Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster anão: como cuidar desse pequeno animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster anão

Pequeninos, dóceis e sociáveis, o hamster anão é um ótimo pet. Quando estão vivendo na natureza, eles ficam em grupos e crescem nas florestas, pastagens e desertos em países como China, Mongólia, Cazaquistão e Sibéria.

Há alguns tipos de hamsters anões para criar em casa: Winter White, Campbell e Roborovski. Os dois primeiros têm origem russa. Para ter um hamster em casa, é preciso preparar um espaço específico para eles.

Como cuidar e proteger seu pet

O primeiro passo é comprar uma gaiola. Esses animaizinhos tem cerca de 10cm, por isso, é preciso escolher uma em que ele ficará confortável. E consiga brincar. As bolas e rodas de exercícios são os mais tradicionais e preferidos brinquedos. E não se assuste com os barulhos na madrugada. Os hamsters anões são animais que gostam de aproveitar a noite.

Esses animaizinhos gostam muito de companhia, ficam tristes sozinhos. Dê bastante atenção e coloque a gaiola em lugar em que seu pet possa acompanhar a movimentação da casa.

Também é importante que ele fique em um local com boa ventilação e luz natural. Mas tenha cuidado: eles não podem ser expostos diretamente a luz solar para que não tenham insolação. Esses pets são muito sensíveis.

Com relação a alimentação, o hamster anão precisa comer diariamente. A dieta deles deve ser baseada em rações específicas para eles. Mas você também pode oferecer frutas, legumes e verduras, como alface, couve, cenoura e maçã. E sempre deixe água fresca disponível para o seu bichinho.

Não se assuste: o hamster anão pode hibernar

Uma das principais características desses animais é que eles hibernam. Se estiverem muito quietinhos, gelados e duros, podem estar nesses momentos. E isso porque é o funcionamento do metabolismo dos animais homeotérmicos, como os hamsters, que mantém a temperatura corporal adequada.

E em que circunstâncias a hibernação pode acontecer? Quando há queda brusca na temperatura do ambiente, normalmente abaixo dos 15°C. Alimentação inadequada também pode levar seu pet a hibernar. Isso porque eles podem estar com pouca energia para passar os dias. E acabam precisando preservar a que tem. E fique atento, já que eles podem levar alguns dias para acordar.

Como saber se o hamster está hibernando

Separamos algumas dicas do que observar e como agir:

– Mesmo estando hibernando, o seu pet ainda estará respirando. Os movimentos serão muito discretos. Por isso, observe com atenção.

– Tente se lembrar se ouve uma mudança brusca de temperatura nos dias que antecederam a hibernação.

– Outro ponto a considerar é a saúde do seu hamster. Se ele estava ativo e sem apresentar qualquer problema nos dias anteriores, provavelmente ele está apenas hibernando.

Por serem bem pequenos, com pouca reserva de energia corporal, o processo de hibernação pode ser perigoso para o hamster anão. Para que ele não corra o risco de acabar não voltando do processo, tente aquecer e reanimar o seu pet. Faça isso com toalhas ou bolsas de água, mas cuidado para não estarem quentes demais. Vai ser importante também você procurar um médico veterinário sempre que seu pet apresentar um comportamento diferente.

Continue acompanhando as postagens do nosso blog para saber como cuidar bem do seu hamster.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário