Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio Aranha: saiba tudo sobre as características e dicas de como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio aranha

A natureza realmente proporciona tudo o que existe de mais belo no mundo, o lírio aranha, por exemplo, é uma prova viva de que isso é verdade. De folhagem e flores ornamentais, delicadas, belas e perfumadas, essa é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene, ou seja, com muitas histórias e curiosidades para contar. Então, que tal conhecer mais sobre essa espécie? 

Lírio Aranha: principais características

Faz parte do gênero Hymenocallis e da família Amaryllidaceae, grupo com mais de 50 tipos diferentes de bulbos. Presente em todo litoral da América do Sul, inclusive o Brasil, é uma planta bastante versátil, pois pode crescer em diversos ambientes e condições diferentes, como na água, em áreas pantanosas e regiões secas. 

Essa herbácea pode ser cultivada isolada ou em grupos, a meia-sombra. O seu formato chama muita atenção pelos seus cachos que se assemelham ao guarda-chuva, ou como o nome sugere, uma aranha. Suas pétalas de flores brancas, longas, estreitas e caídas podem chegar até 60 cm de comprimento. 

As flores aparecem no verão e são bem perfumadas. Inclusive, para os apaixonados por jardinagem essa planta exótica que se destaca na natureza é uma ótima opção para paisagismo e uso decorativo de ambientes. Mas, atenção, o lírio aranha é uma planta tóxica, ou seja, o vaso tem que ser mantido longe de crianças e pets. 

E se você está planejando decorar sua casa com uma planta lírio aranha, confira mais informações dessa flor que pode ser encontrada nas cores branca, vermelha e azul. 

Lírio aranha branco

lírio aranha branco

O lírio é uma planta que sempre rende a possibilidade de lindas decorações e sua versão branca não é diferente. Inclusive, é um dos tipos mais procurados por apreciadores de plantas. As características principais são a cor branca e o perfume forte. Uma combinação perfeita para decorar qualquer ambiente. 

Lírio aranha vermelho 

lírio aranha vermelho

O lírio aranha vermelho é a flor que simboliza morte, dor e saudade, na cultura japonesa. Com o nome científico de Lycoris Radiata, a planta possui uma floração exuberante de cor vermelha-coral, com folhas lineares e com hastes de 30 a 70 centímetros. As suas inflorescências, conjuntos de flores, surgem entre o final do verão e outono.

Qual é o significado?

Em resumo, lírio aranha tem diversos significados. Em alguns países asiáticos é a flor do amor, mas para outros está relacionada à inocência, pureza e paixão. Na sociedade japonesa, por exemplo, a planta tem uma grande representatividade simbólica no budismo.

Como cuidar de Lírio Aranha

Esta planta tem um processo de cultivo fácil e não é exigente em relação à manutenção. Basicamente, as dicas de como cuidar da flor são:

1. Iluminação: garanta que a planta receba a dose adequada de luz e evite deixá-la na sombra;

2. Regue seu lírio aranha frequentemente, sem exagero. Mantenha-o hidratado o suficiente para florescer;

3. O solo precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem;

4. Escolha vasos grandes para não atrapalhar ou limitar o crescimento da planta;

5. Observe se há animais predadores como caracóis e lagartas no seu lírio aranha. 

6. Veja se não tem flores mortas ou secas, pois elas podem impedir que sua planta floresça;

7. Invista na fertilização da sua planta, com fertilizante e água. Aplique uma vez por mês.

Pronto! Agora você já está por dentro de tudo o que precisa saber para começar a cuidar do lírio aranha. Além da praticidade nos cuidados, essa é uma espécie que vai deixar o seu ambiente com mais vida e cores.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Tamires disse:

    Obrigado por essas dicas eu tenho o lílio Aranha eu queria saber que mês que ela nasce a flor

  2. Regina Lúcia Pressinoti disse:

    Obrigada pelas informações!

Deixe o seu comentário