Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio-da-chuva: como cuidar, cultivar e tudo sobre essa planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio-da-chuva

Do gênero Zephyranthes, o Lírio-da-chuva é uma das espécies mais conhecidas. Trata-se de uma flor elegante e bastante requisitada por jardineiros iniciantes e apaixonados por plantas. Com uma grande busca por essa espécie, o interesse passou por uma evolução, em conhecer os cuidados, cultivos e como ter em casa. Por isso, vamos contar tudo o que você precisa sobre o Lírio-da-chuva. Saiba mais!

Tudo sobre o Lírio-da-Chuva

Essa é uma planta que além de ter uma variedade de cores, como: rosa, lilás, amarelo e branca, também é recheada de curiosidades. Por exemplo, a flor Lírio-da-chuva tem esse nome, pois ela floresce depois de dias com chuvas fortes – o que acontece nas estações da primavera, verão e outono – daí sua nomenclatura popular. 

Outro ponto interessante é o significado do nome científico. Como simbologia das palavras gregas “zephyros”, significa o vento oeste e “anthos” significa uma flor que é nativa do hemisfério ocidental.

O Lírio-da-chuva tem características bastante específicas. Suas folhas são afiladas, longas e solitárias, com formato que podem ser grandes ou médias, simples ou dobradas, de acordo com a espécie. Confira a descrição técnica da flor.

Nome Científico: Zephyranthes grandiflora.
Nome popular: Lírio-do-vento, zefirantes, lírio-da-chuva.
Ciclo de vida:
Perenes.
Origem: Américas, nativa da Argentina e do Sul do Brasil.
Altura: Pode atingir cerca de 20 a 30 centímetros de altura.
Folhas: Finas e longas.
Luminosidade: Sol pleno. 

Quais as cores do lírio-da-chuva?

lírio-da-chuva

A versatilidade do Lírio-da-chuva é uma das características que colocam a flor em lindos projetos de paisagismo. Sua elegância e a facilidade em se adaptar em jardins de pedras, vasos e canteiros, tornam o Lírio-da-chuva uma ótima opção paisagística.

Além disso, o assunto é decoração, a sua variedade de cores é encantadora. Confira quais são:

  • Lírio-da-chuva rosa;
  • Lírio-da-chuva branco; 
  • Lírio-da-chuva amarelo; 
  • Lírio-da-chuva lilás.

Lírio-da-chuva: descrição

Com inflorescência formada por folhas verdes, longas e muito finas, o Lírio-da-chuva ou Lírio-do-vento tem flores de seis pétalas com hastes eretas e anteras amarelas que, normalmente, têm entre 4 a 10 cm de altura. 

Floração

Na fase de florescimento, os bulbos descansam durante o inverno, época em que não podem ser molhados, então sua floração longa surge durante a primavera-verão. Além disso, o ciclo de vida é de mais de dois anos, com ótimo desenvolvimento para solos mais úmidos, ricos em matéria orgânica. 

Com cuidados adequados, como por exemplo: boa drenagem e luz do sol de forma direta, sua planta pode ser cultivada de forma saudável em ambientes caseiros, como casas e apartamentos. 

Como cuidar do lírio-da-chuva

Essa espécie até pode se desenvolver em solos com menos água e ficar em ambientes à meia sombra, porém não terão uma floração tão bonita. Ou seja, se quer um lírio com cores vivas e atrativas, é preciso seguir alguns cuidados.

lírio-da-chuva

Por ser adaptável em jardins com pedriscos, vasos e plantadas em grupos, essa planta precisa de substrato e também de esterco curtido. Bem como, um cronograma rotineiro para ser regada. Confira algumas dicas que separamos:

  • Luminosidade: precisa ser em sol pleno e direto; 
  • Água: manter solo úmido, porém sem exagero e sem encharcar; 
  • Clima: o ambiente precisa conciliar em uma temperatura quente e amena; 
  • Poda: não é necessário, só em casos de folhas secas, se desejar. 

Na época de dormência dos bulbos no inverno, não é necessário regar, então pode interromper a ação até a mudança de estação, quando inicia um novo ciclo de floração.

Como cultivar

Para decorar ambientes, o Lírio-da-chuva pode ser plantado em meio a gramados, canteiros, como também cultivada em vasos e jardineiras. Como é uma espécie que não tem histórico de doenças ou de pragas que possam prejudicá-la, a dedicação a essa planta é bastante simples. Se você tem interesse em cultivar essa espécie em casa, confira nossas dicas.

Vaso e plantio

Na fase inicial de cultivo dessa planta, dê preferência para vasos largos e baixos, pois será necessário que o bolbo seja adicionado a cerca de 3 a 5 cm de profundidade quando plantado. Além disso, é preciso que o espaço entre uma e outra de cerca de 15×15 cm. Posteriormente, são de 30 a 40 dias para começar a florescer. Ou seja, nesse período é preciso aplicar algumas ações de cultivo.

Fertilização

lírio-da-chuva

É indicado para otimizar o desenvolvimento dessa planta, aplicar NPK fórmula 04-14-08. Sendo uma colher (sopa) para pequenos vasos e três colheres (sopa)  para vasos grandes. Nunca adicione o produto junto a flor, faça a aplicação do fertilizante sempre ao redor. 

Temperatura

Como mencionamos, a floração vai variar de acordo com o clima da região onde está sendo cultivada. Porém, é comum que as flores apareçam nas estações de primavera, de verão e de outono, comumente depois de um período chuvoso. 

Sendo assim, essa não é uma planta que suporta invernos rigorosos. Então, quando plantados em vasos nestas regiões, crie condições onde a planta fica em clima ameno, protegidos neste período.

Incrível como, essa espécie apresenta tantas curiosidades! Dá até vontade de cultivá-lo, não é mesmo? 

Gostou de saber mais sobre o Lírio-da-chuva, deixe nos comentários os cuidados que você tem com as suas plantas e, faça como a Cobasi, ajude outros fãs de jardinagem.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Paulo Petersen Loreto disse:

    Em minha cidade, Cachoeira do Sul, florescem em vários pontos entre novembro e dezembro Lírio-da- chuva branco e lilás. Em alguns locais cobrem grande área. Encontrei também plantas identicas, exceto na cor, de vermelho vivo, fora da área urbana. Não sei se são de mesma espécie

Deixe o seu comentário