Gato pode comer tomate? Descubra se faz bem ou mal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato pode comer tomate? Não!

Para os seres humanos, esse é um item que faz muito bem, mas será que gato pode comer tomate? Por ser um dos ingredientes mais comuns na mesa dos brasileiros, muitos tutores se perguntam se podem dar o vegetal vermelhinho para o pet.

Apesar de ser um item saudável para nós, que é amplamente usado na culinária, o organismo dos pets é diferente. Por isso, o ingrediente não deve ser usado para os felinos, afinal tomate faz mal para gato!

Gato pode comer tomate?

Pode até parecer estranho, mas a resposta para “gato pode comer tomate” é não!

Está curioso para descobrir qual o motivo pelo qual gatos não comem tomate? Nós adiantamos que são vários!

Para começar, o tomate possui uma substância chamada solanina, que mesmo em pequenas quantidades pode desencadear reações gastrointestinais no seu gato. Também encontrada na batata, berinjela e pimentão, essa molécula causa intoxicação em gatos podendo resultar em diarreia, vômito e até alergia.

E não é só no fruto do tomate que a solanina está presente e que o tutor deve ter cuidado. Ela está em maior concentração nas folhas e nos galhos do tomateiro. Por isso, mesmo se você não der tomate para o gato comer, tenha cuidado com o vegetal na sua horta. Se a sua dúvida é se gatos podem comer tomate, saiba que nem ter o tomateiro em casa é recomendável.

Se você ainda não está convencido, temos mais alguns motivos para que a resposta da pergunta “gato pode comer tomate?” seja “não”.

O valor nutricional não é indicado para gatos, já que eles são exclusivamente carnívoros. Além disso, a acidez do fruto pode dar gases, dores abdominais e diarreia no bichinho.

O gato pode comer molho de tomate?

Nem tomate cru e nem em molho, os gatos não podem comer tomates de nenhuma forma! Se você busca opções para variar a alimentação do seu pet, aposte em rações úmidas em sachês ou latas.

Além de deliciosas e saudáveis, elas possuem a formulação nutricional adequada para os nossos amigos bigodudos.

O que fazer quando o gato comeu tomate?

Se o seu gato come tomate ou ingeriu o alimento apenas uma vez, o correto a fazer é observar. Caso seja uma pequena quantidade e a intoxicação não cause nenhum sintoma, apenas tenha mais cuidado com o local em que guarda os vegetais e remova o tomateiro do local.

No entanto, se o pet apresentar alergia, diarreia, vômito ou mudanças comportamentais é necessário procurar um veterinário. O profissional vai avaliar o seu gato e pode pedir exames complementares. Os tratamentos mais comuns são repouso, lavagem estomacal e o uso de medicamentos para alergia ou intoxicação.

Agora que você já sabe que gatos não devem comer tomate, que tal conhecer algumas dicas de petiscos saudáveis que os gatos amam?

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário