Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Conheça a ilha das cobras localizada no litoral de São Paulo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cobras rastejando na ilha das cobras
A ilha da Queimada Grande é habitada apenas por cobras

A ilha das cobras fica localizada no litoral sul de São Paulo, entre as cidades de Peruíbe e Itanhaém. A Ilha da Queimada Grande, além de ser de difícil acesso, é conhecida por ter a maior concentração de serpentes do Brasil. Conheça mais sobre essa história.

População de cobras na Ilha da Queimada Grande

A população de cobras na Ilha da Queimada Grande é estimada em 15 mil habitantes, divididos em duas espécies: as jararacas e as dormideiras.

Uma curiosidade sobre o local é que as jararacas são endêmicas da ilha, ou seja, não podem ser encontradas em outros lugares do mundo.

Por que a ilha da Queimada Grande tem esse nome?

O nome dessa ilha no litoral paulista tem relação com a população de serpentes. De acordo com artigo do Instituto Butantan, tudo começou com a instalação de um farol marítimo na região no século XIX.

A manutenção do sinaleiro era feita por marinheiros que habitavam a ilha e, para evitar o risco de serem picados pelas serpentes, ateavam fogo da mata. É por causa disso que ela recebe o nome de Ilha da Queimada Grande.

A ilha é das cobras

Desde a década de 1920, quando o farol foi automatizado, não há presença de humanos na Queimada Grande. Ou seja, hoje a ilha é das cobras.

Aliás, de acordo com a prefeitura de Itanhém, responsável pelo local, a visitação da ilha é proibida pelos turistas. Apenas profissionais que trabalham com o meio ambiente é que possuem autorização para desembarcar e acessar a ilha.

Localização da ilha das cobras

Jararaca ilhoa: a dona da ilha

A história da jararaca ilhoa é bastante curiosa. Elas são descendentes das jararacas tradicionais, porém que ficaram isoladas na Queimada Grande após o fim da Era Glacial, há 111 mil anos.

Com o aumento da temperatura e, consequentemente, o aumento do nível do mar, elas ficaram isoladas do continente. Por isso, tiveram que se adaptar e criar novos hábitos para sobreviver.

Por exemplo, a alimentação desse réptil é restrita a anfíbios e centopeias quando filhotes e aves já na fase adulta.

De características arborícolas, elas possuem porte médio, sendo menores e mais leves do que seus antepassados. Por outro lado, a sua cabeça é ligeiramente maior do que as jararacas comuns.

A maior ilha com cobras do mundo

A maior ilha de cobras do mundo fica localizada na China. A ilha de Shedao abriga, aproximadamente, 20 mil espécies, de acordo com estimativa do Butantan.

Apesar disso, a Ilha da Queimada Grande é a que possui a maior concentração de uma só espécie de serpentes.

Gostou de conhecer a curiosa ilha das cobras? Para aprender sobre animais silvestres, continue navegando no Blog da Cobasi.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário