Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer tomate? Descubra se faz bem ou mal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato pode comer tomate? Não!

Para os seres humanos, esse é um item que faz muito bem, mas será que gato pode comer tomate? Por ser um dos ingredientes mais comuns na mesa dos brasileiros, muitos tutores se perguntam se podem dar o vegetal vermelhinho para o pet.

Apesar de ser um item saudável para nós, que é amplamente usado na culinária, o organismo dos pets é diferente. Por isso, o ingrediente não deve ser usado para os felinos, afinal tomate faz mal para gato!

Gato pode comer tomate?

Pode até parecer estranho, mas a resposta para “gato pode comer tomate” é não!

Está curioso para descobrir qual o motivo pelo qual gatos não comem tomate? Nós adiantamos que são vários!

Para começar, o tomate possui uma substância chamada solanina, que mesmo em pequenas quantidades pode desencadear reações gastrointestinais no seu gato. Também encontrada na batata, berinjela e pimentão, essa molécula causa intoxicação em gatos podendo resultar em diarreia, vômito e até alergia.

E não é só no fruto do tomate que a solanina está presente e que o tutor deve ter cuidado. Ela está em maior concentração nas folhas e nos galhos do tomateiro. Por isso, mesmo se você não der tomate para o gato comer, tenha cuidado com o vegetal na sua horta. Se a sua dúvida é se gatos podem comer tomate, saiba que nem ter o tomateiro em casa é recomendável.

Se você ainda não está convencido, temos mais alguns motivos para que a resposta da pergunta “gato pode comer tomate?” seja “não”.

O valor nutricional não é indicado para gatos, já que eles são exclusivamente carnívoros. Além disso, a acidez do fruto pode dar gases, dores abdominais e diarreia no bichinho.

O gato pode comer molho de tomate?

Nem tomate cru e nem em molho, os gatos não podem comer tomates de nenhuma forma! Se você busca opções para variar a alimentação do seu pet, aposte em rações úmidas em sachês ou latas.

Além de deliciosas e saudáveis, elas possuem a formulação nutricional adequada para os nossos amigos bigodudos.

O que fazer quando o gato comeu tomate?

Se o seu gato come tomate ou ingeriu o alimento apenas uma vez, o correto a fazer é observar. Caso seja uma pequena quantidade e a intoxicação não cause nenhum sintoma, apenas tenha mais cuidado com o local em que guarda os vegetais e remova o tomateiro do local.

No entanto, se o pet apresentar alergia, diarreia, vômito ou mudanças comportamentais é necessário procurar um veterinário. O profissional vai avaliar o seu gato e pode pedir exames complementares. Os tratamentos mais comuns são repouso, lavagem estomacal e o uso de medicamentos para alergia ou intoxicação.

Agora que você já sabe que gatos não devem comer tomate, que tal conhecer algumas dicas de petiscos saudáveis que os gatos amam?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário