Gato miando bravo: como identificar e acalmar o pet

Compartilhar:


gato miando bravo

O miado é o som característico dos gatos e ele pode representar uma infinidade de situações. O gato miando bravo é uma daquelas em que devemos ter mais atenção e, por isso, preparamos este artigo completo para você.

Continue a leitura e descubra qual o som de gato bravo e como acalmar o seu pet.

Qual é o barulho que o gato faz quando está bravo?

“Interpretar o miado de um gato pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora, isso porque eles estão vinculados a forma de comunicação, e é bastante comum que aos nossos ouvidos eles soam sempre como um pedido, como por exemplo de comida ou mesmo carinho”, explica a médica-veterinária Natasha Fares.

O barulho de gato bravo com outros animais ou até com pessoas pode ser alto e assustador. Afinal, o objetivo é afastar o que o importuna.

“Quando um gato se sente desconfortável, estressado ou mesmo bravo, é natural que tal miado se expresse de forma mais aguda, o chamado ‘miado de boca aberta’, no qual fogem da característica dos murmúrios, o famoso “purr”, expressado em sensações positivas. De qualquer forma, a interpretação do miado é muito variável de acordo com o contexto, difícil de ser interpretada isoladamente”, acrescenta a especialista. 

Agora você já sabe que um gato miando bravo abre a boca mais do que o normal e emite um som mais agudo, a dra. Natasha explica como confirmar o comportamento: “Além do miado de gato bravo, é muito importante que você também fique atento às expressões faciais, movimentos de orelha e da cauda“. Agora ficou fácil, não é mesmo?!

Como gato fica bravo?

Gatos podem ficar bravos ou estressados em diversas situações, como cortar as unhas ou conhece rum novo amigo.

“Os gatos apresentam diversas particularidades, sendo também uma espécie bastante sensível às consequências do estresse. Não é incomum vermos gatos adoecendo em função do estresse, o que pode ser notado através de alterações em trato urinário e trato respiratório, assim como a queda da imunidade. Esses são apenas algumas doenças que podem surgir. Além dos problemas sistêmicos, não podemos deixar de comentar sobre o quanto as brigas, agressividade e estresse por trás de tudo isso reflete na diminuição do bem-estar e qualidade de vida desses felinos”, explica o veterinário Claudio Rossi.

É… são vários os motivos que podem deixar um gato bravo, irritado ou inseguro. Além dos riscos físicos das brigas com outros animais ou até de arranhões e mordidas em humanos, o estresse não faz nada bem para os nossos amigos peludos podendo até desencadear doenças sérias. Por isso, quando ouvir um gato miando bravo é importante saber o que fazer para reverter o quadro.

Para essas situações, o médico-veterinário Claudio Rossi tem uma recomendação: “o Feliway é um grande aliado na diminuição dessas sensações, pois é capaz de proporcionar conforto e bem-estar, mesmo em situações desafiadoras”.

O que é o Feliway e como ele funciona?

Ouviu o som de gato miando bravo e quer resolver de vez a situação? O Feliway é um produto que proporciona conforto e bem-estar, colaborando para reduzir o estresse e ajudando em várias situações adversas. Para isso, ele exala um odor imperceptível para humanos, mas que relaxa e acalma os gatinhos.

“O Feliway Classic corresponde ao análogo sintético do odor facial felino, ou seja, o mesmo odor que os gatos liberam no ambiente quando esfregam a cabeça nos móveis e em objetos. Esse odor atua como uma mensagem química, e é capaz de proporcionar a sensação de conforto e bem-estar mesmo em situações desafiadoras do dia a dia, tal como a chegada de um novo membro na família (humano ou pet), micção inapropriada, arranhaduras indesejadas, entre outros. Tal sensação se deve ao fato de que esses odores chegam à parte emocional desses gatos, chamado de sistema límbico, onde ocorre a modulação do comportamento. Vale lembrar que o mesmo é percebido apenas pelos gatos, não apresentando qualquer cheiro ou cor a nós humanos ou outras espécies de animais, além de não possuir contraindicações”, explica a médica-veterinária Nathalia Fleming.

Esse “cheirinho” que apenas os gatos sentem é chamado de feromônio e ele pode ajudar também em outras situações: “para conflitos e brigas existentes em casas com dois ou mais gatos, podemos contar com Feliway Friends, que atua da mesma forma que o Feliway Classic, porém transmite uma mensagem capaz de apaziguar conflitos entre os gatos, proporcionando um ambiente mais calmo e agradável a esses felinos briguentos e territorialistas”.

Agora você já sabe como identificar um gato bravo miando e, principalmente, como resolver a situação, levando mais saúde, bem-estar e harmonia à sua casa. Ainda tem dúvidas? Deixe uma mensagem nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário