Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio tigre: conheça mais sobre essa espécie de flor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio tigre

O Lírio tigre é uma flor da família Liliaceae, encontrada naturalmente na Ásia, mais especificamente na China e no Japão. Um representante perene dos lírios, que tem como características destaques a alta resistência à geada. 

Aliás, essa é uma espécie que apresenta diversas curiosidades para os fãs de jardinagem, além de inúmeros benefícios, inclusive culinários. Então, se você está pensando em cultivar esse lírio asiático, o primeiro passo é saber mais sobre o assunto. É só acompanhar, anotar as dicas e as informações.

Lírio tigre: tudo sobre essa espécie

O Lírio tigre é uma planta bulbosa de espécie botânica Lilium lancifolium e pertence à família do lírio. Como mencionamos, pode ser encontrado na China, Japão e Coreia. Na Ásia, a sua difusão é muito ampla, pois essa flor é cultivada há séculos para o consumo dos seus bulbos.

Devido a sua esterilidade, ou seja, ela não se reproduz, seu status como planta botânica foi questionado. Porém, foi descoberto as características naturais da Lilium lancifolium flaviflorum , lírio asiático amarelo, uma versão fértil da espécie. 

Florida, vigorosas e fácil de crescer, a também chamada de Lilium trigridum splendens, é provavelmente a espécie mais comum nos jardins e em casa. Além disso, disso existem outras variantes da espécie:

  • lírio asiático rosa;
  • Lilium Stargazer – uma versão  híbrida do grupo Orienta.
  • lírio asiático vermelho.

Características do Lírio asiático

O bulbo de Lírio asiático pode atingir 5 cm de diâmetro. Em geral, as flores têm de 5 a 10 de largura e na primavera, o bulbo desenvolve um caule único com muitas folhas lanceoladas, que tem o seu formato semelhante à ponta de uma lança.

O lírio-tigre é uma planta botânica de origem asiática, encontrada na China, Japão e Coreia.
O lírio-tigre é uma planta botânica de origem asiática, encontrada na China, Japão e Coreia.

Antes de chegar na fase final de desenvolvimento, um espigão floral ramificado, o caule do Lírio tigre cresce de 50 a 120 cm, com 5 a 25 flores por bulbos alaranjados, alongados, pontilhados com manchas redondas e escuras.

Por fim, o ciclo de vida do Lilium lancifolium se completa em Agosto-Setembro, quando as hastes secam e o bulbo entra em repouso.

3 curiosidades sobre o Lírio tigre

  1. Um ponto interessante é que o cultivo dessas flores não são apenas para decoração,  os bulbos são utilizados para fins culinários, sendo comidos e usados como temperos. Até por isso, cuidar do Lírio tigre requer cuidados mais detalhados do que qualquer outra espécie. 
  1. O Lírio tigre é bastante resistente e não é muito suscetível a doenças, porém o pode ser portador do mosaico foliar, vírus do gênero Potyvirus, da família Potyviridae, que acomete plantas que se propagam apenas vegetativamente. Nesse caso, o mais indicado é manter a flor afastada das outras espécies de lírios. 
  2. Essa planta também é um dos alimentos preferidos do Besouros lírio-vermelhos (Lilioceris lilii). Então, é fundamental inspecionar frequentemente as plantas para evitar que o inseto inicie o processo de gerar prole.

Cuidados com o Lírio tigre

Para o desenvolvimento e crescimento saudável do Lírio tigre, o segredo está nos cuidados regulares. Por isso, separamos algumas informações fundamentais para quem quer cultivar a flor. Confira!

Na primavera, o bulbo do lírio tigre se desenvolve um caule único e muito rígido.
Na primavera, o bulbo do lírio tigre se desenvolve um caule único e muito rígido.

Clima

Local ensolarado é o clima perfeito para essa flor. Porém, essa espécie não é exigente em relação às condições de cultivo, pois são mais tolerantes à sombra parcial, como também se beneficiam quando protegidos do sol quente da tarde.

Solo

O Lírio tigre é bastante flexível quando o assunto é solo, embora exista uma preferência maior para solos férteis. Então, para garantir uma drenagem completa para os bulbos, pode ser necessário utilizar composto ou húmus.

Também pode ser indicado o uso de turfa, areia ou palha misturados aos canteiros, opções que auxiliam na drenagem e retenção adequada.

Água

A necessidade de água dessa planta é média. Apesar de ser recomendado um cronograma com irrigação consistente, o Lilium lancifolium pode tolerar alguma seca. Nesse contexto, se a flor estiver em ambientes que recebem chuva regularmente, isso deve ser o suficiente. Caso contrário, você provavelmente precisará garantir a rega.

Temperatura e umidade

Na primavera, é quando inicia a fase de crescimento da flor que fica dormente durante o outono e o inverno. A temperatura não deve ser um problema, já que os bulbos podem sobreviver a baixas temperaturas no solo. Em relação à umidade, o Lírio tigre não exige muita umidade para crescer.

Fertilizante

Lilium lancifolium completa o seu ciclo de vida em Agosto-Setembro.
O Lilium lancifolium completa o seu ciclo de vida em Agosto-Setembro.

Essa espécie não precisa de muito fertilizante. Poucas ações com a versão 5-10-5 já colabora para encorajar a floração mais abundante, com uma camada de composto ao redor da base das plantas. Assim, uma ou duas aplicações por ano devem fornecer uma nutrição satisfatória. 

Vasos

Para quem quer plantar o Lírio tigre em vaso, é preciso ter atenção com a escolha do. Uma vez que , a flor pode parar de produzir flores ou até parecer que está morrendo, quando o vaso não tem espaço suficiente para as raízes crescerem. Se esse for o caso, aposte em modelos de vasos maiores.  

Gostou de saber mais sobre essa planta? Lírios sempre proporcionam beleza, elegância e tonalidades incríveis para os fãs de jardinagem. Se você também cultiva essa flor, deixe nos comentários qual a espécie e quais são os seus cuidados. 

Lembre-se, quando precisar de ajuda para cuidar do jardim, conte com a Cobasi e encontre tudo o que é essencial para flores e plantas: ferramentas, vasos, fertilizantes, informação e muito mais! 

Lembre-se, qualquer ajuda cuidar do seu jardim, conte com a Cobasi para encontrar tudo o que é essencial para jardinagem: ferramentas, vasos, fertilizantes, flores e plantas, informação e muito mais.  

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário