Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

É verdade que gato tem pesadelo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato tem pesadelo?

É comum que tutores de felinos se preocupem em saber se gato tem pesadelo. Eles têm razão, questionar sobre os sonhos dos gatos é relevante, afinal de contas esses animais passam a maior parte da vida dormindo.

Será que gato tem pesadelo?

Mas como saber se gato tem pesadelo? Ou, para começo de conversa, como saber sequer se os gatos sonham? Essas questões têm sido pesquisadas pelos biólogos e veterinários com encefalogramas e análise da atividade cerebral dos bichinhos enquanto dormem.

Embora não haja certeza possível, as pesquisas indicam que é extremamente provável que os gatos sonhem enquanto dormem e que, sim, alguns desses sonhos podem ser desagradáveis.

Ora, mas os tutores preocupados já imaginavam isso. Afinal, basta observar um gato dormindo e perceber como às vezes ele mia e mexe o rabo, orelha e patas. Alguns chegam mesmo a ficar agressivos e parecem brigar enquanto dormem.

Sinal claro de que os bichinhos estão sonhando com conflitos e perigos. E é aqui que entra a angústia dos tutores. Afinal, o que fazer quando um gato tem muitos pesadelos e fica agitado durante o sono?

Como posso ajudar?

Sabe aquela história de que acordar uma pessoa sonâmbula não é boa ideia pois isso a deixaria assustada e confusa? Pois bem, o mesmo vale quando o gato tem pesadelo. Se perceber que seu pet está passando por sonhos ruins deixe que ele acorde espontaneamente.

Se até mesmo para humanos é difícil discernir o sonho e a realidade logo que acordam, pense como seria a situação com os felinos. Além de deixar o animal mais assustado, acordar um gato que tem pesadelo também é arriscado para o tutor. As chances que o gato ataque quem o acordou são grandes.

Se o seu gato acabou de acordar de sonhos intranquilos, espere que ele se oriente e se acalme. Esteja por perto para que ele se sinta seguro e dê carinho assim que ele aceitar. Contudo, mais importante que agir na hora do pesadelo, é garantir que seu bichinho tenha bons sonhos.

Bons sonhos, gatinho

Os pesadelos são importantes para ensaiarmos em nossas mentes possíveis situações ruins do dia a dia. O gato que sonha que está brigando ou sendo perseguido por outro animal estará mais preparado para responder a essas situações caso elas aconteçam.

Por isso, por mais angustiante que seja, lembre que os pesadelos existem por um motivo. Ainda assim, os tutores podem mudar algumas coisas para minimizar os pesadelos dos gatos e garantir bons sonhos ao pet.

O que deve ser feito, basicamente? Tornar o cotidiano do pet seguro e feliz. Gatos que se sentem em segurança são mais corajosos e mais alegres. As chances de um pesadelo acontecer em gatos que vivem em ambientes conturbados e agressivos é bem maior do que aqueles que vivem em um ambiente saudável e seguro.

Como garantir que seu pet tenha bons sonhos? Invista em uma boa caminha ou nicho onde o gato se sinta seguro ao dormir. Ofereça uma alimentação balanceada e saudável, alguns petiscos ou catnip também são bem-vindos. E, por fim, encha a casa de brinquedos e acessórios para ele gastar energia e se divertir!

Agora que você já sabe que gato tem pesadelo e que, no entanto,  é possível ajudá-lo a ter bons sonhos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário