Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pássaro Mandarim: saiba tudo sobre o Diamante Mandarim

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pássaro Mandarim se banhando

O pássaro Mandarim, também chamado de Diamante-Mandarim é muito popular em todo o mundo. Na língua inglesa, esse Passeriforme é denominado Zebra Finch. Seu nome científico é Taeniopygia guttata e esses pequenos passarinhos são membros da Família Estrildidae.

O seu país de origem é a Austrália, ainda hoje sendo encontrado em grupos na natureza. Sua beleza e graciosidade o fizeram ganhar mundo! O passarinho Mandarim foi introduzido em vários outros países por sua facilidade de criação e adaptação, como Estados Unidos, Portugal e, claro, Brasil.

Características do pássaro Mandarim

Esses pequenos passarinhos atingem o tamanho médio entre 11 e 12 centímetros de comprimento, e podem pesar até 12 gramas. Sua expectativa de vida pode chegar aos 8 anos, sempre variando conforme a qualidade de vida deste animal.

Dono de um pequeno bico em tons de laranja e laranja avermelhado, seu formato fino e pontiagudo é anatomicamente feito para comer sementes. Por isso, o pássaro Mandarim é chamado de granívoro, denominação dada àquelas aves que se alimentam de grãos.

O pássaro Mandarim é uma ave exótica que possui coloração variada para cada parte de seu corpo. O ventre costuma ser mais claro, normalmente na cor branca. O dorso e as asas são de coloração cinza, e as penas da cauda são da cor preto e branco. Tanto o macho quanto a fêmea possuem uma pequena faixa preta abaixo dos olhos, com uma parte branca ao lado, assemelhando-se a uma lágrima.

Mesmo muito parecidos, os Mandarins machos e fêmeas possuem uma diferença nítida. Nos machos, na face existe uma mancha alaranjada ou amarronzada e no corpo algumas penas marrons com pontos brancos. Eles também possuem listras pretas e brancas abaixo do bico, chegando até o peito.

Fora a coloração das penas que varia nesta espécie, é possível diferenciar facilmente o macho da fêmea por suas características morfológicas distintas, ou seja, existe o dimorfismo sexual.

Comportamento do Mandarim

Esta é uma ave extremamente sociável, que apresenta boa convivência com outros Passeriformes e, até certo ponto, mostra boa interação com seres humanos. Os pássaros Mandarins adoram saltar, voar e brincar. É um ótimo pet!

Na natureza vivem geralmente em bandos, onde podem formar casais para vida inteira. Se adaptam muito bem a viveiros e gaiolas, e são indicados para iniciantes pelo fácil manejo.

Apesar de fáceis, seus cuidados devem ser feitos corretamente, oferecendo espaço adequado, alimentação equilibrada e de acordo com as suas necessidades, proteção do frio e higienização frequente. Não cuidar desse passarinho da forma correta pode fragilizá-lo e resultar em doenças.

Como montar uma gaiola para o Mandarim?

Cuidar do ambiente em que o pássaro Mandarim vive é parte fundamental do manejo adequado. Uma boa opção de gaiola para esta espécie é a de madeira, que controla bem a oscilação de temperatura. No entanto, ela tem a desvantagem de ser mais frágil do que as outras. Já a gaiola de metal é mais resistente, mas tem como desvantagem a oscilação de temperatura.

Em ambos os casos, é importante respeitar o espaço de voo da ave. Por isso, a gaiola de Mandarim pode ter a altura padrão, mas o comprimento deve ser o maior possível, chegando a 70 centímetros ou 1 metro de extensão. Além disso, ela deve conter pelo menos dois ou três poleiros.

Além de uma gaiola extensa e com poleiros, o pássaro Mandarimtrambém precisa de uma pequena banheira. Esses pequenos Passeriformes adoram se banhar, então nos dias quentes é recomendável deixar a sua banheirinha com uma fina lâmina de água.

Alimentação do pássaro Mandarim

Como já mencionamos, o pássaro Mandarim é um Passeriforme e sua alimentação se baseia em grãos. Na natureza, esta ave vive sempre próxima às pastagens e aos gramados para ter alimentos sempre frescos e de fácil acesso.

Já em cativeiro, a alimentação do pássaro Mandarim deve ser feita com ração específica para a espécie e a mistura de sementes. Esse mix deve ser rico em painço, alpiste, linhaça, níger, entre outros grãos. Além disso, esses pequenos passarinhos também adoram verduras, como o almeirão e a chicória, legumes, como o jiló, e frutas variadas.

A farinhada deve ser utilizada para complementar a dieta deste animal, principalmente em épocas de maior necessidade energética. São elas o período de reprodução, a trocar as penas e outros motivos de estresse, como mudança brusca na temperatura, mudança de local ou transporte.

Reprodução do pássaro Mandarim

A maturidade sexual destas aves é precoce. Aos três ou quatro meses de vida ela já inicia o ciclo reprodutivo, mas o ideal é que se espere mais quatro a cinco meses para acasalar macho e fêmea. Isto porque eles estarão mais resistentes e prontos para desempenhar todas as funções da reprodução.

O pássaro Mandarim se reproduz durante o ano todo e de maneira fácil. As fêmeas botam de 4 até 8 ovos por postura, que demoram de 12 a 14 dias para eclodirem. Os machos são ótimos parceiros e praticamente confeccionam sozinhos o ninho de Mandarim na natureza.

Para animais na gaiola, o indicado é usar ninhos de madeira fechados ou abertos e côncavos. Em ambos os casos o macho precisa de muito material macio para confeccionar o interior, por isso, não se esqueça de fornecer isso a ele.

Agora você já sabe tudo sobre o pássaro Mandarim e pode dar uma vida de qualidade para ele. Quer saber como cuidar de outras espécies de aves? Confira os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.