Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Luxação em gatos: o que é, quais são os sintomas e como identificar o problema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
luxação em gatos

A luxação em gatos é um problema que pode causar muito sofrimento ao pet. O quadro não é fácil de identificar, uma vez que os felinos costumam esconder a dor.

Por isso, para te ajudar a identificar o problema, o Blog da Cobasi preparou um artigo para você entender o que é luxação em gatos e quais são os procedimentos recomendados para garantir a saúde do bichinho. Boa leitura!

O que é luxação em gatos?

A luxação em gatos é caracterizada pelo deslocamento do osso. A condição também acomete os seres humanos e pode ser classificada como a perda de congruência articular.

Ou seja, em uma explicação mais simples, o problema acontece quando o osso do gatinho sai da posição anatômica natural.

O quadro causa muito incômodo para o animal de estimação e, por isso, o tutor deve consultar um veterinário imediatamente caso desconfie que o pet está sofrendo com a condição.

Quais são as causas da luxação em gatos?

A causa mais comum da luxação em gatos é o trauma por consequência de quedas e acidentes. Os felinos são animais extremamente ativos e têm o hábito de saltar o tempo todo.

É essencial que o tutor fique de olho no gatinho e encontre alternativas para evitar que o animalzinho dê grandes saltos.

Você pode facilitar a vida do seu amiguinho com a escada para gatos, pois assim o pet não precisa pular para subir e descer da cama e do sofá, por exemplo.

Também não permita que o bichinho vá para a rua constantemente, visto que o gato pode aprontar sem você saber.

Cuidados com as patas do gato: como identificar a luxação?

É importante destacar que apenas o veterinário pode confirmar o diagnóstico da luxação em gatos. Se você desconfiar do problema no seu felino, corra e busque a ajuda do especialista!

Caso o animalzinho apresente os sinais abaixo, procure um veterinário imediatamente! Veja os principais sintomas da luxação em gatos:

  • ausência de higiene;
  • inchaço;
  • indiferença;
  • dificuldade para andar.

Como tratar a luxação em gatos?

Existem diversos graus desse quadro. Em casos mais graves, apenas uma cirurgia pode reverter a condição. Por isso, não deixe de ir atrás de um veterinário para evitar que o problema se agrave.

Em situações específicas, o profissional especializado consegue colocar o osso na posição correta por meio da manipulação. Mas somente o veterinário pode recomendar o procedimento mais adequado para seu amiguinho, tá?

Também não tente automedicar o bichinho, viu? Você pode prejudicar ainda mais o quadro do pet. Siga sempre as instruções do veterinário e garanta a saúde do seu felino!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Inar Mesquita Cardoso disse:

    Bom dia tenho um gatinho com o nome de Vani um outro gato machucou ele e tem muita dor perdeu o movimento das pernas mas o meu gatinho eu vejo que ele mexe as pernas levei ele no veterinário fiz raio X me deram Tramadol é Dipirona pra ele demora muito pra ele curar essa luxação pois preciso uma palavra amiga quê ele vai sair dessa choro muito pois eu amo esse gatinho de mais.

Deixe o seu comentário