Conheça tudo sobre o pássaro Mandarim e como cuidar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
casal de pássaros mandarim no galho
O Mandarim é um passário nativo das florestas australianas

O pássaro Mandarim é uma ave nativa de florestas densas das regiões Norte e Leste da Austrália. Por se adaptar à criação em cativeiro, hoje pode ser encontrada como animal de estimação em países como Brasil, Estados Unidos e Portugal.  

Venha com a gente e conheça tudo sobre o Diamante-mandarim, famoso pela combinação laranja, branca e castanha da plumagem.

Pássaro Mandarim: ficha técnica

Nome científicoTaeniopygia guttata
Nome popularMandarim, Diamante-mandarim, Tentilhão-zebra
EspécieTaeniopygia guttata
GêneroTaeniopygia
Ordem:Passeriformes
Família:Estrildidae

Principais características do pássaro Mandarim

O pássaro-mandarim é uma espécie de pequeno porte, medindo de 11 a 12cm de comprimento e pesando apenas 12g.

Outra característica marcante do animal é o bico fino e pontiagudo, essencial para que ele possa se alimentar de pequenos grãos e sementes.  

As cores do Diamante-mandarim

Entre as principais características do Diamante-mandarim, aquela que chama mais a atenção dos amantes de pássaros é a combinação das cores das penas.

O ventre costuma ser mais claro, normalmente na cor branca. O dorso e as asas, por sua vez, são cinzas, com as penas da cauda apresentando uma mescla entre preto e branco.

Por fim, o pássaro possui uma pequena mancha preta vertical logo abaixo dos olhos que, olhando de longe, se assemelha a uma lágrima.

Como saber se o pássaro-Mandarim é macho ou fêmea?

Por falar nas cores da espécie, ela é um fator que ajuda a distinguir um pássaro-Mandarim é macho de uma fêmea.

Nos machos, há uma alaranjada ou amarronzada próximo ao bico, além de algumas manchinhas brancas e marrons do dorso. Além disso, eles têm listras pretas e brancas entre o bico e o peito.

O comportamento do Mandarim

O mandarim é uma ave bastante sociável que costuma viver em bandos na natureza. Além disso, podem formar casais que duram a vida toda.

Quando criados em cativeiro, se adaptam bem ao viveiro e adoram interagir com seus tutores. Por isso, é fácil vê-lo brincando, pulando e voando pelo ambiente.

Quanto tempo vive um passarinho Mandarim?

A expectativa de vida média de um passarinho Mandarim é de cerca de 8 anos. Essa estimativa varia de acordo com o habitat e dos cuidados do tutor durante a sua criação de cativeiro.

Como cuidar de um passarinho-Mandarim?

pássaro mandarim no galho
Os principais cuidados com a ave são a alimentação e a higiene do viveiro

Cuidar de um passarinho-Mandarim em casa é uma tarefa bastante simples. Assim como qualquer ave de estimação, o tutor precisará escolher o viveiro ideal e ter atenção com a dieta da ave. Confira algumas dicas:

O melhor viveiro para o pássaro

A montagem do viveiro para o Diamante-mandarim deve levar em consideração as características da espécie. Por causa disso, o recomendado é investir em gaiolas de madeira com, pelo menos, 70cm de largura.

Com isso, você permite espaço suficiente para acessórios como poleiros, comedouros, bebedouros e uma pequena banheira. Isso sem falar em garantir que o pet tenha espaço para voar e brincar.  

Cuidados com a alimentação do pássaro Mandarim

A dieta de um pássaro Mandarim deve ser baseada na combinação de rações para aves e mixes de sementes.  

Também é possível enriquecer a alimentação do pet com frutas, legumes e verduras como, por exemplo, almeirão e a chicória, legumes e jiló. Entre as frutas, as opções são: laranja, melancia, manga e kiwi.

Entretanto, antes de adicionar qualquer alimento à rotina do seu pássaro de estimação, consulte um médico-veterinário especializado. Só ele poderá avaliar o impacto de qualquer mudança na dieta.

Atenção com a higiene do viveiro

O animal não costuma fazer muita sujeira na gaiola. Porém, para evitar problemas de saúde, o recomendado é remover o resto de alimentos e fezes de três a quatro vezes por semana.

Enriquecimento ambiental

Por se tratar de um pássaro bastante ativo, o Diamante-mandarim precisa de muita interação com o tutor e investimento em enriquecimento ambiental. Por conta disso, o ideal é não deixar faltar brinquedos e poleiros no interior da gaiola. 

Gostou de conhecer o pássaro Mandarim? Para descobrir mais sobre o incrível universo das aves, continue no Blog da Cobasi.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.