Descubra se gato pode comer atum

Compartilhar:


gato pode comer atum

A hora de comer é um dos momentos mais importantes para os pets. E os gatos não são diferentes! Esses pequenos peludos adoram se alimentar, e só de ouvir o barulho do saco de ração ou petisco, já saem correndo. Mas muito se pergunta sobre a alimentação dos gatos. É comum ouvir um tutor questionar se gato pode comer atum. Afinal, o que será que os gatos podem comer além das rações? 

Os médicos veterinários reforçam que é fundamental oferecer produtos destinados aos pets. Isso porque há um grande risco de outros alimentos causarem intoxicação alimentar nos animais. Por isso, siga conosco para descobrir se gato pode comer atum e outros petiscos!  

É verdade que gato pode comer atum?

Tão logo você abre uma lata de atum e seu gato logo aparece pela cozinha? Nós sabemos o quanto esses felinos são apaixonados por peixes. Aliás, não é à toa que esse é o formato da maioria dos brinquedos para os gatinhos. Mas será que os gatos podem comer atum? 

É comum que os tutores se perguntem principalmente se o pet pode comer atum em lata. Isso porque é extremamente comum que os felinos se interessem pelo alimento, logo que sentem seu cheiro. É importante deixar claro que peixes enlatados não podem fazer parte da dieta dos pets. Assim como outros alimentos processados, o atum enlatado pode fazer muito mal para a saúde do seu amigo. 

Esse alimento tem altos níveis de sódio, e isso não é recomendado para os felinos. Ingerir alimentos com esse teor de sódio pode ser extremamente prejudicial à saúde dos gatos, podendo até mesmo afetar o sistema urinário delicado desses animais. Outro ponto muito importante é que o atum enlatado contém mercúrio, um metal pesado muito tóxico para os felinos. Quando consumido em grandes quantidades, esse elemento pode afetar o sistema nervoso do gato. 

gato-pode-comer-atum

Como servir atum para o pet?

Como já aprendemos, os gatos não podem comer atum enlatado. No entanto, a restrição é apenas para o atum enlatado. Você pode servir outras versões do peixe aos gatos, mas com moderação. 

Mesmo que os felinos sejam grandes fãs dos pescados, esse tipo de alimento não pode ser o principal na dieta deles. Por isso, se você deseja alimentar seu pet com atum, o ideal é que ele seja oferecido apenas em ocasiões especiais, como um petisco. 

Essa recomendação serve tanto para o atum quanto para outros tipos de peixes, pois o excesso desse alimento pode provocar um déficit de vitamina B1 no organismo do gato. Além disso, é importante deixar claro que a melhor forma de oferecer esse alimento ao pet é com o atum cru.  

Contudo, é importante que o peixe esteja fresco e que venha de uma pesca recente e de qualidade, mas essas são alternativas bem difíceis. Por isso, se você tem apenas o atum congelado, é necessário que ele esteja cozido, no ponto de mal passado. 

Tem outras curiosidades sobre os felinos? Confira outros posts no Blog da Cobasi e saiba tudo sobre a rotina dos gatos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário