Lírio Aranha: saiba tudo sobre as características e dicas de como cuidar

Compartilhar:


lírio aranha

A natureza realmente proporciona  tudo o que existe de mais belo no mundo, o lírio aranha, por exemplo, é uma prova viva de que isso é verdade. De folhagem e flores ornamentais, delicadas, belas e perfumadas, essa é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene, ou seja, com muitas histórias e curiosidades para contar. Então, que tal conhecer mais sobre essa espécie? 

Lírio Aranha: principais características

Em geral, essa planta faz parte do gênero Hymenocallis e da família Amaryllidaceae, grupo com mais de 50 tipos diferentes de bulbos. Originária de todo litoral da América do Sul, inclusive o Brasil, essa é uma planta bastante versátil, pois pode crescer em diversos ambientes e condições diferentes, como na água, em áreas pantanosas e regiões secas. 

Essa herbácea pode ser cultivada isolada ou em grupos, a meia-sombra. O seu formato chama muita atenção pelos seus cachorros que se assemelham a um guarda-chuva, ou como o nome sugere, uma aranha. Suas pétalas de flores brancas, longas, estreitas e caídas podem chegar até 60 cm de comprimento. 

As flores aparecem no verão e são bem perfumadas. Inclusive, para os apaixonados por jardinagem essa planta exótica que se destaca na natureza é uma ótima opção para paisagismo e uso decorativo de ambientes. Mas, atenção, o lírio aranha é uma planta tóxica, ou seja, o vaso tem que ser mantido longe de crianças e pets. 

E se você está planejando decorar sua casa com planta lírio aranha, confira mais informações sobre a espécie nas cores branca, vermelha e azuis. 

Lírio aranha branco

lírio aranha branco

O lírio é uma planta que sempre rende a possibilidade de lindas decorações, e com a versão aranha branco, não é diferente. Inclusive, é um dos tipos mais procurados por apreciadores de plantas. A característica destaque é sua coloração branca e por serem muito perfumadas. Uma combinação e tanto para decorar qualquer ambiente. 

Lírio aranha vermelho 

lírio aranha vermelho

A flor simboliza dor e saudade O lírio da aranha vermelha é a flor que simboliza morte, dor e saudade, na cultura japonesa. Com nome científico de Lycoris Radiata, a planta possui uma floração exuberante de cor vermelha-coral, com folhas lineares e com hastes de 30 a 70 centímetros. As suas inflorescências, conjuntos de flores, surgem entre o final do verão e outono.

Qual significado?

Em resumo, lírio aranha tem diversos significados. Em alguns países asiáticos é a flor do amor, mas para outros a justificativa pode ser ambígua, com outras denominações relacionadas à inocência, pureza, paixão, entre outros. Na sociedade japonesa, por exemplo, a planta tem uma grande representatividade como símbolo no budismo.

Como cuidar de Lírio Aranha

A planta tem um processo de cultivo fácil e não é exigente em relação à manutenção. Basicamente, as dicas de como cuidar da flor são:

1. Iluminação: garanta que a planta receba a dose adequada de luz e evite deixá-la nas na sombra.

2. Regue seu lírio-aranha frequentemente, sem exagero, mas que mantenha-o de forma hidratada o suficiente para florescer;

3. O solo precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.

4. Escolha vasos grandes para não atrapalhar ou limitar o crescimento da planta. 

5. Observe se há insetos predadores, como caracóis e lagartas no seu lírio-aranha. 

6. Veja se não tem flores mortas ou secas, pois elas podem impedir que  essas plantas que sua planta floresça.

7. Invista na fertilização da sua planta, com fertilizante e água e aplique uma vez por mês.

Pronto! Agora você já está por dentro de tudo o que precisa saber para começar a cuidar do lírio aranha. Além da praticidade nos cuidados, essa é uma espécie que vai deixar o seu ambiente com mais vida e cores.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário