Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio-sangu-salmão: saiba tudo sobre a espécie Scadoxus multiflorus

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
duas flores de lírio-sangu-salmão

Da família Amaryllidceae e originária da África Tropical, o Lírio-sangu-salmão é uma flor encantadora e marcante, que traz consigo a simbologia de ser “a flor que anuncia a chegada do Natal”. Indicada para jardins, essa é uma opção elegante que também pode ser cultivada em canteiros ou vasos. Quer saber mais sobre a espécie? Então, este artigo é pra você. Confira!

Sobre o Lírio-sangu-salmão

Esta é uma planta que floresce no verão e na época do natal, com inflorescência formada por flores pequenas e vermelhas, com folhas largas e onduladas nas pontas. Confira a descrição técnica da flor.

Nome Científico: Scadoxus multiflorus
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado
Origem: África Tropical
Altura: Pode atingir cerca de 40 cm de altura e 25 cm de diâmetro
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Uma curiosidade, essa espécie também é conhecida por outros nomes populares, como: Coroa-imperial, Diadema-real e Estrela-de-natal.

Como cuidar do Lírio-sangu-salmão?

Independente se for para cultivar no seu jardim ou em vasos, essa é uma planta que requer cuidados frequentes para crescer forte e saudável.

Por exemplo, o Scadoxus multiflorus precisa ser frequentemente hidratado. Apesar de ser uma espécie que gosta muito de água, tome cuidado para não encharcar o solo. O mais indicado é criar um cronograma de irrigação periódica, mantendo a planta irrigada, mas sem exagero. 

flor lírio-sangu-salmão em jardim

O Lírio-sangu-salmão não sobrevive a geadas e no outono é comum que perca as folhas, principalmente em regiões onde as temperaturas são mais baixas. Porém, na primavera rebrota e começa o processo de florescimento. Nessa fase, o pendão floral surge e abre completamente próximo ao Natal.

Por isso, é muito importante entender que a floração entra em período de dormência no inverno, ou seja, não é para pausar os cuidados. Pelo contrário, plante um ou mais bulbos e deixe em cultivo protegido até quando notar seu desenvolvimento.

Leve a planta para locais com sol pela manhã, mas sempre evitando o sol forte da tarde. Em outras palavras, atenção com a temperatura a que a flor é exposta. Lembre-se que essa é uma espécie de meia-sombra e de clima ameno. 

Lírio-sangu-salmão: modo de cultivo

Para os fãs de jardinagem que pensam em colorir o seu ambiente, o Lírio-sangu-salmão pode ser cultivado em canteiros ou vasos.. Então, para esse modelo de plantio, listamos algumas dicas importantes. Confira!

Terra e adubo

Para cultivar a estrela-de-natal em vaso, o primeiro passo é ter um substrato rico em matéria orgânica, localizado a meia-sombra, levando em consideração os cuidados com a irrigação.

Nesse caso, a preparação da terra pode ser feita com adubo orgânico, geralmente esterco bovino. Também pode ser utilizado cerca de de 1 kg, composto orgânico de folhas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10. Regue o substrato frequentemente durante o verão.

Bulbos

Como é uma planta que no inverno entra em período de dormência, podemos retirar os bulbos após o final do ciclo e, posteriormente, plantá-los novamente no final da estação ou deixá-los sob a terra. Esse é um processo que colabora para multiplicar a divisão dos bulbos.

Saiba que se você for comprar as mudas dessa planta, elas são comercializadas em forma de bulbos que ainda estão dormentes ou em fase inicial de floração. Portanto, é importante conhecer essa etapa de cultivo. Atenção para não enterrar os bulbos demasiadamente, o ideal é deixar a ponta do bulbo fora da terra. 

lírio-sangu-salmão dentro de um vaso de barro

Conte sempre com auxílio de ferramentas de jardinagem para cultivar adequadamente as suas plantas e montar um jardim saudável e colorido. Queremos saber: gostou de saber mais sobre o Lírio- sangu-salmão e os seus cuidados específicos? Fale um pouco mais sobre a sua experiência e ajude outros fãs de jardinagem.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. José Rodrigues de Lima disse:

    Essa flor me faz lembrar a minha mãe, pois ela presenteou minha esposa um dia com um exemplar dessa linda flor.

  2. Marlene disse:

    Boa noite gostei das informações sobre o lírio sangue salmão tenho dois vasos final de ano ficam lindos.
    Estou estranhando que o vaso que fica na minha área de entrada da casa deu flor em janeiro e fevereiro.
    Já fiz mudas e dei pra minhas amigas.
    Gosto de flores a mãe natureza é linda.
    Tenham um ótimo final de semana e carnaval

  3. Milagres disse:

    Esse fruto que ela dá e comestível

  4. Magda disse:

    Minha Mãe levou uma muda para casa. Já tem bem uns 15 anos… Floresce lindamente em novembro, aqui em BSB.

  5. Selma serafim dos anjos disse:

    Foi muito bom de saber sobre as plantas obrigado

Deixe o seu comentário