Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Limpar orelha de gato: veja o passo a passo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato deitado de cabeça pra baixo
Embora sejam independentes, os gatos precisam de ajuda na higienização das orelhas

Certamente você que é apaixonado pelo universo dos felinos certamente já se questionou como limpar orelha de gato.

Mesmo os gatos sendo tão higiênicos em seu dia a dia, chegando ao ponto de realizar o próprio banho, o tutor não deve se enganar: de tempos em tempos, a sua orelha precisa ser limpa.

Isso porque a língua do seu gato não alcança as suas orelhas. Por essa razão, você que é um tutor dedicado e apaixonado pelo seu animal de estimação, precisa aprender como limpar ouvido de gato.

A limpeza da orelha auxilia a impedir:

  • Infecções;
  • Fungos;
  • Parasitas.

Leia este artigo e saiba a melhor maneira de executar essa tarefa aparentemente enigmática.

Quais são os instrumentos adequados?

Para colocar em prática a tarefa sobre como limpar orelha de gato, comece do começo: escolha os instrumentos adequados para essa atividade. A primeira dúvida do tutor sobre como limpar a orelha do gato é como fazer o pet aceitar essa intervenção.

Não há muito segredo para isso, trata-se de uma tarefa que tem de ser feita e que vai incomodar o seu amigão. Dessa maneira, procure ser rápido, e certamente o estresse do seu pet será menor. Assim, para que esse processo de higienização seja o mais rápido possível, o indicado é que os instrumentos que serão utilizados já estejam prontos para serem manipulados.

Então, anote o que é necessário para essa limpeza: uma toalha seca; um pote com água; um limpador auricular específico para gatos, além de um algodão que esteja limpo e seco.

Passo a passo de como limpar orelha de gato

Após colocar à disposição o material que será utilizado durante a limpeza, é chegada a hora de executar a tarefa! O segundo passo é escolher um momento em que o bichano está relaxado. Isso pode fazer toda a diferença. 

Isso porque, como já dito anteriormente, convencer o seu bichinho a ser higienizado pode não ser tarefa das mais fáceis. Mesmo que seja aconselhável limpar a orelha do gato de forma rápida, não é aconselhável que seja feito com pressa. Por isso, reserve um tempinho para o seu pet nesse momento.

O terceiro passo para saber como limpar orelha de gato é tentar mantê-lo tranquilo em segurança durante a higienização. Isso faz com que ele se acostume com essa atividade, que deve ser feita de tempos em tempos, e perceba que não está correndo nenhum risco.

Gato molhado tomando banho
Mãos à obra! Higiene é saúde para o animal

Mãos à obra!

É importante iniciar essa limpeza pela parte de fora da orelha, tendo em vista que ela é mais fácil de ser visualizada, o que descomplica tudo, não é mesmo?

Molhe o algodão e o passe suavemente junto a orelha do seu pet, retirando as sujeiras que puder identificar.

Após tirar toda a sujeira possível, seque com a toalha a região. Cuidado! Preste atenção para que a água não caia na orelha do seu amigo.

Em seguida, é preciso limpar a parte de dentro da orelha, o que requer maior prudência no movimento. Outra opção para quem busca informações sobre como limpar orelha de gato é fazer uso de um limpador auricular específico para este pet.

Mesmo após deixar o seu felino com as orelhas limpinhas, nunca é demais levá-lo ao veterinário para que ele veja se está tudo bem com o seu amigão!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Vanessa Silva disse:

    Bom dia!! Muito obrigado feito amei saber como cuidar do ouvido do meus gatos ❣️

Deixe o seu comentário