possuem dois cromossomos X. 

Então quer dizer que não existem machos escaminha?

gato escaminha

Não necessariamente! Embora seja mais raro, existem, sim, machos preto e laranja. Contudo, eles possuem a síndrome de Klinefelter, isto é, uma anomalia cromossômica que permite que alguns gatos tenham três cromossomos, ou seja, os gatos seriam XXY.

Raças de padrão escaminha

Embora seja comum associar a coloração diferenciada a gatos vira-latas, esse padrão não é exclusivo deles. Você pode encontrar algumas raças de gato com essas cores. 

As raças de gato Angorá, Persa e Americano de pelo curto são as mais comuns de terem gatos escaminha. 

Diferenças entre gato escaminha e gato tricolor

gato escaminha brincando

Também pode ocorrer confusão entre esses dois padrões de coloração, pois é muito comum encontrar gatos preto, laranja e branco ou com diluições de cores, como cinza-claro e laranja-claro. No entanto, eles são conhecidos como gato malhado, Piebald ou Calicos

Já os gatos escaminha possuem exclusivamente duas cores: preto e laranja. 

Gato escaminha: temperamento

gato escaminha

Os gatos escaminha possuem temperamento agradável. Elas são atrevidas, gostam de miar, são carinhosas e muito apegadas aos tutores. Muito fieis e leais à família, as gatinhas sempre demonstram o quanto amam estar por perto de quem mais gostam. Além disso, transmitem todo esse amor com mordidas, lambidas e ronronados.

Na verdade, as gatas escaminha são as divas do mundo felino, devido ao seu temperamento forte e independente. O título vem do termo tortitude, abreviação de tortoiseshell (pelagem escama de tartaruga, em tradução) com a palavra atitude, em inglês. No entanto, não há provas de que esses pets tenham mais tortitude que outros.

Além disso, as gatas escaminha são muito inteligentes e fáceis de treinar. Para tanto, é necessário estimular o pet com brincadeiras e adestramento.

Existe preconceito com o gato escaminha?

gato escaminha

Assim como os gatos pretos, que sofrem preconceito por alguns humanos os associarem às trevas, os gatos escaminha também passam por isso em alguns lugares. 

Por serem animais diferentes e às vezes até pouco conhecidos, na hora da adoção os escaminha acabam ficando por último. Contudo, os gatos-tartaruga são muito amorosos e fieis aos tutores e merecem um lar feliz, com uma boa caminha, ração e brinquedos.  

Símbolo de sorte

gato escaminha

Apesar do preconceito acerca do gato escaminha, em outros países o pet é adorado, aliás, ele é inclusive um símbolo de sorte. Um dos mitos da Escócia e Irlanda diz que, quando esses pets entram em casa, trazem sorte para o lar.

Já nos Estados Unidos acredita-se que o gato escaminha é um pet que atrai dinheiro, acredita?! Por sua vez, lendas asiáticas antigas dizem que o escaminha veio do sangue de uma jovem deusa que nasceu de uma flor-de-lótus.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Maria de Lourdes Malu . disse:

    Ganhei essa gata há 7 anos ela era toda pelagem escura e tinha manchas bege ,fui me apaixonando hoje está linda castrada e um dengo amo demais a Rayana minha escaminha

  2. Ligia Ansaldi da Silva disse:

    Os gatos escaminhas são lindos!!!!!

  3. Valquiria disse:

    Eu tenho uma escaminha ela as vezes faz barulho igual uma corujinha pq ela faz esse barulho tenho curiosidade poderia me dizer oq ela faz isso

  4. ana rosa guerra disse:

    Tenho um escaminha fêmea…linda, carinhosa, inteligente, amo. Adorei a reportagem

  5. Rosamaria disse:

    Amo minha filha Anna Doroti !!

  6. Selner Monteiro disse:

    Minha gata safira é muito dócil e agradável, mas as bipolar kkk

  7. Mel disse:

    Eu tenho uma que até agr achei que era escaminha mas o pelo dela tem preto, amarelo, laranja e branco 🤡
    Mas jurooo ela é muito parecida com o gatinho da 2° foto e da 4° foto então agr tô meio confusa
    (Ela é vira-latinha, peguei na rua)
    E tbm a personalidade dela é totalmente diferente kkkkkk
    Ela é super independente, gostar de brincar de brigar, NÃO MIA, não demonstra carinho abertamente é bem sútil o carinho dela, não é amigável com estranho…. Em resumo ela é totalmente o oposto do que diz no post kkkk

    Mas amo minha neném, só que agr não tenho ctz se considero ela escaminha ou tricolor 😭

  8. Eu tenho duas meus amores amo elas disse:

    Tenho duas escaminhas

  9. Joanair Arruda de Jesus disse:

    Eu tenho uma escaminha linda que encontrei
    perto de um lixão, no momento o que tinha pra comer era uma salsicha, dei um pedaço a ela e ganhei uma mordida, tamanha era a fome dela. Kkkk Não deu outra, peguei e ainda falei “Que lindo desse ainda não tenho”

Deixe o seu comentário