Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lambari-roxo: saiba como plantar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lambari-roxo

Se você está buscando por uma planta versátil para adicionar ao seu jardim, o lambari-roxo é uma ótima escolha. Com folhas vibrantes e aparência exótica, a espécie não exige muitos cuidados e é ótima para decoração de ambientes. Saiba mais!

Conheça tudo sobre o lambari-roxo

O lambari-roxo (Tradescantia zebrina) é uma suculenta conhecida por sua beleza exuberante e cor intensa. As suas folhas pequenas variam da tonalidade roxa vibrante até os tons mais suaves de rosa. 

Essa planta é amplamente cultivada em jardins e vasos de todo o mundo devido à sua fácil adaptação e à capacidade de florescer durante longos períodos.

Pertencente à família Amaranthaceae, o lambari-roxo é uma planta herbácea, nativa do México.Também conhecida como trapoeraba, a espécie vem ganhando muitos adeptos no Brasil, sendo comumente encontrada em projetos paisagísticos.

Vale destacar que ela se popularizou por ter aparência exótica e ser uma planta de fácil cultivo, sendo usada em diversas composições com outras plantas, em canteiros, jardins e até vasos – ideal para criar contraste. 

Para que serve a planta lambari-roxo?

Além de ser bastante utilizado no paisagismo, o lambari-roxo também se destaca por possuir propriedades medicinais. 

Na medicina popular, o lambari-roxo é consumido por meio de chá, que é indicado para o tratamento de algumas condições, como: 

  • infecção urinária;
  • problemas vasculares;
  • pressão arterial alta;
  • entre outras doenças.

No México, a planta é conhecida e usada para combater a dor de dente e do intestino. Além disso, os mexicanos também usam a espécie para fazer um refresco, chamado Água de Matali, feito com a infusão das folhas, limão, açúcar ou mel e gelo. 

Porém, para qualquer forma de consumo, é fundamental a orientação médica. Isso porque tem uma questão importante sobre a planta: pode comer a planta lambari-roxo?

planta lambari roxo
Lambari-Roxo é uma planta que ajuda a purificar o ar, como também remover toxinas e poluentes do ambiente.

Apesar de não ser uma planta totalmente tóxica, o lambari-roxo pode causar irritação e até mal-estar se for ingerida. Além disso, não deve ser ingerido por animais ou crianças, por causa do alto nível de oxalato de cálcio.  

Como cuidar da planta lambari-roxo?

Resistente e de fácil cultivo, o lambari-roxo pode ser plantado em vasos, canteiros, jardins, jardineiras e até como planta pendente. Com alguns cuidados simples é possível ter essa linda espécie na decoração da sua casa. 

Então, para garantir que o lambari-roxo prospere e mantenha sua beleza vibrante, é importante fornecer as condições de cultivo adequadas. Confira a seguir:

Solo

O substrato ideal para o lambari-roxo é a mistura de terra e areia. Desse modo, será mais fácil a drenagem para manter o solo apenas úmido. Cuidado essencial para evitar que a raiz apodreça e também o ataque de pragas, por causa do acúmulo de água. 

Luminosidade

Esta planta prefere luz solar direta a parcial. Esse cuidado é importante, pois a coloração do lambari-roxo está diretamente relacionada à quantidade de luz que a planta recebe.

É simples, se ficar mais exposto ao sol, as folhas tendem a ficar completamente roxas. Mas, se você quer manter o aspecto manchado, o ideal é cultivá-la à meia-sombra.

Rega

Regue sempre que a terra estiver seca. De duas a três vezes por semana, observe atentamente se o substrato está seco, uma boa dica é colocar o dedo na terra e sentir a umidade. 

Fertilização

Para acelerar o crescimento, o uso de fertilizantes orgânicos ou adubo mineral NPK 10-10-10 é uma boa alternativa. Principalmente, se for feito na melhor época de plantio, que é entre a primavera e o verão.

Poda

Realizar podas regulares estimula o crescimento saudável e ajuda a manter a forma e o tamanho desejados da planta. Na hora de podar o lambari-roxo, faça cortes acima do nó de onde vêm as folhas. 

lambari roxa pendente

Gostou de conhecer mais sobre o lambari-roxo? Essa é uma espécie que tem beleza estética que combina com diversos tipos de ambientes. 

Se você quer cultivá-la em casa, então precisa visitar o setor de jardinagem da Cobasi. Aqui, você encontra tudo o que é essencial para a rotina de cuidados com as suas plantas, como: vasos, adubos, fertilizantes, acessórios e muito mais. Aproveite nossas promoções!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário